Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Prêmio Congresso em Foco terá ainda mais relevância em ano eleitoral, avaliam parlamentares

O lançamento da 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco reuniu deputados, senadores, jornalistas e representantes de várias entidades da sociedade civil nesta terça-feira (27), no restaurante Loca Como Tu Madre, em Brasília. Considerado um "Oscar da Política" entre os congressistas, os próprios parlamentares reconhecem que, com a proximidade das eleições, a premiação ganha ainda mais relevância, já que poderá servir de indicador da qualidade da atuação legislativa daqueles que postulam a reeleição.

Além disso, os parlamentares ouvidos pelo Congresso em Foco (assista aos vídeos abaixo) ponderaram também sobre os riscos que o descrédito com a política pode trazer para o país. "Nós estamos percebendo que o eleitor está muito decepcionado com a classe política, e essa decepção vai se transformar em voto nulo, em voto em branco e também em abstenção. [...] Essa é a pior coisa para a democracia", avaliou a senadora Ana Amélia (PP-RS).

Anualmente, o prêmio homenageia os parlamentares federais mais bem avaliados pela população, por um júri especializado e pelos jornalistas que cobrem o Congresso. Por sua singularidade, a premiação se transformou em um grande fato político.

Neste ano, após uma consulta pública, algumas mudanças foram implementadas nas regras da premiação. Pela primeira vez, nenhum(a) parlamentar poderá disputar a indicação para mais de uma categoria especial do Prêmio Congresso em Foco, seja na escolha que o público faz em votação pela internet, seja na seleção do júri. Como em anos anteriores, parlamentares que respondem à ação criminal não participam da disputa.

<< Leia o regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2018 na íntegra

Assista abaixo aos depoimentos de congressistas ao Congresso em Foco:

Presente no evento, o senador e pré-candidato à Presidência da República Alvaro Dias (Podemos-PR) ressaltou que o prêmio existe há 11 anos, o que o torna um projeto sólido e importante no estímulo à boa atuação parlamentar. "É evidente que a responsabilidade de representar a sociedade é algo especial, mas quando há uma motivação extra, a nossa atuação certamente se valoriza", afirmou.

Para ele, em tempos de descrédito com a política e com os políticos, iniciativas que possam ressaltar as boas práticas são importantes para separar os bons políticos."Na verdade, as pessoas não acreditam mais nos políticos, nas ações que nós desenvolvemos. Sempre há a suspeição. Os políticos estão com a imagem no chão. Então, quando surge um prêmio como esse, que oportuniza separar o joio do trigo, é essencial para todos nós que queremos atuar com decência, com dignidade, com esforço. É um prêmio fundamental", acrescentou Alvaro.

 

 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) considerou que o prêmio qualifica o que tem de melhor no parlamento. "Eu diria que o Prêmio Congresso em Foco se tornou aqui em Brasília um instrumento indispensável para a democracia", disse.

Já o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) lembrou o momento de descrença da sociedade com o parlamento. "No momento em que a política está tão desacreditada, é o melhor presente que as pessoas que estão na política e levam a política a sério podem receber. A melhor recompensa é o reconhecimento através de um prêmio como esse. É participar, ser indicado, receber o voto dos internautas", salientou.

 

 

A senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou que a sociedade não pode deixar de ir às urnas nas próximas eleições. "Nós estamos percebendo que o eleitor está muito decepcionado com a classe política e essa decepção vai se transformar em voto nulo, em voto em branco e também em abstenção. [...] Essa é a pior coisa para a democracia. Quando um eleitor se afasta, alguém vai ocupar o lugar. Na política não tem lugar vazio. Então vai ocupar exatamente alguém que nós não gostaríamos que estivesse. Com isso, a democracia perde e perde muito", ponderou.

 

 

Também presente ao evento, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) falou sobre as categorias “Redução das Desigualdades Sociais” e “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, nas quais os parlamentares com melhores atuações nesses seguimentos serão premiados. "Na medida em que se luta contra a desigualdade social, a gente tem que combater a corrupção que é um processo de acumulação para poucos, de maneira ilícita, criminosa, daquilo que devia ser melhor distribuído nesse país. Acho muito bom esse prêmio ter o elemento da igualdade social, da corrupção e de todos os esquemas que acabam juntando o aparato", acrescentou.

 

 

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) ressaltou a seriedade e transparência da premiação. "Os critérios que são levados em consideração para que os parlamentares possam ser avaliados são critérios calcados em muita seriedade. Critérios que levam em consideração a questão do idealismo, do espirito público, da ética, do compromisso entre o representante e o representado. Eu não tenho nenhuma dúvida de que, pela seriedade que o trabalho do Prêmio Congresso em Foco apresenta e pelo caráter plural que ele apresenta, ele influencia aqueles e aquelas que são agraciadas com o Prêmio", constatou.

 

 

Para o deputado Lincoln Portela (PR-MG), a credibilidade do site Congresso em Foco torna relevante o prêmio junto à sociedade e aos políticos. "Evidentemente, em ano eleitoral, para aqueles parlamentares que forem contemplados, isso será melhor ainda porque ele trará informações ao seu eleitorado e ao seu estado de que de fato ele está sendo honrado por um órgão de total credibilidade". Sobre as categorias, o parlamentar avaliou que o combate às desigualdades sociais é essencial, assim como o combate a corrupção.

 

 

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) reconheceu a importância da avaliação parlamentar e da divulgação desse processo à sociedade. "O eleitor quanto melhor preparado, melhor poderá escolher o seu representante. O Congresso em Foco faz esse trabalho no Congresso Nacional para dizer quem é que efetivamente merece o voto do eleitor por seguimentos".

 

 

<< Dezenas de parlamentares prestigiam lançamento do Prêmio Congresso em Foco

<< Regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2018

 

Patrocínio

Cervejaria_AMBEV

 

Apoio

Parceria Institucional

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!