Prêmio Congresso em Foco na reta final de votação

A uma semana do encerramento da votação, mais do que nunca, sua participação é decisiva para escolher os melhores parlamentares do ano e abrir caminho para a construção de uma nova forma de fazer política

O primeiro passo é se indignar. Para isso o Congresso brasileiro é farto em produzir material, como mais uma vez demonstrou na semana passada ao preservar o mandato de Natan Donadon. Em episódios como este, e tantos outros minuciosamente acompanhados pelo Congresso em Foco ao longo dos últimos anos, a primeira reação é jogar a toalha. Não tem jeito, pensamos sob o impacto de mais um tapa desferido em nossa cara por uma maioria de congressistas claramente alheia às cobranças da sociedade por mais seriedade e menos cinismo. Não dá pra esperar nada da política e dos políticos brasileiros, chegamos a dizer para os nossos botões.

Passada a reação inicial, logo percebemos que desistir da política é tudo o que não podemos fazer. Que outro meio para encontrar solucões coletivas? E como fazer isso a não ser pela via democrática? E, se não há caminho possível fora da democracia, precisamos reconquistar definitivamente o Parlamento para quem ele de fato pertence, ou deveria pertencer - a sociedade, claro! Um passo fundamental nessa direção é sair da generalidade, arquivar o discurso primário de que todos os políticos são iguais e aprender a distinguir os melhores, dentre os representantes eleitos.

Este o convite que o Prêmio Congresso em Foco faz pelo oitavo ano consecutivo. Estamos agora a uma semana do encerramento da votação na internet que definirá os melhores deputados e senadores de 2013. Quase 178 mil votos já voram validados, em processo criteriosamente monitorado, sob a fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Nesta segunda-feira, divulgaremos o último boletim parcial. Já é conhecida boa parte dos vencedores, pré-selecionados pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Mas a esse grupo irão se incorporar aqueles livremente escolhidos pelo voto da sociedade. O nome deles e a classificação final de todos os premiados serão conhecidos no evento de premiação que será realizado em Brasília, no próximo dia 26, no centro de eventos Unique Palace.

Veja o resultado parcial, segundo o último boletim

Ajude-nos a disseminar esta ideia, que pode contribuir para levar a democracia brasileira para outro patamar. Se você já votou, convida seus amigos, vizinhos e colegas de classe ou do trabalho para também manifestarem suas preferências. Esse é um movimento da sociedade, organizado não para enaltecer ou bajular o status quo político do pais, mas para ajudar a fincar as bases de um novo tipo de política. Trata-se, sobretudo, de responder a uma pergunta singela: com quem, afinal, podemos contar para avançar no Brasil rumo a uma nova forma de fazer política, em que a corrupção, a velhacaria e os abusos sejam progressivamente substituídos pela ficha limpa, pela transparência e pelo compromisso com os cidadãos?

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF, da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da ONG carioca A Voz do Cidadão, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Agência Radioweb.

Outras informações sobre o prêmio

O Legislativo brasileiro não é o que desejamos, mas é o que temos - e elegemos. E sem ele sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor. Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!