Prêmio Congresso em Foco citado no debate de SP

Candidato do Psol à prefeitura paulistana lembra desempenho da bancada na votação entre os jornalistas para rebater crítica feita por pedetista à atuação da bancada, formada por três deputados e um senador

O Prêmio Congresso em Foco foi citado no debate promovido em conjunto pela Rede TV! e a Folha de S. Paulo entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. O deputado estadual Carlos Gianazzi (Psol) mencionou ontem (3) à noite a seleção dos melhores parlamentares do ano ao rebater uma crítica do deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, à atuação da bancada do Psol no Congresso.

“O Psol é pequeno no Congresso Nacional, mas teve a melhor avaliação do Congresso em Foco. O melhor deputado avaliado do Brasil foi o Chico Alencar, nosso deputado do Rio de Janeiro. E o melhor senador da República avaliado pelo Congresso em Foco foi o Randolfe Rodrigues, Paulinho. Então, eu acho que você está com inveja do Psol, porque acho que o seu partido não foi tão bem avaliado assim como o nosso”, declarou Gianazzi.

O candidato fez referência à votação obtida por Chico Alencar e Randolfe Rodrigues na primeira fase de votação. Os dois foram os mais votados na Câmara e no Senado pelos 186 jornalistas que participaram da primeira fase de votação.

Entre aqui para votar no Prêmio Congresso em Foco

Cabe ao internauta definir a ordem de votação dos melhores parlamentares do ano. A votação na internet se estende até o dia 15 de outubro. Neste ano, pela primeira vez, o internauta pode acrescentar um nome, em cada uma das 11 categorias, aos escolhidos pelos jornalistas.  O congressista mais votado em cada categoria vai se juntar aos 50 indicados pelos profissionais de imprensa na lista dos deputados e senadores que serão agraciados em cerimônia no dia 8 de novembro.

“Radicalismo” e “escândalos”

A resposta de Gianazzi a Paulinho foi dada logo após pergunta feita pela jornalista Patrícia Zorzan, da Rede TV!, que questionou se o “radicalismo” das propostas do partido não explicaria por que o candidato aparecia com 1% das intenções de voto  na pesquisa Datafolha.

A discussão entre os dois começou quando o pedetista defendeu o reforço na fiscalização dos serviços na prefeitura para combater a corrupção, a implantação de um sistema de saúde familiar para quem não tem plano médico e a melhora no serviço das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O candidato do Psol disse que o PDT não tinha condições de combater a corrupção por ter se envolvido, nos últimos anos, em “diversos escândalos”.

"Gianazzi, a gente não liga muito para o que vocês falam porque vocês são muito poucos. Se prestar atenção no que vocês falam, a gente perde muito tempo com vocês", criticou Paulinho. "Meu partido tem história, sempre em defesa do direito dos trabalhadores", acrescentou.

O Prêmio

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

A edição deste ano tem, até este momento, o patrocínio da AmBev e da Souza Cruz, o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Arpen Brasil, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Anfip,da Anffa Sindical e da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A iniciativa tem o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!