Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Prêmio chega ao dia decisivo com mais de 1 milhão de votos

Após 59 dias de votação, o internauta tem só hoje (20) para escolher os melhores parlamentares do ano, que receberão o Prêmio Congresso em Foco 2008 no próximo dia 1º, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. Até as 7h30 desta quinta-feira, 1.064.722 votos já haviam sido registrados, ou seja, por enquanto, quatro vezes mais que os 241.750 computados em 2007.

A disputa pelas primeiras colocações segue intensa, sobretudo, na Câmara, onde o cenário ainda é de indefinição. No momento, Fernando Gabeira (PV-RJ) lidera a corrida entre os deputados. Com 57.659 votos, ele aparece à frente de Luciana Genro (Psol-RS), com 54.686, e José Carlos Aleluia (DEM-BA), com 50.476 votos. Gustavo Fruet (PSDB-PR), com 39.949, e Rita Camata (PMDB-ES), com 36.527 votos, completam a lista dos cinco deputados mais votados.

No Senado, a liderança é de Alvaro Dias (PSDB), com 67.051 votos. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que vinha em terceiro até ontem, desponta como segundo colocado, com 37.104 votos. Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que aparecia em segundo lugar, agora é o quinto, com 35.274 votos. À frente dele estão Eduardo Suplicy (PT-SP), com 36.353 votos, e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 35.722.

Simon é o mais lembrado na categoria de parlamentar que mais se destacou este ano no combate à corrupção. Com 69.700 votos, o senador gaúcho é seguido pelo goiano Demóstenes Torres (DEM-GO), com 38.891 votos. Os deputados Gustavo Fruet, com 37.346, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), com 23.628, e Flávio Dino (PCdoB-MA), com 13.203, também estão entre os finalistas.

Mas a ordem de classificação ainda pode mudar, já que o leitor tem até o último minuto de hoje para julgar a atuação dos parlamentares.

Clique aqui para votar 

Acompanhe o resultado parcial da votação em tempo real

Veja o perfil dos finalistas

A cada leitor é permitido votar somente uma vez, escolhendo até cinco senadores e no máximo dez deputados. Já para a eleição do parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção, está autorizada apenas uma escolha. Os votos terão de ser confirmados por meio de link encaminhado automaticamente ao endereço eletrônico informado pelo internauta.

Premiação

Todos os finalistas receberão o Prêmio Congresso em Foco 2008, em cerimônia a ser realizada no dia 1º de dezembro em Brasília. Os 42 finalistas foram pré-selecionados por 204 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Ainda serão homenageados os mais bem avaliados pelos jornalistas: Gustavo Fruet e Cristovam Buarque.

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu, especialmente feito pela artista plástica Suzana Gouveia (leia mais).

Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada Casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem. A cerimônia, a ser realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será embalada pelo som do grupo paulistano Samba de Rainha (leia mais).

Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o apoio da OAB, da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Ambev, do Sindilegis, da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Em sua terceira edição, o prêmio pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes (saiba mais sobre o prêmio). (Edson Sardinha)

Continuar lendo