Prêmio aprofunda debate sobre gestão, diz Anesp

“É preciso discutir a ocupação de cargos na administração pública, mais por habilidade e menos por indicação partidária”, diz Trajano Quinhões

Tema essencial aos governos e à sociedade em geral, a qualidade na gestão pública precisa ser amplamente discutida e incentivada no Brasil. E, por isso, o Prêmio Congresso em Foco ajuda a aprofundar um debate essencial ao país. É o que afirma o presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Trajano Quinhões, ao explicar por que a entidade resolveu patrocinar uma nova categoria do prêmio, que homenageará exatamente os parlamentares que mais se destacam na defesa da gestão pública.

“O cumprimento do papel do governo, o atendimento da sociedade passa pela gestão pública, por profissionais qualificados, atuando de maneira organizada, bem coordenada, planejada, eficiente. Tudo isso é gestão”, explica Trajano. “A premiação de parlamentares é essencial. São parlamentares que estão desenvolvendo esforços e precisam de reconhecimento, incentivados, precisam ser valorizados”, complementa.

Ele ressalta que, ao lançar luz sobre os parlamentares que se destacam no aprimoramento da gestão pública brasileira, o Prêmio Congresso em Foco fará de forma inédita um reconhecimento público sobre o desempenho do Congresso em assunto que Trajano considera crucial à democracia.

O presidente da Anesp também considera fundamental a participação do Parlamento no debate sobre o aprimoramento da gestão pública no país. Segundo ele, enquanto as áreas de controle e jurídica estão mais bem estruturadas, ainda há muito a avançar no Brasil no campo da gestão.

Ele dá como exemplo a necessidade de aprovar a Lei Orgânica da Administração Pública. “É preciso discutir um código de ética para gestores públicos. Discutir a ocupação de cargos na administração pública, mais por habilidade e menos por indicação partidária. Diminuir o livre provimento, sendo as funções mais altas exercidas por servidores de carreira, livres de pressões políticas”, desabafa.

O prêmio

Como ocorre desde a sua primeira edição, em 2006, o Prêmio Congresso em Foco é realizado neste ano em duas etapas. Na primeira fase, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional fizeram uma seleção prévia dos melhores parlamentares de 2013.

Agora, a sociedade está definindo, em votação pela internet, a lista final dos premiados e a classificação de cada um. Os boletins parciais estão sendo divulgados às 17h das segundas, quartas e sextas-feiras. A última parcial será publicada em 2 de setembro, e os resultados finais serão revelados apenas no evento de premiação, em 26 de setembro, no Unique Palace, em Brasília.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF e ainda da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.

 

Página de votação

Saiba mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!