Prêmio: 186 parlamentares já receberam votos

Defensor da PEC 300 e das reivindicações dos policiais, Otoniel Lima, do PRB de São Paulo, desponta como nome mais votado nas indicações espontâneas pela internet

Antes de completar seis dias de votação pela internet (o que ocorrerá às 22h30 de hoje), 46 senadores e 140 deputados federais já foram indicados espontaneamente como destaques do Parlamento neste ano, nas duas categorias gerais do Prêmio Congresso em Foco, “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados".

Nessa votação espontânea, na qual a sociedade pode indicar nomes fora da lista prévia selecionada pelos jornalistas que cobrem o Congresso, os tucanos Alvaro Dias (PR) e Aécio Neves (MG) continuam na disputa pela liderança da categoria “Melhores Senadores”. Quem mais se destaca até agora, porém, é o deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP).

Em meio à grande dispersão de votos que caracteriza as preferências reveladas espontaneamente pela população, Otoniel lidera a relação dos indicados pela internet na categoria “Melhores Deputados” e nas oito categorias especiais que são objeto de premiação. Pelo regulamento, no entanto, só é permitida a premiação em no máximo duas categorias especiais, aquelas em que o parlamentar obtiver o maior número de votos.

Sargento da reserva da PM de São Paulo, 44 anos, atualmente exercendo o primeiro mandato de deputado federal (antes foi deputado estadual e vereador, no munícipio paulista de Limeira), Otoniel é um dos principais defensores no Congresso da PEC 300, que equipara o piso salarial dos policiais militares à menor remuneração paga pela Polícia Militar do Distrito Federal. Também preside a Frente Parlamentar de Apoio à  Reestruturação da Polícia Federal. Sua principal bandeira é a defesa da segurança pública.

Dentre os pré-selecionados pelos jornalistas, Cristovam Buarque (PDT-DF) lidera entre os “Melhores Senadores”. Chico Alencar e Jean Wyllys, ambos do Psol do Rio de Janeiro, disputam voto a voto a liderança da categoria geral "Melhores Deputados".

Veja aqui os resultados

A votação pela internet é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF). O objetivo é assegurar que, mais do que uma grande quantidade de votos, a votação seja feita com absoluta lisura.

Os boletins parciais estão sendo divulgados às 17h das segundas, quartas e sextas-feiras. A última parcial será publicada em 2 de setembro, e os resultados finais serão revelados apenas no evento de premiação, em 26 de setembro, no Unique Palace, em Brasília.

E você, já votou? Se não fez isso ainda, vai lá na página de votação.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF e ainda da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.

 

Saiba mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!