PRB escolhe hoje o seu candidato à Presidência da Câmara

Beto Mansur (SP) e Márcio Marinho (BA) vão travar uma disputa, com voto secreto, para ser o nome da bancada para o lugar de Rodrigo Maia (DEM-RJ)

 

Os 22 deputados do Partido Republicado Brasileiro (PRB) vão escolher nesta quarta-feira (30) o nome da bancada para disputar as eleições internas para a Presidência da Câmara, marcadas para o dia 2 de fevereiro. Uma eleição secreta vai decidir entre o poderoso primeiro-secretário da Casa, Beto Mansur (SP), e Márcio Marinho (BA), um discreto parlamentar que é líder da bancada e está no terceiro mandato.

Leia mais sobre a eleição na Mesa

Há algumas semanas Mansur faz uma espécie de pré-campanha para a Presidência da Câmara.  Como primeiro-secretário da Mesa Diretora, o deputado de cinco mandatos – na Casa desde 1991, com o intervalo de duas legislaturas (1999-2006) – se apresenta como a melhor alternativa do chamado “centrão”, um agrupamento formado por 12 partidos médios, para substituir o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por ter experiência e bom relacionamento com os colegas.

Marinho vai usar o papel de líder para tentar ganhar a pré-disputa. O deputado aposta que tem o apoio da grande maioria da bancada. E garante que quem perder a eleição interna do PRB não disputará o cargo como candidato avulso, ao posto de presidente ou a qualquer outro posto.

O deputado é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Quem ganhar a eleição interna do PRB nesta quarta-feira (30) vai concorrer, ainda, com os candidatos de outros partidos do centrão à Presidência da República.

Além de Marinho e Mansur, o agrupamento partidário articula as campanhas dos líderes do PTB, Jovair Arantes (GO), e do PSD, Rogério Rosso (DF), para o comando da Câmara. Os três partidos, junto com legendas como PR, PP, Solidariedade e PSC, entres outras com bancadas menores, estudam lançar um candidato único ao lugar de Rodrigo Maia.

Mais sobre a eleição da Mesa

Mais sobre crise na base

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!