PPS vai pedir convocação da ANP sobre vazamento de petróleo

Arnaldo Jardim promete protocolar pedido de audiência pública já na segunda-feira (21)

O PPS na Câmara vai pedir esta semana a convocação de representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para prestar esclarecimentos sobre o vazamento de petróleo na bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Há doze dias, um poço de responsabilidade da empresa Chevron derrama óleo no oceano. Pelo menos 650 barris já vazaram. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o acidente ambiental.

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) divulgou nota neste domingo (20) afirmando que vai fazer requerimento amanhã na Comissão de Minas e Energia da Câmara pedindo uma audiência pública sobre o problema. “As informações desencontradas fornecidas pela Chevron e a ANP só elevam o grau de incertezas sobre o que de fato correndo naquele campo de extração de petróleo”, disse ele, de acordo com comunicado à imprensa.

De acordo com Jardim, o vazamento é um alerta para a exploração de petróleo em águas profundas, como a do pré-sal. O deputado é autor de substitutivo de projeto para se usar o dinheiro da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico nos Combustíveis (Cide) a fim de recuperar áreas destruídas por acidentes com petróleo e derivados. Pelo texto, 12% dos recursos da Cide iriam para um fundo ambiental.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!