PPS quer depoimento de dois diretores na CPI da Petrobras

Para líder do partido na Câmara, Rubens Bueno, "as investigações precisam ser ampliadas". "A situação agora se agrava e não se pode deixar de apurar, por isso a necessidade da tomada de depoimentos de mais esses dois ex-diretores", diz o deputado

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), informou que apresentará amanhã (segunda, 22) à CPI Mista da Petrobras dois pedidos de convocação para depoimento de dois ex-diretores da estatal, Nestor Cerveró e Renato Duque. Como foi registrado neste site ontem (sábado, 20), reportagem da Folha de S.Paulo informou que, além do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, duas outras diretorias se prestavam ao esquema de desvio de recursos e pagamento de propina a políticos que Costa relata, em delação premiada: a diretoria de Serviços e Engenharia e a divisão internacional, segundo o próprio Costa.

A diretoria de Serviços era comandada, à época, por Renato Duque, ligado à cúpula do PT durante o governo Lula. Já a divisão internacional era gerida por Nestor Cerveró, indicação de PT e PMDB. De acordo com a reportagem da Folha, quando aceitou fazer a delação premiada, com a qual pode reduzir eventual condenação, Costa avisou a um parente que não cairia sozinho.

"As investigações precisam ser ampliadas. A situação agora se agrava e não se pode deixar de apurar, por isso a necessidade da tomada de depoimentos de mais esses dois ex-diretores", argumenta Rubens Bueno.

Na última semana, Paulo Roberto Costa foi à CPI, mas nada declarou aos parlamentares da comissão. Como o inquérito da Operação Lava-Jato está sob segredo de Justiça, Costa poderia ter jogado por terra o acordo de delação premiada que pode reduzir sua provável condenação por participação no esquema de corrupção na Petrobras.

Esquema mandou R$ 1 bilhão da Petrobras ao exterior

Mais dois diretores operavam corrupção na Petrobras, diz delator

Mais sobre a Operação Lava Jato

Mais sobre Petrobras

Assine a Revista Congresso em Foco


Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!