PPS pede a Cardozo investigação no Ministério da Saúde

Líder do partido na Câmara, Rubens Bueno entregou ao ministro da Justiça documentos sobre suposta fraude envolvendo locação de veículos para programa de saúde indígena. Ministro da Saúde, Arthur Chioro vai à Casa falar sobre o assunto

O PPS quer abertura de inquérito para investigar contratos de aluguel de carros no Ministério da Saúde. O pedido foi protocolado, nesta quinta-feira (12), no Ministério da Justiça. O documento destinado ao ministro José Eduardo Cardozo pede a apuração de contratos da locadora de veículos San Marino com a pasta. A empresa é alvo de investigação pelo Ministério Público Federal por suspeitas de fraude em licitações e superfaturamento em contratos. No ano passado, a locadora recebeu R$ 23 milhões do ministério.

A denúncia é um dos itens que o ministro da Saúde, Arthur Chioro, terá de explicar a parlamentares da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O requerimento convocando Chioro foi aprovado ontem (12), na Câmara. O PPS também pediu auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) nos contratos da pasta.

Reportagem do Jornal de Brasília, publicada no domingo (9), informou que há suspeita de que empresas seriam obrigadas a pagar propina para fechar contrato com o ministério durante a gestão de Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo.

A reportagem foi produzida a partir do relato de um empresário que afirmou ao jornal existir um esquema de com empresas pré-indicadas para vencer pregões e contratos, por meio de licitações da Secretaria Especial de Saúde Indígena. O Congresso em Foco não conseguiu contato com a San Marino.

Além do pedido de investigação, o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), entregou uma série de documentos que, segundo ele, indicam fraudes da empresa em contratos com o governo. “É necessário que a Polícia Federal ouça e confronte todos os envolvidos no caso. Há uma denúncia grave de pagamento de propina. Tudo isso precisa ser averiguado com rigor”.

Leia mais sobre eleições 2014

Outros textos sobre saúde

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!