Por um Congresso melhor

Camilla Shinoda

“É possível e é preciso mostrar que existem parlamentares sérios”, afirma o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Sandro Avelar, ao falar sobre o Prêmio Congresso em Foco 2007.

A entidade é uma das apoiadoras do projeto, que tem o patrocínio da Brasil Telecom e da Petrobras e é apoiado ainda pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Churrascaria Porcão, pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília, pelo Clube do Choro e pelo Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia, entre outras entidades.

Para Sandro Avelar, “o prêmio separa o joio do trigo, destaca quem é bom, criando um novo paradigma" na política brasileira. “Assim, será mais fácil eleger um Congresso mais perto do desejável”, completa ele.

A legitimidade da lista dos 41 parlamentares selecionados para a votação na internet pelos jornalistas que cobrem o Congresso (leia mais) é outro ponto destacado pelo presidente da ADPF: “A relação de deputados e senadores representa bem uma parcela do que há de bom no cenário político brasileiro. Outros bons ficaram de fora, mas isso não diminui a legitimidade da lista em votação”, comenta.

Para participar da escolha dos melhores parlamentares de 2007, clique aqui. Os congressistas mais assíduos também serão homenageados durante a cerimônia de premiação, que será realizada na Porcão de Brasília no próximo dia 26.

Credibilidade

Fundada em 29 de outubro de 1976, a ADPF representa hoje quase 1.700 delegados, possuindo representações regionais em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Ao longo de sua história, a entidade sempre atuou na defesa corporativa dos interesses dos seus associados, o que levou à obtenção de várias conquistas, como a reestruturação administrativa da carreira e melhorias salariais, além de outros benefícios.

Ao mesmo tempo, a ADPF se mobiliza para aprimorar a instituição policial e ajudar a PF a cumprir sua missão com mais eficiência, tendo em vista os interesses mais gerais da nação. Uma eficiência, vale acrescentar, que é atualmente amplamente reconhecida pela população.

Segundo pesquisa divulgada em setembro pela AMB, a Polícia Federal é, no momento, a instituição de maior credibilidade no país. O levantamento, realizado em todos os estados do Brasil pela empresa Opinião Consultoria, demonstrou que 75,5% dos brasileiros confiam na PF. Em compensação, somente 14,6% confiam no Senado Federal e 12,5% têm confiança na Câmara dos Deputados.

É nesse sentido, enfatiza Sandro Avelar, que o Prêmio Congresso em Foco pode contribuir para melhorar a credibilidade do Congresso Nacional. “Mostrar quem são as referências é bom para mudar os paradigmas atuais”, ressalta, manifestando sua esperança de que o prêmio servia como exemplo e estimule os congressistas a agirem no Parlamento de acordo com os interesses e expectativas da maioria da sociedade.

Continuar lendo