Poder na ponta dos dedos

 

O início de um processo de renovação ética e política do país estará ao alcance dos dedos de cada brasileiro neste domingo. Ao digitar os 16 algarismos das cinco escolhas que fará na urna eletrônica, o eleitor dará sua silenciosa resposta a uma campanha eleitoral marcada pela falta de debates e pela divulgação de sucessivos escândalos de corrupção.

As maiores emoções da campanha sempre estão reservadas às duas últimas escolhas a serem feitas nas urnas - governador e presidente da República. Os três primeiros votos, porém, têm muita importância para evitar que se repitam, nos próximos anos, os mensalões e todas as tentativas de compra de apoio para a formação de uma base de sustentação do governo.

Sem melhorar a qualidade dos representantes da população no Parlamento, permanecem altos os riscos de fatos semelhantes voltarem a ocorrer. Por isso, a escolha dos quatro algarismos dos deputados federais, dos cinco algarismos dos deputados estaduais e dos três algarismos dos senadores talvez nunca tenha sido tão importante.

A nova composição da Câmara, especialmente, terá tudo a ver com o sucesso ou o fracasso do próximo governo. Com a definição do tamanho de cada bancada, começa a ser traçada a estratégia de governabilidade. E a estréia da cláusula de barreira deve inviabilizar partidos que não alcançarem o mínimo de 5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados no país, além de pelo menos 2% em nove estados.

Com menos partidos, pode ficar mais fácil negociar a aprovação de medidas importantes no Congresso Nacional. Mas o debate dos grandes temas - como as reformas política, tributária e previdenciária - vai exigir mais do que isso. Para obter os três quintos dos votos de deputados e senadores necessários à aprovação dessas reformas, o novo governo vai ter que montar uma base confiável. Nada que lembre um balcão de negócios às vésperas de cada grande votação.

Os 513 novos deputados serão escolhidos entre 5.365 candidatos que se apresentaram em todo o país. São ainda 12.451 candidatos a deputado estadual e 661 a deputado distrital - aquele que integra a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Para completar a lista, há 227 candidatos a senador, 209 a governador e oito para presidente da República (entre aqui para ver a relação completa).

Se você ainda tem dúvidas sobre o processo de votação, é bom consultar o guia que preparamos (veja aqui). Lá, encontrará explicações sobre questões que vão desde as regras para justificar a impossibilidade de votar até informações a respeito dos trajes que o eleitor pode usar ao comparecer hoje à sua seção eleitoral. Aliás, para checar o local de votação, basta clicar aqui.

Consultas que ainda podem ser feitas

Os quase 126 milhões de brasileiros que vão às urnas para escolher os ocupantes de todos esses cargos provavelmente nunca tiveram tanta informação à sua disposição. Além do horário eleitoral gratuito e das notícias publicadas pelos grandes órgãos de comunicação, vários sites independentes na internet colocaram no ar dados, números e notícias que podem garantir um voto de qualidade.

O Congresso em Foco tem feito o seu papel. Um vasto cardápio de informações a respeito das eleições está aberto à pesquisa. Chamamos atenção, por exemplo, para a lista atualizada de parlamentares federais que responderam ou respondem a processos criminais durante a atual legislatura - nada menos do que 188 deles continuam no exercício do mandato (acesse). Certifique-se de que o seu candidato está fora dessa lista, que está em ordem alfabética, separada entre Câmara e Senado.

Também é possível saber pelo site quais são os deputados e senadores que têm concessões de emissoras de rádio e televisão, prática proibida pela Constituição, segundo denúncia feita à Procuradoria Geral da República.

Cada deputado federal custa, em média, R$ 99 mil para os contribuintes (veja). Quem pretende cobrar resultados por essa quantia pode começar conferindo, aqui no Congresso em Foco, a assiduidade de cada representante na Câmara (entre aqui para ver - arquivo pesado).

Ou verificar quem consta da lista dos parlamentares que, conforme enquete realizada com 20 jornalistas que cobrem o Congresso, se destacam pela sua atuação positiva em Brasília (clique aqui para acessar).

Até hoje, muita gente se orgulhava de dizer que tinha esquecido os nomes dos deputados e dos senadores em quem havia votado nas eleições anteriores. O descaso com o voto para os integrantes do Congresso Nacional teve conseqüências: escândalos que deixaram muita gente cética nestas eleições. Agora, as informações estão aí, para quem pretende ajudar a renovar a política brasileira. Com a ponta dos dedos, nas urnas eletrônicas.

Outras informações disponíveis

Também apresentamos um alentado conjunto de informações sobre a disputa presidencial (veja aqui). Na página, há entrevistas exclusivas com os candidatos a presidente, seus programas de governo, além de várias matérias que permitem dar ao leitor/eleitor uma visão mais ampla do que está em jogo na batalha eleitoral deste ano.

Se você não conhece nossa posição sobre o atual pleito, entre aqui para ver o editorial que publicamos. E compreenderá porque não nos sentimos em condições de recomendar nenhum candidato a presidente a nossos milhares de usuários.

Estão disponíveis ainda as declarações de bens dos candidatos a presidente, governador e senador, com a contabilização do patrimônio comunicado à Justiça eleitoral e várias análises interessantes (entre aqui para ver).

Caso ainda tenha tempo, recomendamos uma visita a outra reportagem, na qual fazemos uma radiografia simples, mas bastante didática, sobre os dez partidos de esquerda (ou que se apresentam como tal) do Brasil. Ali, você encontrará um breve perfil de cada um e descobrirá que, nas eleições deste ano, eles apóiam cinco diferentes candidatos a presidente. Clique para acessar.

Se o tempo for pouco antes, deixa pra fazer isso depois.

Após votar, instale-se novamente no computador e acompanhe on line os resultados oficiais das eleições pelo Congresso em Foco. Montamos um plantão especial para não perder nenhum lance importante deste dia histórico.

Ao longo da apuração, você poderá conferir outros dados que colocamos à sua disposição. Além dos já citados, em nossa seção Eleições 2006, estão reunidas as principais estatísticas relativas ao processo eleitoral; os fatos mais marcantes da campanha, organizados em ordem cronológica; e vários outros dados que merecem a atenção.

Vote bem e até a volta!

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!