PMDB e PT tendem a continuar no domínio do Senado e da Câmara

Correlação de forças no Senado tende a se manter após renovação de 27 das 81 cadeiras. Câmara tende a ficar mais fragmentada

A renovação de um terço das 81 cadeiras do Senado deve manter a correlação de forças dos principais partidos da disputa de 2010 – PMDB deve continuar tendo a maior bancada na Casa, seguido por PT e PSDB, segundo levantamento do jornal O Estado de S. Paulo elaborado a partir das últimas pesquisas de intenção de voto e divulgado neste domingo (6).

De acordo com o levantamento, o PMDB deve eleger entre 15 e 20 senadores; o PT, entre 12 e 16. “Os dois principais partidos de oposição, o PSDB de Aécio Neves e o PSB de Marina Silva, devem ter atuação forte no Senado, qualquer que seja o novo presidente”, diz a reportagem. Os tucanos, segundo o levantamento, devem garantir de dez a 11 cadeiras. E o PSB pode permanecer com quatro integrantes ou chegar a oito.

Em relação à Câmara, o jornal diz que, apesar do sentimento de mudança manifestado nos protestos de junho de 2013 e nas pesquisas de intenção de voto, a expectativa de líderes dos principais partidos representados na Câmara é de que a Casa continue controlada pelas mesmas legendas das últimas legislaturas: PT e PMDB.

De acordo com o jornal, os partidos apostam que o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja um dos protagonistas da próxima legislatura e dispute a presidência da Câmara, qualquer que seja o presidente da República eleito. “Além da força de sua bancada, o PMDB arrasta consigo uma leva de siglas médias e pequenas que fazem aumentar seu poder de barganha com o Executivo”, diz a reportagem.

Número de partidos na Câmara deve passar de 22 para 28. O jornal cita que, segundo o departamento intersindical de assessoria parlamentar (Diap), embora ainda dominantes, PT e PMDB terão que disputar espaço com mais partidos pequenos e a eleição de hoje deve terminar com menos deputados reeleitos, em comparação com as últimas votações.

 

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!