Plínio perde nas urnas, mas faz sucesso na rede

Felipe Aguiar


O candidato do Psol a presidente da República, Plínio de Arruda Sampaio, pode não ter obtido muitos votos. Recebeu apenas 886.816, isto é, 0,87% dos votos válidos no primeiro turno. Mas continua fazendo sucesso na internet.


Ele se tornou a última vítima dos usuários do fórum hardMOB e acabou virando, vejam só, um “meme”.


Definição da Wikipédia para meme: “Uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. O meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma".


O meme inspirado em Plínio usou como matéria-prima uma foto em que o candidato aparecia de punho levantado, durante debate entre os presidenciáveis, numa pose no mínimo engraçada. A imagem foi alvo de várias montagens curiosas.




Plínio aparece fantasiado do Lorde Sith Palpatine (o vilão de Guerra nas Estrelas), pegando um ônibus lotado, dançando com John Travolta, ou até mesmo voando.


Veja algumas imagens na galeria

Veja também o tópico no fórum hardMOB

Confira também a montagem em que a mesma foto foi usada para mostrar Plínio assombrando os consumidores em um supermercado:


Plínio Moonwalker


Em tempo: os fóruns são o berço das maiores avacalhações da internet. São também uma das principais fontes de memes. Um território em que a todo instante frases de efeito, vídeos, fotos e imagens são criadas, descobertas, misturadas e repetidas exaustivamente até nascerem novos memes.

Continuar lendo