Planalto confirma retorno de Juca Ferreira na Cultura

Ele, que volta a comandar a pasta após quatro anos, entra na vaga aberta com a saída de Marta Suplicy em novemnbro. Sociólogo, Juca comanda atualmente a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Após quatro anos, o sociólogo Juca Ferreira voltará a comandar o Ministério da Cultura. Ele foi confirmado nesta terça-feira (30) como o titular da pasta no novo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Ex-secretário-executivo e ministro no governo Lula, Juca atualmente comandava a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Com o anúncio agora chegam a 25 o número de ministros anunciados, faltando outros 14 para encerrar a reforma ministerial.

Natural de Salvador, Juca Ferreira tem sua história ligada à cultura e ao meio ambiente. Filiado ao PV entre os anos 1980 e 1990, ele se elegeu vereador e comandou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente na capital baiana. Na sua última legislatura, foi convidado pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, para ser o secretário-executivo da pasta. Ficou no cargo até 2008, até ser indicado por Lula para assumir o ministério com a saída de Gil.

Mesmo com um movimento de artistas e pessoas ligadas à cultura pedindo a permanência no cargo, ele acabou saindo do governo. Dilma indicou Ana de Hollanda e depois a senadora Marta Suplicy (PT-SP). Marta renunciou à posição em 11 de novembro, abrindo a possibilidade de Juca retornar. Desde então, a Cultura era comandada por uma interina, Ana Cristina da Cunha Wanzeler. Nas eleições de outubro, foi responsável por reaproximar a presidenta do setor, sendo seu principal interlocutor com a classe artística.

Mais sobre a reforma ministerial

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!