PGR denuncia deputado por envolvimento no petrolão

Além da denúncia contra Aníbal Gomes, Janot determinou arquivamento de um dos inquéritos contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, por falta de provas

O deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) – licenciado do mandato parlamentar desde 28 de abril para tratamento de saúde – foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (16), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Agora, o parlamentar responderá ao Inquérito 3984 pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Foi incluído na denúncia o engenheiro civil Luís Carlos Batista Sá, um dos assessores do peemedebista. Além da denúncia contra o deputado, Janot determinou o arquivamento de um dos inquéritos contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por falta de provas. Um dos principais nomes do PMDB sob investigação na Operação Lava Jato, Renan ainda é alvo de outros 11 procedimentos investigatórios.

De acordo com a denúncia protocolada contra Aníbal, ficou constatado que o deputado prometeu o pagamento indevido no valor de R$ 800 mil ao então diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Informações do Ministério Público (MP) mostram que o intuito era "permitir e facilitar a celebração de acordo entre a Petrobras e empresas de praticagem atuantes da Zona de Portuária 16".

Luís Carlos Batista Sá é acusado de receber a vantagem indevida destinada ao deputado do PMDB. As investigações o apontam como figura central para a lavagem de dinheiro em benefício próprio e do parlamentar.

O MP destaca ainda que Janot pediu a decretação da perda da função pública de Aníbal Gomes. Os argumentos são a violação dos deveres do congressista para com o Estado e a sociedade. Também foi necessário o pedido de desmembramento do inquérito já que outros envolvidos na investigação não têm prerrogativa de foro. As condutas deles serão analisadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Mais sobre crise brasileira

Mais sobre Operação Lava Jato



Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!