Petroleiros chamam Serra de ‘entreguista’; assista ao vídeo

Categoria protesta contra projeto do senador que acaba com a participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal. Para a classe, tucano quer submeter petrolífera ao capital estrangeiro. Assista ao vídeo

O senador José Serra (PSDB-SP) foi hostilizado nesta quarta-feira (12) por petroleiros revoltados com a apresentação do Projeto de Lei 131/2015, que acaba com a participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal. Para a categoria, que foi ao Senado protestar contra Serra, autor da proposição, a desobrigação de investimentos por parte da petrolífera abre espaço para o capital externo – em processo que se assemelharia, segundo os petroleiros, à privatização de projetos do pré-sal.

“Entreguista! Entreguista!”, bradaram os petroleiros (veja no vídeo abaixo), representados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).

 

Serra discorda da acusação, e diz que não está a defender interesses de grandes corporações estrangeiras, em detrimento das empresas brasileiras. Para o tucano, as críticas à proposição são um misto de “bobagens” e “desconhecimento”. “De jeito algum. [O projeto] apenas tira a obrigatoriedade da Petrobras de estar presente em tudo e pagar 30% de tudo. Mas, se ela quiser, pode pegar qualquer leilão para ela”, disse ao Congresso em Foco.

Mais cedo, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) foi designado relator da comissão especial criada para examinar o projeto. Polêmica, a matéria já chegou a ser levada a plenário, mas divergências de diversos senadores provocaram sua retirada de pauta para nova rodada de discussões.

Mesmo a composição do colegiado já é motivo de controvérsia. Representante de um estado recordista em produção de petróleo, Lindbergh Farias (PT-RJ) protestou contra a escolha de Ferraço para relatar os trabalhos e a exclusão de petistas dos postos de comando.

“Não vamos aceitar dessa forma. Vocês vão fazer uma comissão só de um lado. Essa posição aqui é para nos humilhar, é para não ter debate. Vamos nos retirar dessa comissão e, talvez, montar uma comissão paralela. Querer interferir nas nossas indicações? Se quiserem retomar o diálogo com a gente, nós estamos abertos”, protestou o petista.

Colaborou Gabriela Salcedo.

Senadores vão atacar projeto de Serra sobre pré-sal

Renan quer votar projeto de Serra sobre ações da Petrobras no pré-sal

Mais sobre Petrobras

Mais sobre pré-sal

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!