Perfil de prefeitos eleitos difere da média da população

Homem, branco, com idade média de 48 anos, formação universitária e filiado a partido político de centro ou centro-direita. Esse é o breve perfil dos prefeitos eleitos em primeiro turno nesse domingo

Homem, branco, com idade média de 48 anos, formação universitária e filiado a partido político de centro ou centro-direita. Esse é o breve perfil dos prefeitos eleitos em primeiro turno nesse domingo (2). De acordo com levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo, 3.872 candidatos eleitos (70,2%) se autodeclararam brancos. Outros 1.511 (27,4%) afirmaram ser pardos. Apenas 92 informaram à Justiça eleitoral ser pretos (1,66%). Seis disseram ter origem indígena (0,1%) e 28 (0,5%), amarelos. Esta é a primeira vez que os candidatos municipais tiveram de informar sua etnia.

A pesquisa também mostra que o índice de escolaridade é bem superior à média da sociedade brasileira. Entre os prefeitos eleitos, 52,2% (2.878) completaram o ensino superior; 26% (1.432) terminaram o ensino médio; 6,5% (361) concluíram apenas o ensino fundamental e 0,7% (39) declararam que sabem apenas ler e escrever.

A idade mínima para se candidatar a prefeito é de 21 anos. Só dois candidatos conseguiram se eleger com a idade mínima: Pedro Henrique Machado, em Alto Alegre (PR), e Leonardo Caldas Lima, em Milagres do Maranhão (MA). Já o mais velho, Professor Josibias Cavalcanti, foi eleito com 88 anos para comandar o município de Catende (PE).

O Partido da Mulher Brasileira foi o único que elegeu mais mulheres que homens para as prefeituras neste domingo (2). Apesar das críticas sobre o grande número dos homens criadores da legenda, o PMB conquistou três municípios no primeiro turno. Enquanto dois serão geridos por mulheres, um terá um representando homem.

De acordo com do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidatas conquistaram apenas 637 (11,6%) das 5.506 prefeituras já definidas. O resultado representa uma queda em relação à disputa passada. Em 2012, 664 mulheres (12,03%) saíram vitoriosas no primeiro turno.

Os dados finais da eleição só devem ser divulgados pelo TSE na próxima quinta-feira.

Leia a íntegra do levantamento feito pela Folha

Mais sobre Eleições 2016

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!