Paulistas e petistas dominam relação de finalistas do Prêmio

Fábio Góis

 

O PT é o partido que teve mais parlamentares finalistas nas três edições do Prêmio Congresso em Foco, de acordo com a pré-seleção dos jornalistas que cobrem as atividades do Legislativo, submetida, posteriormente, ao crivo dos internautas. Ao todo, a legenda teve 19 de seus congressistas entre os mais bem vistos pelos profissionais da notícia desde 2006, quando foi instituída a premiação. Em seguida aparece o PMDB, com 11 nomes. DEM e PSDB despontam empatados na terceira colocação, com oito representantes.

 

Os 73 parlamentares finalistas em, pelo menos, uma das edições representam dez partidos e 20 unidades federativas. Além de PT, PMDB, DEM e PSDB, também tiveram representantes nas três finalíssimas o PSB e o PDT, com seis nomes cada, o Psol e o PPS, com cinco, o PCdoB, com quatro, e o PV, com um.

 

Apesar de ter se destacado apenas pela presença do deputado Fernando Gabeira (RJ), o PV acumula duas vitórias na votação da internet - este ano e em 2006. No ano passado, Gabeira foi o terceiro mais votado. Com o senador Alvaro Dias (PR), o PSDB também ficou com a primeira colocação duas vezes. Cristovam Buarque (PDT-DF) e José Carlos Aleluia (DEM-BA) foram os mais votados em 2007.

 

Com 12 representantes entre os 73 finalistas das três edições, a bancada de São Paulo é a mais numerosa. Depois dela aparecem a do Rio Grande do Sul, com dez nomes, e a de Pernambuco, com seis parlamentares.

 

A lista dos que avançaram à finalíssima desde que o prêmio foi instituído é composta ainda por representantes das seguintes unidades federativas: Paraná (5), Bahia (4) e Distrito Federal (4); Santa Catarina (3), Ceará (3) e Amazonas (3), Acre (3), Espírito Santo (2), Minas Gerais (2), Mato Grosso do Sul (2), Rio Grande do Norte (2) e Alagoas (2), Pará (1), Maranhão (1), Amapá (1) e Goiás (1).  

 

Desde 2006, apenas 73 (12,3%) dos 594 parlamentares foram finalistas, em alguma delas, na pré-seleção a cargo dos jornalistas. Mas só um seleto grupo 14 (2,35%) de congressistas figurou, nas três edições, entre os mais bem vistos pelos profissionais da mídia (leia mais).

 

2008

 

Entre os 42 finalistas deste ano, há oito mulheres, um aumento relativamente significativo em comparação com as cinco classificadas no ano passado. As deputadas Maria do Rosário (PT-RS), Luciana Genro (Psol-RS), Luiza Erundina (PSB-SP), Rita Camata (PMDB-ES) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e as senadoras Marina Silva (PT-AC), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Ideli Salvatti (PT-SC) compõem a bancada feminina.

 

Já entre os partidos, o do presidente Lula é o que reúne, também este ano, o maior número de representantes, entre deputados e senadores. São 14 petistas. Os demais selecionados se dividem da seguinte forma: PMDB (6); PSB (4); PDT (4); Psol (3); PCdoB (3); PSDB (3); PPS (2); DEM (2); e PV (1).

 

Das 27 unidades da Federação, 15 têm ao menos um deputado ou senador na lista de 2008. Dono da maior bancada no Congresso, São Paulo tem também o maior número de finalistas: sete, ao todo. Rio Grande do Sul (6); Paraná (4); Rio de Janeiro (4); Amazonas (3); Pernambuco (3); Acre (2); Bahia (2); Ceará (2); Distrito Federal (2); Espírito Santo (2); Santa Catarina (2); Goiás (1); Maranhão (1); e Rio Grande do Norte (1) aparecem na seqüência.

 

A premiação

Todos os 42 finalistas deste ano serão homenageados, em cerimônia a ser realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A solenidade da terceira edição do Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!