Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Parlamentares recebem Prêmio Congresso em Foco

Ricardo Taffner e Diego Moraes

O Congresso em Foco premiou, nesta terça-feira (19), os três deputados federais e três senadores mais atuantes no Congresso Nacional escolhidos por meio de votação popular. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara, com a presença dos parlamentares, representantes de entidades de classe e convidados.

O site também homenageou os 40 parlamentares pré-selecionados por 20 jornalistas de diversos veículos de comunicação. A disputa pelo Prêmio Congresso em Foco contou com o registro de 5,3 milhões de votos de internautas do Brasil e de outros países como destacou o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

“A votação é motivo de muita responsabilidade, principalmente por ter sido aberta. As pessoas votavam e me mandavam e-mail para me comunicar. Recebi mensagens de pessoas da Argentina, Itália, Japão”, afirmou Fruet, segundo colocado.

Cada um dos seis parlamentares recebeu troféus produzidos pela artista plástica Suzana Gouveia. Foram premiados os senadores Alvaro Dias (1º), Eduardo Suplicy (2º) e Jefferson Péres (3º), e os deputados Fernando Gabeira (1º), Gustavo Fruet (2º) e José Eduardo Cardoso (3º). O deputado Paulo Afonso (PMDB-SC) também foi homenageado como o mais assíduo na Câmara.

A iniciativa foi elogiada por todos parlamentares, uma vez que visa distinguir a atuação de cada político durante a legislatura. Apesar de precisar se ausentar antes de receber o troféu, o senador Jefferson Peres mostrou seu apreço pelo prêmio: “Já recebi muita homenagem, mas esta foi a que mais me gratificou porque contou com a participação da população”.

Premiação

Após receber o prêmio de senador mais atuante da República, Alvaro Dias (PSDB-PR) parabenizou a imprensa pela cobertura do Congresso. Em seguida, ele afirmou que o Prêmio Congresso em Foco é fundamental para evitar a generalização, por baixo, dos parlamentares. “O principal é o trabalho contra a generalização. Separar o joio do trigo é fundamental.”

Por fim, afirmou que a iniciativa do Prêmio Congresso em Foco é fundamental para auxiliar a valorizar a imagem do parlamento. “Mais do que um prêmio, é uma convocação de responsabilidade”, declarou.

O senador também criticou o aumento dos salários de deputados e senadores mas afirmou que na próxima legislatura o debate deve mudar de foco. “Discutimos quanto devemos ganhar, quando deveríamos discutir quantos deveríamos ser”, avaliou. O tucano defendeu a redução do número de vagas como forma de moralizar o Legislativo.

Reajuste

O aumento nos salários dos parlamentares foi o tema mais evocado nos discursos dos premiados. Considerado pelos internautas como o deputado mais atuante em 2006, Fernando Gabeira (PV-RJ) comemorou a derrubada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do aumento de 91% concedido pelas mesas diretoras da Câmara e do Senado aos parlamentares. “Estamos satisfeitos não só com o prêmio, mas por evitar que a insensatez dominasse esse Congresso”, disse após receber o troféu de ouro pela primeira colocação.

O petista Eduardo Suplicy (SP), que ficou em segundo lugar na votação, afirmou que o prêmio motiva a busca pela ética na atuação parlamentar. “Vamos com esse estímulo procurar a continuidade da nossa batalha pela ética na política”, declarou. Além do troféu de prata, o senador representou também o colega Pedro Simon (PMDB-RS), que recebeu uma homenagem por ter ficado na quarta colocação.

Em discurso enfático, o tucano Gustavo Fruet (PR), segundo colocado na disputa entre os deputados, afirmou que o Prêmio Congresso em Foco leva à reflexão do papel do parlamento na sociedade. Com duras críticas ao aumento de 91% no vencimento dos parlamentares, ele ressaltou que o Congresso precisa se aproximar da sociedade.

“É preciso rever esta decisão que coloca de frente a ação do parlamento e os interesses da sociedade”, avaliou. O parlamentar elogiou a iniciativa do prêmio e disse que a iniciativa é fundamental para mostrar à sociedade que o parlamento pode se alinhar à vontade dos eleitores. “Ao cumprimentar essa iniciativa, sinto que é um momento de reflexão. É grave quando o parlamento perde espaço pelo enfraquecimento e a falta de credibilidade.”

Bom humor
 
Em seguida, em tom de brincadeira, disse que o Prêmio Congresso em Foco vai fazer com que deputados e senadores primem pela ética na próxima legislatura. “A minha mãe já disse: ‘ai meu filho, se você não estiver na próxima edição’. Agora temos o nosso desafio de um Congresso em Foco de forma positiva em 2007”, declarou.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), terceiro colocado na votação da Câmara, ressaltou que o Prêmio Congresso em Foco reforça a importância do parlamento num momento em que o Legislativo perde espaço na sociedade. “Mais do que nunca a sociedade brasileira precisa ter atuação ativa nesse momento. Iniciativas como essa são fundamentais para que o parlamento se motive a cumprir seu papel constitucional”, afirmou, após receber seu troféu de bronze.

Continuar lendo