Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Parlamentares recebem hoje o Prêmio Congresso em Foco

Edson Sardinha*

 

Depois de consultar jornalistas que cobrem as atividades do Legislativo, registrar 1,2 milhão de votos durante 60 dias de votação na internet e acompanhar uma emocionante disputa pelas primeiras colocações, este site entrega hoje (1º) aos melhores parlamentares do ano o Prêmio Congresso em Foco 2008.

 

A cerimônia, que será apresentada pelos jornalistas Cristina Serra e Heraldo Pereira, ambos da TV Globo, está marcada para as 20h30, no auditório da sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. Logo em seguida, o som bem brasileiro do grupo paulistano Samba de Rainha e do brasiliense DJ Barata marcará o ritmo da festa.

 

Com novas categorias de premiação, novos parceiros e aumento do número de votos, a terceira edição do Prêmio chega ao final sem mudar, porém, seu objetivo, que é estimular os brasileiros a analisarem o desempenho dos parlamentares e a prestarem mais atenção no que se passa no Legislativo.

 

Serão homenageados todos os 42 finalistas, escolhidos por 204 profissionais de imprensa credenciados no Congresso (leia mais). Entre as novidades deste ano, está a entrega de uma placa ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e ao deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) por terem sido apontados pelos jornalistas como os parlamentares que mais bem representaram a população no Legislativo em 2008.  

 

Também pela primeira vez será premiado o congressista que mais se destacou na promoção da Justiça e no combate à corrupção, na avaliação do internauta. Nesse caso, o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

 

Premiação

 

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu, em nova versão especialmente feita pela artista plástica Suzana Gouveia (leia mais). Os mais votados este ano foram, em ordem decrescente, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon e Eduardo Suplicy (PT-SP) e os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (Psol-RS) e José Carlos Aleluia (DEM-BA).

 

De acordo com Suzana, o novo troféu (veja foto acima) enfatiza o papel de fiscalização que a sociedade deve exercer sobre o trabalho dos parlamentares. A obra de arte é composta de uma base de granito para sustentar uma escultura de bronze e alumínio. Após o desenho do projeto, ela esculpiu um protótipo em cera. O trabalho foi finalizado em uma fundição artística.

 

Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada Casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem. São eles os deputados: Rita Camata (PMDB-ES), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Ivan Valente (Psol-SP), Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), Henrique Fontana (PT-RS), Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Miro Teixeira (PDT-RJ). E os senadores: Cristovam Buarque, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Renato Casagrande (PSB-ES), Paulo Paim (PT-RS) e Marina Silva (PT-AC). Décimo mais votado no Senado, Jéfferson Péres (PDT-AM), que morreu em abril deste ano, será representado por sua mulher, Marlídice Péres. 

 

Todos os demais parlamentares submetidos à votação na internet, ou seja, que passaram pelo "pente fino" dos jornalistas que cobrem o Congresso, receberão diplomas.

 

São eles os senadores: Patrícia Saboya (PDT-CE), Demóstenes Torres (DEM-GO), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Ideli Salvatti (PT-SC), Tião Viana (PT-AC) e Aloizio Mercadante (PT-SP

Continuar lendo