Parlamentares intensificam campanha por prêmio

Deputados, senadores e partidos políticos gravam vídeos e se mobilizam nas redes sociais em busca de apoio para o Prêmio Congresso em Foco. Votação se encerra neste domingo

Luma Poletti

Faltando apenas dois dias para o encerramento da votação do Prêmio Congresso em Foco 2015, partidos e candidatos se movimentam e intensificam a campanha nas redes sociais em busca de votos. Parlamentares da base aliada e da oposição, experientes e novatos, todos querem ser reconhecidos entre os melhores congressistas do ano. A votação termina no próximo domingo (20).

Vote agora no Prêmio Congresso em Foco

A assessoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), por exemplo, produziu e publicou um vídeo (tutorial) no Youtube em que “ensina” o eleitor a votar no tucano, já premiado em edições anteriores. “O senador Alvaro Dias concorre em diversas categorias e agradece o apoio de todos e confiança em seu trabalho”, encerra o narrador.

Algumas páginas de partidos políticos também têm feito campanha diretamente para os seus parlamentares. O PRB do Rio de Janeiro publicou em sua página no Facebook um vídeo do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). "Gostaria de pedir a vocês que conversem com seus amigos, com seus familiares, com seus conhecidos, para que também entrem no site e votem Marcelo Crivella", diz o parlamentar. O PSB do Distrito Federal também recomendou voto no Twitter: "Vote nos parlamentares do PSB no Prêmio Congresso em Foco 2015! Participe!"

Comemoração

O PSC destacou em sua página a liderança do deputado Eduardo Bolsonaro (SP) na última parcial da votação. "Bolsonaro, que estava em quarto lugar na primeira parcial da pesquisa, agora aparece em primeiro, com 13 mil votos", informa a página do partido. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que aparecia à frente no Senado, no último boletim divulgado, também destacou o prêmio em seu site pessoal.

Apesar de a segunda parcial do prêmio indicar a liderança de parlamentares pró-impeachment, como Bolsonaro e Caiado, o PT repercutiu em sua conta no Twitter o resultado da votação dos jornalistas, que entre os dias 8 e 10 de setembro votaram nos deputados e senadores que, segundo eles, melhor representam a população no Congresso. "Petistas estão entre os parlamentares mais atuantes na avaliação de jornalistas". Dois senadores e dois deputados petistas estão entre os dez mais votados nas categorias senadores e deputados mais bem avaliados pelos jornalistas.

Entre eles, o senador Paulo Paim (RS), que divulgou a notícia em sua conta no twitter: "Prêmio Congresso em Foco 2015 #FicaDica Estou entre os dez senadores mais bem avaliados pelos jornalistas". Também entre os dez mais destacados na Câmara, na votação dos jornalistas, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) gravou uma mensagem para os seus eleitores, lembrando que já foi premiado em edições anteriores. “Posso contar de novo com sua ajuda? Com o seu apoio, a nossa luta aqui na Câmara fica mais forte”, diz o petista.

O senador João Capiberibe (PSB-AP) também repercutiu sua 16º colocação entre os jornalistas e destacou seu trabalho de combate à corrupção como chamariz para a votação na internet: "Se você avalia que o trabalho do senador Capiberibe de combate à corrupção através da transparência das contas públicas merece ser premiado, vote nele!".

A votação dos jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional se deu por meio de urnas itinerantes, com acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Os cinco parlamentares mais votados serão premiados em cada Casa.

Twitter

Parlamentares já premiados em outras edições também continuam firmes na campanha. O deputado Ivan Valente (Psol-SP) e os senadores Romário (PSB-RJ) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP) convocaram seus seguidores no Twitter a votarem na premiação. "A votação vai até domingo, ainda dá tempo", diz o perfil da assessoria de Randolfe.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) publicou vídeos com depoimentos de artistas destacando sua atuação parlamentar e recomendando voto na parlamentar, conhecida por sua atuação na área cultural.

No Twitter, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) mandou recado aos seus seguidores: "Participe da votação do Prêmio Congresso em Foco e fortaleça este mandato popular". A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), Paulo Foletto (PSB-ES) e Celso Russomanno (PRB-SP) também fizeram o convite na rede social para que seus seguidores participem do prêmio.

Prêmio

A votação no Prêmio Congresso em Foco começou no dia 20 de agosto e termina no próximo domingo. Clique aqui para votar. Lembrando que, como de costume, as regras do prêmio determinam que só podem ser eleitos os parlamentares que não respondem a ações penais ou inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O resultado da votação será anunciado na cerimônia de premiação, no dia 8 de outubro, em Brasília. Serão premiados os dez senadores e os 20 deputados mais votados, nas categorias gerais (Melhores senadores do ano e Melhores deputados do ano) e os cinco parlamentares mais votados em cada uma das cinco categorias especiais: ”Parlamentares de Futuro”, “Defesa da Agropecuária”, “Cidadania e Justiça Social”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado” e “Profissionalização da Gestão Pública”. Além disso, serão homenageados os parlamentares mais votados nas categorias “Senadores e Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e  Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape). O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas

Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!