Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas

Reguffe, Manuela D'Ávila, Jean Wyllys, Randolfe Rodrigues e Lindberg Farias concorrem ao prêmio na categoria de melhor congressista com menos de 45 anos

Eleito com 19% dos votos válidos para a Câmara, o deputado José Antonio Reguffe (PDT-DF) faz sua estreia na Câmara com a maior votação proporcional entre todos os seus colegas. A popularidade conquistada por ele nas ruas no ano passado agora se reflete no Prêmio Congresso em Foco 2011. Prestes a completar 39 anos, Reguffe é o congressista com menos de 45 anos que mais se destacou este ano, na avaliação de jornalistas que cobrem o Parlamento.

Com 93 votos, ele foi o mais lembrado pelos profissionais de imprensa na categoria “Parlamentar de futuro”, concedido pelo Congresso em Foco em parceria com a Ambev, uma das novidades da edição deste ano. Os cinco parlamentares mais votados pelos jornalistas serão submetidos à análise do internauta, a quem caberá definir a ordem final de classificação, a partir da próxima segunda-feira (22).

Veja a relação dos cinco parlamentares com menos de 45 anos mais votados:

Reguffe  (PDT-DF), 38 anos
Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), 30 anos
Jean Wyllys (Psol-RJ), 37 anos
Randolfe Rodrigues (Psol-AP), 38 anos
Lindberg Farias (PT-RJ), 41 anos

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Estreantes se destacaram no Senado

Conheça um pouco mais dos jovens parlamentares escolhidos:

Reguffe
Embora faça parte de um partido da base governista, Reguffe mantém na Câmara um discurso de independência em relação ao governo e de combate ao desperdício de dinheiro público, a começar pelas benesses atreladas ao mandato parlamentar. Ele abriu mão, por exemplo, de receber os benefícios da chamada cota para o exercício da atividade parlamentar, que inclui pagamento de despesas de transporte, alimentação e hospedagem, entre outras coisas.

Manuela
Depois de Reguffe, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) foi a mais destacada pelos jornalistas. Em seu quinto ano na Câmara, Manuela é uma veterana no Prêmio Congresso em Foco. Chegou a ganhar o prêmio principal, na votação dos internautas, em 2009. Com 30 anos recém-completados, ela é pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre e tem forte presença no meio estudantil e nas discussões sobre juventude.

Jean Willys
O terceiro deputado com menos de 45 anos mais lembrado pelos jornalistas é baiano, mas representa o Rio de Janeiro. Em sua primeira experiência na política, Jean Wyllys (Psol), 37 anos, é o primeiro parlamentar homossexual a empunhar a bandeira do movimento gay. No primeiro semestre deste ano, Jean comprou briga com as bancadas religiosas no Congresso ao se contrapor à tentativa de derrubada da inclusão de parceiros homossexuais como dependentes para fins de dedução fiscal no Imposto de Renda. Ele também pressiona pelo casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Randolfe
Aos 38 anos, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) estreou no Congresso em fevereiro concorrendo à presidência do Senado contra o mais veterano dos parlamentares, José Sarney (PMDB-AP). Obteve oito votos, contra 70 do peemedebista. Sua candidatura de protesto foi marcada por um discurso contundente e de contraponto ao continuísmo. “Esta Casa precisa dizer não aos excessos administrativos”, discursou Randolfe logo em sua primeira aparição em plenário. No final do primeiro semestre, propôs a criação da CPI que apura denúncias de irregularidades na arrecadação e distribuição de recursos de direitos autorais, a CPI do Ecad, presidida por ele.

Lindberg
Líder do movimento dos “caras-pintadas”, que tomou as ruas em 1992 pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor, Lindberg Farias (PT-RJ) divide espaço hoje com o antigo desafeto, agora também senador. Aos 41 anos, em seu primeiro mandato no Senado, Lindberg não é um estreante no Congresso. Antes de assumir a prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), seu último cargo público, foi deputado por dois mandatos. No Senado, tem se destacado na defesa dos direitos de crianças e adultos com síndrome de Down. Recebeu 39 votos na primeira fase do prêmio.

Além de serem os “parlamentares de futuro”, no entendimento dos jornalistas, Reguffe, Manuela, Jean, Randolfe e Lindberg têm algo mais em comum. Os cinco são também finalistas das principais categorias da premiação: a dos melhores deputados e a dos melhores senadores.

Nova categoria

A premiação dos parlamentares com menos de 45 anos que mais se destacaram no mandato este ano tem o apoio da Ambev. Na Câmara, parlamentares nessa faixa etária correspondem a mais de 20% do total de 513 deputados existentes. No Senado, para o qual só podem se candidatar brasileiros com pelo menos 35 anos de idade, o percentual é bem menor, fica na casa dos 6%. Em números brutos, eles são 121 deputados e cinco senadores, que representam diferentes partidos e estados.

“Nosso intuito nessa parceria com o Congresso em Foco, em especial na categoria Parlamentares de Futuro, é incentivar aqueles políticos que, de forma transparente, buscam como nós ajudar o país a se desenvolver de maneira duradoura e consciente”, afirma o diretor de relações governamentais da Ambev, Disraelli Galvão Guimarães.

Congresso em Foco premia parlamentares de futuro

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!