Parlamentares celebram Prêmio Congresso em Foco

O início das atividades relativas à 5ª edição do Prêmio Congresso em Foco foi celebrado hoje (terça, 31) em almoço realizado no restaurante Dudu Camargo, em Brasília. Apoiadores do prêmio, jornalistas e parlamentares se reuniram para uma exposição do que se planeja para a versão 2010 da premiação, que já faz parte do calendário político na capital federal. A primeira etapa de votação tem início amanhã, quando jornalistas que cobrem o Congresso começam a escolher os parlamentares que concorrerão, na segunda etapa, ao voto do internauta.

Leia mais: Começa a edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco

Diversos parlamentares prestigiaram esse primeiro encontro – muitos deles já vencedores de alguma edição, ou alguma das categorias pré-definidas a cada ano. Participaram do almoço os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), Alvaro Dias (PSDB-PR), Demóstenes Torres (DEM-GO), Renato Casagrande (PSB-ES) e Adelmir Santana (DEM-DF), e os deputados Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Magela (PT-DF) e Luiz Couto (PT-PB).

A reportagem do site entrevistou alguns deles, e registra agora um pouco do que foi dito sobre a iniciativa e outras questões correlatas:

Cristovam Buarque

O senador Cristovam Buarque ressaltou que o fato de jornalistas e internautas escolherem os parlamentares que mais se destacaram dá mais credibilidade ao prêmio. "É feito de maneira criteriosa, e votado por pessoas de todos os vieses políticos e tendências", afirmou. Ele comentou sobre uma novidade no Prêmio Congresso em Foco: a do acompanhamento regular dos votos. "É muito bom que os votos sejam acompanhados para que não aconteçam distorções", disse o pedetista.


Rodrigo Rollemberg

Já Rodrigo Rollemberg afirmou que o Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa importante para valorizar o trabalho dos parlamentares. "O Congresso em Foco virou referência. Os políticos tendem a valorizar mais", afirmou o parlamentar, que disputa uma vaga ao Senado em outubro.

Eduardo Suplicy

Para o senador Eduardo Suplicy, é importante o acompanhamento constante das atividades de deputados e senadores. "O prêmio serve para valorizar o bom trabalho dos parlamentares", concordou Suplicy, que tem mais quatro anos de mandato pela frente.


Alvaro Dias


Para o vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias, o site faz “um gol de placa” ao realizar o prêmio. “Porque valoriza uma instituição tão achincalhada nos últimos anos, e absolutamente imprescindível. É preciso dizer, sempre, que nós parlamentares somos episódicos, passageiros, transeuntes, substituíveis. Já a instituição é permanente, definitiva, insubstituível”, disse o senador, que chegou a ser cotado para ser o vice na chapa do presidenciável José Serra (PSDB).


“Essa promoção do Congresso em Foco valoriza uma instituição em que estão fincados alicerces básicos do Estado de direito democrático. Então é essencial distinguir eventuais representantes do povo no Congresso do Congresso Nacional como instituição – e é o que procura fazer o Congresso em Foco, valorizando aqueles parlamentares que mais se dedicam a essa labuta de valorização da instituição”, disse o parlamentar paranaense, comentando com bom humor a “concorrência” que virá para o prêmio, a partir do ano que vem, como os novos congressistas a serem escolhidos nas urnas, em outubro.


“Não sabemos o que virá, qual bancada o povo vai eleger para ocupar dois terços do Senado. Mas é sempre difícil, é preciso trabalhar bastante. E esse prêmio é até uma motivação, vem a favor da dedicação. Nós nos dedicamos ainda mais sabendo que há gente de olho, observando e nos julgando”, declarou Alvaro, com boas expectativas em relação à edição deste ano.


“Estou esperançoso, tenho trabalhado muito. Espero que o trabalho realizado com muita dedicação em todos os anos possa receber o apoio dos jornalistas nessa escolha que vamos ter agora”, emendou.


Luiz Couto


Para o deputado Luiz Couto, o trabalho do site é respeitado pela credibilidade que conquistou nos últimos anos. “Nós [políticos] consideramos muito importante o trabalho que o Congresso em Foco realiza em acompanhar a ação dos parlamentares. É muito importante que a população saiba o que os parlamentares estão fazendo, o que estão deixando de fazer. Quem de fato está trabalhando para o desenvolvimento do país, cuidando das condições de vida da população”, observou o congressista paraibano.


“Eu reconheço esse prêmio porque ele tem credibilidade. O Congresso em Foco é um veículo que merece reconhecimento. Nenhuma informação que o site publica é contestada, porque há o verdadeiro jornalismo, que vai à fonte, procura conversar com aquele contra quem existe alguma coisa. É um trabalho muito importante, e o prêmio é o reconhecimento daqueles que mais bem se apresentaram em suas atividades no Congresso Nacional”, acrescentou o deputado.


Luiz Couto disse ainda esperar que, diante do cenário de dois terços de renovação do Senado nas eleições de outubro (54 novos senadores), e mais um percentual ainda desconhecido na Câmara, o novo Congresso de fato represente a população brasileira.


“Espero que haja uma renovação pra valer. Por que muita gente que está aí, embora não responda a nenhum processo... as malas voadoras estão funcionando aí com muita facilidade. Espero que seja um Congresso de representantes do povo, e não de grupos econômicos”, completou o deputado, enfatizando a necessidade de valorização da “dignidade da pessoa humana” por parte dos parlamentares, bem como dos mecanismos de controle da atividade política – a exemplo do projeto da Ficha Limpa.


Votação


A primeira etapa de votação - feita pelos profissionais de imprensa, nesta quarta (1º) e quinta-feiras (2) - será acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. No ano passado, 176 jornalistas, ligados a 49 diferentes veículos, participaram da votação.


Da votação dos jornalistas, resulta uma lista de 25 deputados federais e dez senadores. Todos os parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados com certificados.


Os jornalistas indicarão também parlamentares que receberão menções especiais em áreas como combate à corrupção, defesa da saúde, da educação e do meio ambiente e também os responsáveis pela melhor iniciativa do Congresso em 2010 (projeto aprovado, decisão administrativa etc.


No sábado (4), o site divulgará a lista dos parlamentares escolhidos pelos jornalistas. Na segunda-feira (6), começará a segunda etapa, com a votação feita pelos leitores do Congresso em Foco pela internet. Este ano, ao contrário dos anos anteriores, não haverá o acompanhamento on-line da votação. O site publicará relatórios parciais ao longo do período de votação com os resultados até aquele momento. A medida permitirá submeter os votos a uma auditoria mais rigorosa, antes da validação, para evitar possíveis fraudes.


A votação pela internet se estenderá até 31 de outubro. Em 22 de novembro, em Brasília, serão premiados com troféus os três deputados e os três senadores mais votados pelos internautas e com placas, os que ficarem entre a quarta e a décima colocação.


Objetivos

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 22 de novembro. O prêmio tem a intenção realizar uma grande festa de celebração da legislatura que termina em fevereiro do ano que vem. Trata-se de uma oportunidade de despedida dos parlamentares que deixarão o Congresso e de boas-vindas para os novos que chegam.

O objetivo central do Prêmio Congresso em Foco é enfrentar o mito de que “todos os políticos são iguais”. A premiação parte da premissa de que nem todos são iguais, e que é possível ainda mais demarcar as diferenças se as características que se esperam de cada político forem reforçadas.

Assim, a lógica que perpassa o prêmio é valorizar o trabalho dos deputados e senadores que, no entender dos jornalistas que cobrem o Congresso e dos leitores do site, mais aproximam seu trabalho do atendimento dos principais interesses da sociedade brasileira. O debate em torno da premiação acaba sendo um estímulo para a participação política da sociedade, já que são os internautas que definem a classificação final.

Leia ainda:

Adelmir Santana: Prêmio estimula “democracia plena”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!