Para ADPF, prêmio fortalece o Congresso Nacional

Presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal diz que o Prêmio Congresso em Foco, apoiado pela entidade, é essencial para valorizar boas iniciativas e a democracia

Apesar das críticas e da falta de credibilidade que rondam o Parlamento, é essencial para a democracia manter o Congresso fortalecido, defende o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio de Souza. É pela necessidade de reconhecer as boas práticas no Legislativo brasileiro que a entidade apoia o Prêmio Congresso em Foco, explica Marcos Leôncio.

A ADPF é uma das parceiras desta oitava edição do prêmio, que tem, entre seus objetivos, estimular o acompanhamento e a reflexão sobre a atuação parlamentar. A ideia é valorizar os parlamentares que, na avaliação de jornalistas e da sociedade, melhor representam a população no Congresso. Por trás da iniciativa, há uma pergunta que vai ao encontro das manifestações de junho: com quem a população pode contar no Parlamento?

“Prêmios como este servem para demonstrar que há no Congresso ações meritórias”, diz o presidente da ADPF. “Não podemos ignorar que há algumas iniciativas no Congresso que são dignas de reconhecimento”, acrescenta Marcos Leôncio.

Os nomes de todos os vencedores e sua classificação final serão conhecidos na festa de premiação, no dia 26, no Unique Palace, em Brasília. A maioria dos premiados já é conhecida há dois meses. São os 41 deputados e senadores mais bem avaliados por 166 jornalistas que cobrem o Congresso e que participaram da primeira fase da votação, no final de junho, com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Na segunda fase, entre 9 de julho e 9 de setembro, a população votou tanto para definir a ordem de classificação dos premiados quanto para acrescentar mais um nome em cada um das categorias do prêmio.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), da ADPF, da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da ONG carioca A Voz do Cidadão, da Agência Radioweb e do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2013

Outras informações sobre o prêmio

Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje

Delegados cobram “2º round” da PEC 37 no STF

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!