Papa Francisco diz que igreja deveria pedir perdão a homossexuais

Para o pontífice, a igreja deve pedir perdão a todos que foram marginalizados pela instituição, como os homossexuais, pobres, mulheres e crianças exploradas. "Deve pedir desculpas por ter abençoado tantas armas", afirmou o papa

O papa Francisco disse neste domingo (26), que a Igreja Católica deveria pedir perdão aos homossexuais e demais minorias que foram marginalizadas pela instituição ao longo de sua história. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada no voo de volta Armênia para o Vaticano, quando um repórter perguntou se o pontífice concordava com o cardeal alemão Reinhard Marx, que durante um conferência em Dublin, na Irlanda, dias após o massacre na boate em Orlando, nos EUA, disse que a igreja deve desculpas à comunidade gay.

Francisco não só concordou com cardeal, como acrescentou que a igreja deveria pedir perdão aos pobres, às mulheres e às crianças exploradas no trabalho. "Deve pedir desculpas por ter abençoado tantas armas", afirmou o papa.

"Eu creio que a Igreja não só deve pedir desculpa a essa pessoa que é gay e que ofendeu, mas também deve pedir desculpas aos pobres, às mulheres e às crianças exploradas no trabalho. Deve pedir desculpas por ter abençoado tantas armas", disse o pontífice aos jornalistas. Para o papa, se a pessoa "tem boa vontade e que busca Deus, quem somos nós para julgá-la?".

Francisco defendeu que gays "não devem ser discriminados. Eles devem ser respeitados, acompanhados pastoralmente".

Em 2013, na viagem de regresso a Roma após visitar o Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o papa Francisco chamou a atenção da imprensa mundial ao se referir pela primeira vez como Pontífice sobre o tema. "Se uma pessoa é gay e procura Jesus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O catecismo diz que não se deve marginalizar essas pessoas. Elas devem ser integradas à sociedade", declarou na ocasião.

Mais sobre direitos humanos

Mais sobre LGBT

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!