Paim encerra sessão com Prêmio Congresso em Foco

Fábio Góis
O senador Paulo Paim (PT-RS) encerrou a sessão desta quinta-feira (1º) com elogios à realização do Prêmio Congresso em Foco, em sua quarta edição em 2009. O anúncio do resultado da primeira etapa de votações, na qual jornalistas políticos definem livremente os melhores parlamentares, contou com a presença da vencedora no Senado (89 votos de 176 possíveis), a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV-AC), que também venceu na categoria promoção do meio ambiente, com 122 votos.


“É com satisfação que faço o registro sobre a primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2009. 176 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolheram 11 senadores e 27 deputados federais que mais se destacaram no ano”, disse Paim, sétimo colocado na preferência dos profissionais da notícia. Ele festejou a evolução de desempenho em relação à edição de 2008. “É uma notícia que me enche de orgulho porque, no ano passado, eu havia ficado em 12º lugar.”


Transmitida em rede nacional pelo sistema de comunicação do Senado – que integra rádio, TV, internet e veículos impressos –, as declarações de Paim e Marina na sessão plenária são um reforço para o chamado deste site à participação do internauta na votação (participe da escolha!).


Desde os primeiros instantes desta quinta-feira, eleitores virtuais de todo o Brasil podem escolher até cinco senadores e dez deputados. Nas categorias temáticas, o internauta pode votar em apenas um parlamentar pré-selecionado pelos jornalistas especializados na cobertura política.


Em aparte, Marina agradeceu pela escolha dos jornalistas e enalteceu a atividade parlamentar – que, em sua opinião, foi o que definiu o desempenho dos parlamentares no Prêmio. Recebendo as homenagens de Paim, Marina retribuiu os parabéns e disse que o primeiro lugar entre os especialistas da cobertura política é uma “posição muito honrosa”.


“Eu pedi o aparte para parabenizá-lo pela posição que ocupa e a todos os colegas que estão na lista [86 deputados e 57 senadores]. Obviamente, fico muito feliz de estar nessa lista, compreendendo que a escolha dos jornalistas é qualificada, porque eles fazem isso a partir do acompanhamento do nosso trabalho”, disse Marina, demonstrando humildade e destacando que, a partir de agora, o “veredicto” será definido pela sociedade.


“Sinto-me honrada e agradecida pelo reconhecimento do trabalho que venho fazendo. Obviamente, o povo do Acre também se sente honrado. Eu sempre digo que pessoas como vossa excelência e os demais colegas que figuram na lista são pessoas que têm uma atuação forte voltada para alguns temas”, acrescentou Marina, que figura entre as primeiras posições em todas as quatro edições do Prêmio.  


Como bem lembrou Paim, “agora caberá aos internautas a escolha final”. A fase decisiva começou hoje e vai até 19 de novembro, quando será definida a classificação final dos pré-selecionados e ainda os vencedores em outras quatro categorias:


- os parlamentares que mais se destacaram nas áreas de combate à corrupção, defesa do meio ambiente e da educação (leia mais); e


- a melhor iniciativa do Congresso em 2009.   


38 na disputa


De acordo com as regras do prêmio, independentemente da votação final que tiverem na consulta aos internautas, Marina e Chico Alencar já receberão prêmios especiais por terem sido os mais votados pelos jornalistas.


Como os votos apurados dos jornalistas resultaram em empate na última colocação, tanto na Câmara quanto no Senado, o número de parlamentares pré-selecionados para a votação na internet ficou ligeiramente acima do total de dez senadores e 25 deputados previstos.


Assim, 27 deputados federais e 11 senadores disputarão o voto dos internautas como os melhores congressistas de 2009.


Antes de passar a palavra para a colega Marina, Paim também lembrou que o Prêmio conta com patrocínio da Petrobras e da AmBev, com apoio da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!