Paim é o destaque na defesa do consumidor e da saúde

Senador gaúcho foi o mais votado em duas categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco

O senador Paulo Paim (PT-RS) é o grande ganhador de duas categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco: promoção da saúde e defesa do consumidor. Paim subiu ao palco há pouco para receber os troféus por ter sido o mais votado pelos internautas nas duas categorias. O prêmio da defesa do consumidor é concedido pelo site em parceria com o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Paim recebeu o troféu por sua atuação na promoção da saúde das mãos de Geanoni Mousquer, diretor da Radioweb, parceira institucional desta edição do prêmio, e da jornalista Kiki Moretti, sócia-diretora da Inpress Oficina. O senador gaúcho recebeu 3.702 votos.

Pouco atrás dele ficou o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que obteve 3.202 menções. Os senadores Humberto Costa (PT-PE), com 2.320, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), com 1.442, e Wellington Dias (PT-PI), com 1.030 votos, aparecem na sequência. Os deputados Osmar Terra (PMDB-RS), com 972, e Darcísio Perondi (PMDB-RS), com 740, completam a lista dos mais bem avaliados na promoção da saúde.

O presidente da Anffa Sindical, Wilson Roberto de Sá, entregou a Paim o troféu por sua atuação na defesa do consumidor. O senador petista recebeu 6.330 votos. Depois dele, ficaram os deputados Ivan Valente (Psol-SP), com 4.351, e Reguffe (PDT-DF), com 2.208 votos. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) obteve 1.486 menções e o deputado Roberto Santiago (PSD-SP), 1.150.

Trajetória

Natural de Caxias do Sul (RS), 61 anos, é metalúrgico e sindicalista. Está no primeiro ano de seu segundo mandato de senador. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e secretário-geral e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No Congresso, é reconhecido pela atuação em favor do aumento real do salário mínimo, dos aposentados, da população negra e dos excluídos em geral.

Antes de chegar ao Senado, foi deputado federal durante quatro legislaturas seguidas. É autor do Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, e dos Estatutos da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência. Respondeu pela primeira-vice-presidência do Senado entre 2003 e 2005. Atualmente, preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pela quinta vez. Paim também foi indicado pelos jornalistas este ano como um dos melhores senadores e um dos parlamentares que mais se destacaram na defesa da democracia.

Prêmio

O Prêmio Congresso em Foco 2011, que este ano tem como tema a construção da democracia, tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!