Os perfis dos melhores senadores

Saiba mais sobre a trajetória dos nomes indicados pelos jornalistas dentre os melhores do Senado em 2012

Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
Natural de São José do Rio Preto (SP), 67 anos, está em seu primeiro mandato no Senado. Começou sua militância política no combate à ditadura militar. Perseguido, exilou-se na França, de onde retornou em 1979. Foi deputado estadual e federal, vice-governador, secretário estadual, ministro da Justiça e secretário-geral da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso. É o senador eleito com a maior votação da história do país, com 11,2 milhões de votos. No Senado, foi relator do projeto que criou a Comissão da Verdade. Também é destaque na Segurança Jurídica e no Desenvolvimento Econômico.

Ana Amélia (PP-RS)
Gaúcha de Lagoa Vermelha, tem 67 anos e exerce o primeiro mandato eletivo. Primeira mulher a comentar economia na TV brasileira, tornou-se conhecida por seu trabalho como jornalista no Grupo RBS. Apesar de seu partido fazer parte da base de sustentação do governo Dilma Rousseff, mantém postura de independência em relação ao Palácio do Planalto. No Senado, tem atuação voltada para as questões econômicas e a defesa do agronegócio. Pela segunda vez entre os melhores senadores, é destaque este ano também na Defesa da Previdência e dos Servidores Públicos e na Defesa dos Consumidores.

Cristovam Buarque (PDT-DF)
Recifense, 68 anos, está no segundo mandato no Senado. Engenheiro mecânico, fez doutorado em Economia na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde se exilou durante a ditadura. Foi chefe de projetos para a América Latina no Banco Mundial (BID) e reitor da Universidade de Brasília (UnB). Como governador pelo PT, instituiu o Bolsa-Escola. Foi o primeiro ministro da Educação do governo Lula. Já pelo PDT, disputou a Presidência da República em 2006. Foi considerado o melhor senador pelos internautas quatro vezes. É destaque também na Defesa da Inovação Tecnológica.

Eduardo Suplicy (PT-SP)
Paulistano, 71 anos, exerce o terceiro mandato no Senado. É professor universitário, economista e administrador de empresas. Tem pós-doutorado em Economia pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Foi deputado estadual e federal antes de se tornar o primeiro senador eleito pelo PT em 1990. Tem como principal bandeira política a expansão do Programa Renda Básica de Cidadania, previsto em lei de sua autoria. Na crise do mensalão, em 2005, apoiou a criação da CPI dos Correios. Recebeu o Prêmio Congresso em Foco em todas as suas edições. Também é destaque na Defesa da Democracia.

Paulo Paim (PT-RS)
Natural de Caxias do Sul (RS), 62 anos, é metalúrgico e sindicalista. No Congresso, é reconhecido pela atuação em favor do aumento real do salário mínimo, dos aposentados, da população negra e dos excluídos em geral. Ex-deputado federal, é autor dos Estatutos do Idoso, da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pela sexta vez. É destaque este ano também na Defesa dos Consumidores e na Defesa da Previdência e dos Servidores Públicos. Foi o mais votado pelos internautas, em 2011, nas categorias Defesa dos Consumidores e Defesa da Saúde.

Pedro Simon (PMDB-RS)
Nasceu em Caxias do Sul (RS), tem 82 anos e está no quarto mandato no Senado. Advogado criminalista e professor universitário, foi vereador, deputado estadual, ministro da Agricultura e governador. Coordenou nacionalmente o movimento Diretas Já. Teve atuação destacada nas CPIs do PC e dos Anões do Orçamento e foi líder do governo Itamar Franco no Senado. Desde então, tem se posicionado com independência em relação aos sucessivos governos. Contemplado com o Prêmio Congresso em Foco em todas as suas sete edições. É destaque na Defesa da Segurança Jurídica e Cidadania e na Defesa da Democracia.

Pedro Taques (PDT-MT)
Natural de Cuiabá, tem 44 anos e está em seu primeiro mandato eletivo. Ex-procurador da República, tornou-se conhecido por sua atuação contra o crime organizado e os esquemas de lavagem de dinheiro. Apesar de ser de um partido da base aliada, mantém independência em relação ao governo. É titular da CPI do Cachoeira. Na Comissão de Constituição e Justiça, relatou a favor da cassação de Demóstenes Torres (GO) por quebra de decoro parlamentar. É destaque na Defesa da Democracia, na Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania e no Combate ao Crime Organizado.

Randolfe Rodrigues (Psol-AP)
Pernambucano de Garanhuns, tem 40 anos. Professor universitário, historiador e bacharel em Direito, com mestrado em Políticas Públicas, é o mais jovem senador do país. Começou sua militância política no movimento estudantil. Foi deputado estadual duas vezes pelo PT. No Senado, presidiu a CPI do Ecad e foi o autor da representação que resultou na cassação do mandato do senador Demóstenes Torres. Entre os melhores senadores pelo segundo ano, é destaque em outras quatro categorias: Parlamentar de Futuro, Combate ao Crime Organizado, Defesa da Democracia, e da Segurança Jurídica e Cidadania.

Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Carioca, 53 anos, exerce o primeiro mandato de senador. É formado em História e funcionário efetivo do Senado. Foi deputado distrital e federal e secretário de Turismo do Distrito Federal. Também foi secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia. Preside a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização e conduz as discussões sobre a reformulação do Código de Defesa dos Consumidores. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pelo quinto ano consecutivo. Destaque na Defesa dos Consumidores pela segunda vez, também concorre na Defesa da Inovação Tecnológica.

Walter Pinheiro (PT-BA)
Nasceu em Salvador, tem 53 anos e está em seu primeiro mandato no Senado. Técnico em Telecomunicações, começou sua trajetória política no sindicalismo. Foi presidente do Sindicato dos Telefônicos (Sinttel) na Bahia e dirigente da Central Única dos Trabalhadores. Vereador em Salvador, elegeu-se deputado federal em 1994. Na Câmara, liderou a bancada do PT e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. Antes de chegar ao Senado, foi secretário estadual de Planejamento da Bahia em 2009. É o atual líder do PT no Senado. Também é destaque na Defesa da Inovação Tecnológica.

Conheça os melhores parlamentares de 2012

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!