Os melhores parlamentares, segundo os jornalistas

Gustavo Fruet, na Câmara, e Cristovam Buarque, no Senado, encabeçam a lista dos melhores parlamentares federais do país, segundo os jornalistas que cobrem o Congresso. Veja a lista completa dos deputados e senadores que disputarão o voto dos internautas no Prêmio Congresso em Foco 2008, e clique aqui para saber mais sobre o assunto.

Edson Sardinha e Fábio Góis*

 

Na avaliação dos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Marina Silva (PT-AC) e Demóstenes Torres (DEM-GO) são, em ordem decrescente, os que mais bem representam os interesses da população no Senado (confira a lista completa).

 

Já na Câmara dos Deputados (veja a relação), segundo os 204 jornalistas consultados, os que exercem o mandato de forma mais representativa são, também em ordem decrescente, Gustavo Fruet (PSDB-PR), Chico Alencar (Psol-RJ), Maurício Rands (PT-PE), Fernando Gabeira (PV-RJ), e Maria do Rosário (PT-RS).

 

Esses dez e outros 32 parlamentares classificados serão agraciados, em cerimônia que será realizada em Brasília, no dia 1º de dezembro, com o Prêmio Congresso em Foco 2008. Cristovam e Fruet receberão ainda um prêmio especial por terem sido os mais votados pelos jornalistas.

 

Estão entre os finalistas que serão submetidos à avaliação do internauta, entre os dias 22 de setembro e 20 de novembro, os 26 deputados e os 16 senadores que receberam maior número de voto entre os profissionais de imprensa. O número é maior que os 40 previstos inicialmente, já que houve empate na 25ª e na 15ª colocação das respectivas casas legislativas. Caberá agora ao leitor do Congresso em Foco, já a partir da próxima segunda-feira, definir a classificação final.

 

Os 42 parlamentares receberão certificados atestando a boa atuação que têm ou tiveram no exercício do mandato, conforme o julgamento daqueles que por obrigação profissional devem acompanhar com profundidade e independência as atividades do Legislativo federal.

 

O internauta decidirá quem vai receber os troféus reservados aos três primeiros lugares, na Câmara e no Senado, e as placas de homenagem que serão entregues aos parlamentares que ficarem entre a quarta e a décima colocação em cada Casa.

 

A consulta foi feita entre jornalistas de 53 veículos de comunicação do país, entre jornais, emissoras de TV e rádio, agências de notícia, portais de internet. Repórteres, editores, produtores de TV, colunistas, chefes de redação, jornalistas de rádio, comentaristas – dos grandes jornais e revistas do país, da internet, da mídia regional e de órgãos de comunicação públicos – fizeram questão de depositar o voto na urna itinerante que, de terça-feira (16) até ontem (18), percorreu as dependências do Congresso e as principais redações da capital federal (leia mais).

 

Todo o processo de votação e apuração foi acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), que apóia a iniciativa, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil. O Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o patrocínio da Petrobras e da Brasil Telecom.

 

Representatividade

 

Entre os 42 finalistas, há oito mulheres, um aumento relativamente significativo em comparação com as cinco classificadas no ano passado. As deputadas Maria do Rosário (PT-RS), Luciana Genro (Psol-RS), Luiza Erundina (PSB-SP), Rita Camata (PMDB-ES) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e as senadoras Marina Silva (PT-AC), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Ideli Salvatti (PT-SC) compõem a bancada feminina.

 

Já entre os partidos, o do presidente Lula é o que reúne o maior número de representantes, entre deputados e senadores. São 14 petistas. Os demais selecionados se dividem da seguinte forma: PMDB (6); PSB (4); PDT (4); Psol (3); PCdoB (3); PSDB (3); PPS (2); DEM (2); e PV (1).

 

Das 27 unidades da Federação, 15 têm ao menos um deputado ou senador na lista. Dono da maior bancada no Congresso, São Paulo tem também o maior número de finalistas: sete, ao todo. Rio Grande do Sul (6); Paraná (4); Rio de Janeiro (4); Amazonas (3); Pernambuco (3); Acre (2); Bahia (2); Ceará (2); Distrito Federal (2); Espírito Santo (2); Santa Catarina (2); Goiás (1); Maranhão (1); e Rio Grande do Norte (1) aparecem na seqüência.

 

Ao todo, 49 senadores e 177 deputados foram mencionados nas cédulas. O senador Jefferson Péres (PDT-AM), morto em maio deste ano, foi lembrado 45 vezes pelos jornalistas e aparece como o oitavo mais bem votado no Senado.

 

Ao final da apuração, ontem à noite, o Congresso em Foco procurou os cinco parlamentares que encabeçaram a consulta à imprensa em cada casa legislativa. Nem todos foram localizados. Ao receberem a notícia sobre o resultado da votação, o senador Pedro Simon e os deputados Gustavo Fruet, Chico Alencar, Maurício Rands e Fernando Gabeira ressaltaram a importância da premiação para que o Parlamento reconquiste sua credibilidade. 

 

Veja o que eles disseram:

 

 

Pedro Simon

 

“Em primeiro lugar eu agradeço. Sou um grande admirador do Congresso em Foco. É uma grande publicação, que valoriza o Congresso e a política. A votação dos jornalistas é feita com independência. E chama a atenção, num momento em que vemos mais críticas, que também é importante destacar o lado positivo da política.”

 

Gustavo Fruet

 

“Fico muito feliz [por estar entre os finalistas]. O que eu sempre achei é que isso tem um tom crítico muito importante: o jornalista que cobre o Congresso com uma visão crítica da vida política. O jornalista é, por vezes, acético em relação a mudanças, é um público muito exigente. Não tem uma relação de natureza partidária, por isso essa indicação é da maior importância. O Prêmio Congresso em Foco é também uma forma de abrir a participação para pessoas que acompanham de certa forma a política, um canal muito importante. E isso acontece em um momento de muita descrença em relação à política. O Prêmio é um incentivo e uma cobrança.”  

 

Chico Alencar

 

“É uma honra e um desafio. Ao passo que é um presente, me chama à realidade, à responsabilidade. Acho que isso é um prêmio, uma homenagem a algo inerente à condição de um detentor de mandato. Atribuo esse resultado à presença, a assiduidade, ao interesse e à combinação da atuação legislativa em comissões e no plenário. Também cito meu combate ao chamado cretinismo parlamentar: não fico fazendo cena, representando. Mas eu não ganho esse prêmio sozinho: divido com toda a equipe que faz o mandato. A opinião do jornalista é muito qualificada, e meu diálogo com a imprensa é muito bom – ao contrário do de alguns colegas, que olham a imprensa com desconfiança. Mas também não quero que fiquem só falando bem de mim, têm de me criticar, quando for o caso. Valorizo muito o papel da imprensa no sentido de fiscalizar os desmandos, coibir os esquemas espúrios, denunciar a corrupção.”

 

Maurício Rands

 

“Recebo isso com a maior honra do mundo. É um estímulo para mim e para toda a minha equipe continuarmos trabalhando em prol da democracia. Acho que o Congresso em Foco dá uma grande contribuição para valorizar a atividade política e estimular a renovação.”

 

Fernando Gabeira

 

“É a terceira vez que eu fico entre os finalistas, fico muito feliz. Espero continuar, com toda a humildade, caso volte ao Congresso [Gabeira é candidato à prefeitura do Rio], o trabalho que venho fazendo. A possibilidade [de estar entre os vencedores também na votação via internet] sempre existe. Nesse caso específico não devia haver campanha. Eu não faço campanha. As pessoas devem ficar bem à vontade para escolher, da forma mais aberta e tranqüila possível. A campanha é a prática do transcorrer do ano. O trabalho do ano é o grande ponto de avaliação.”   

 

Combate à corrupção

 

Em sua terceira edição, o Prêmio Congresso em Foco pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes (confira a íntegra do regulamento).

 

Na consulta que resultou na classificação dos 42 parlamentares que serão submetidos ao crivo do internauta, o Congresso em Foco também perguntou aos jornalistas quem era, na avaliação deles, o deputado ou senador que mais se destaca na defesa da Justiça e no combate à corrupção.

Os cinco mais votados na categoria também disputarão a preferência do eleitor a partir de segunda-feira. Não perca amanhã (20), aqui neste site, a divulgação do resultado dessa nova categoria, incluída na edição deste ano do prêmio. O vencedor, de acordo com a votação eletrônica, receberá uma placa em reconhecimento à sua contribuição para a melhoria do país.

*Colaborou Rodolfo Torres

Leia também:

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

O primeiro dia da consulta aos jornalistas
O segundo dia da consulta aos jornalistas

Matéria publicada em 19.09.2008. Última atualização: 30.09.2008
 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!