Os melhores parlamentares, segundo os jornalistas

Primeira fase do Prêmio Congresso em Foco nas edições anteriores, escolha dos profissionais que cobrem o Congresso renderá premiação em categoria especial este ano. Iniciativa tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Uma das novidades deste ano, a votação direta na internet para a escolha dos melhores parlamentares do ano não eliminou um dos diferenciais do Prêmio Congresso em Foco: o voto qualificado de jornalistas que acompanham o dia a dia das atividades na Câmara e no Senado. Primeira etapa da disputa nas edições anteriores, a votação dos profissionais de imprensa ganhou categoria à parte este ano: a de deputados e senadores mais bem avaliados pelos jornalistas. Todos os vencedores serão conhecidos na próxima quinta-feira (8), em Brasília, durante a cerimônia de premiação.

Entre os dias 8 e 10 de setembro, 186 profissionais de imprensa de 46 veículos de comunicação participaram da votação, que foi apoiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), um dos parceiros do Prêmio Congresso em Foco.

O Congresso em Foco divulgou a lista dos dez senadores e dez deputados mais bem avaliados pelos jornalistas. Mas apenas os cinco primeiros, em cada Casa, serão premiados. A ordem de votação deles é mantida em segredo.

Os melhores deputados, segundo os jornalistas

Os melhores senadores, segundo os jornalistas

“Essa categoria específica dos jornalistas só tem a fortalecer o prêmio, você tem aí um diferencial”, afirma Wanderlei Pozzembom, coordenador do SJPDF. Segundo ele, o número de profissionais que participaram da votação é expressivo e mostra o interesse da categoria pelo assunto. “Os jornalistas que cobrem o Congresso estão  mais atualizados sobre o assunto e fazem questão de dar o seu voto, a sua contribuição”, explica.

Participação

Nas outras edições do prêmio os jornalistas eram consultados em uma etapa preliminar, que antecedia a abertura do voto ao público, pela internet. A partir da lista dos mais votados pelos profissionais de imprensa, cabia ao público definir a ordem dos premiados. Nas duas últimas edições, o internauta também acrescentou um nome em cada categoria.

Este ano, mais de 400 parlamentares estiveram aptos à votação, entre os dias 20 de agosto e 20 de setembro. Todos os senadores e deputados que não respondem a inquéritos ou ações penais puderam ser votados, de acordo com critério estabelecido Pelo regulamento do prêmio.

Para Wanderlei, a liberação do voto na internet, sem o filtro dos jornalistas, foi positiva. “A mudança é muito oportuna porque, no momento político em que estamos vivendo, a política está na discussão do dia a dia das pessoas, e não está só no nicho das redações, de quem cobre a política brasileira. Hoje a política está no cafezinho, em casa, na mesa de refeição, nos bares. Abrir para a sociedade como um todo participar e votar é importante para não ficar, digamos, influenciada pelo jornalista”, conclui.

Prêmio Congresso em Foco

Na próxima quinta-feira (8) serão premiados os 20 deputados e dez senadores mais votados nas duas principais categorias: “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados”. Também serão homenageados congressistas que se destacam em áreas específicas: “Parlamentares de Futuro” (aqueles com menos de 45 anos), “Defesa da Agropecuária”, “Defesa da Cidadania e da Justiça Social”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado” e “Profissionalização da Gestão Pública”.

Um dos objetivos do prêmio é reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano. Assim, ao valorizar os bons exemplos, o premio sinaliza ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível.

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Procurados dos Estados e do DF (Anape), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!