Os melhores parlamentares de 2008, segundo o internauta

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) foram os mais bem avaliados pelo internauta. Já Pedro Simon (PMDB-RS) foi o mais lembrado por sua atuação no combate à corrupção. Confira a votação final.

Edson Sardinha e Fábio Góis

Na avaliação dos internautas, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (Psol-RS), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Rita Camata (PMDB-ES) foram, em ordem decrescente, os que melhor representaram a população na Câmara em 2008.

Já os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foram os mais bem avaliados por sua atuação no Senado. Simon também foi apontado como o parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção.

Esse é o resultado, após 60 dias de votação na internet, da eleição dos melhores parlamentares do ano, que receberão no próximo dia 1º, em Brasília, o Prêmio Congresso em Foco 2008. Serão premiados os 42 finalistas (16 senadores e 26 deputados federais), escolhidos por 204 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional (leia mais). No total, eles receberam dos internautas, desde o dia 22 de setembro, 1.225.911 votos. Ou seja, cinco vezes mais que os 241.750 votos registrados na edição do ano passado.  

Confira a votação final:

Senadores:

Alvaro Dias (PSDB-PR) 82279
Pedro Simon (PMDB-RS) 41253
Eduardo Suplicy (PT-SP) 41162
Cristovam Buarque (PDT-DF) 39934
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)  38665
Arthur Virgílio (PSDB-AM)  22988
Renato Casagrande (PSB-ES)  21197
Paulo Paim (PT-RS) 18777
Marina Silva (PT-AC) 17209
Jéfferson Péres (PDT-AM) - (in memorian) 16996
Patrícia Saboya (PDT-CE) 15247
Demóstenes Torres (DEM-GO) 14960
Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) 13326
Ideli Salvatti (PT-SC) 9671
Tião Viana (PT-AC) 8127
Aloizio Mercadante (PT-SP) 6202

Total de votos: 407.993

Deputados

Fernando Gabeira (PV-RJ) 63815
Luciana Genro (Psol-RS)  60365
José Carlos Aleluia (DEM-BA)  55123
Rita Camata (PMDB-ES)  45712
Gustavo Fruet (PSDB-PR)  45353
Ivan Valente (Psol-SP)  36524
Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) 35253
Henrique Fontana (PT-RS)  35169
Osmar Serraglio (PMDB-PR)  34973
Miro Teixeira (PDT-RJ)  33294
Ibsen Pinheiro (PMDB-RS)  19190
Fernando Coruja (PPS-SC)  16364
Walter Pinheiro (PT-BA)  14600
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)  12993
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)  11938
Maria do Rosário (PT-RS) 9769
Dr. Rosinha (PT-PR)  9423
Chico Alencar (Psol-RJ)  9154
Maurício Rands (PT-PE) 8641
José Eduardo Cardozo (PT-SP)  8419
Arlindo Chinaglia (PT-SP) 8389
Raul Jungmann (PPS-PE)  7858
Ciro Gomes (PSB-CE)  6681
Flávio Dino (PCdoB-MA)  6603
Luiza Erundina (PSB-SP)  6140
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)  3671

Total de votos: 605.414

Combate à corrupção

Pedro Simon (PMDB-RS) 76604
Demóstenes Torres (DEM-GO) 51578
Gustavo Fruet (PSDB-PR) 43856
Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) 24777
Flávio Dino (PCdoB-MA) 15689

Total de votos: 212.504

Veja o perfil dos 42 finalistas

O que dizem os vencedores

Senadores

Alvaro Dias (PSDB-PR)

Dizendo-se “honrado” pela escolha dos internautas, Alvaro Dias falou à reportagem de um aeroporto de São Paulo, pouco antes de embarcar para Ucrânia em viagem oficial.

“O Congresso em Foco presta um grande serviço à instituição parlamentar, que tem sido alvo de muitos ataques, que se justificam”, declarou, acrescentando que o prêmio “serve para a moralização de uma instituição em que estão fincados alicerces essenciais do estado democrático de direito”.

Para Alvaro, a iniciativa do site é uma maneira de dar voz à boa parcela da opinião pública, o que acabaria tendo efeito nos próprios congressistas. “É um estímulo a um bom comportamento dos parlamentares”, completou, informando que fez bom uso da internet para divulgar seu trabalho, bem como para estimular a votação. “Dizem que a internet foi fundamental para a eleição do Obama. Eu venho utilizando essa ferramenta há um bom tempo, e divulguei bastante a eleição do Congresso em Foco.”

Pedro Simon (PMDB-RS) 

O senador Pedro Simon disse estar duplamente satisfeito com o resultado. “Fico muito impressionado, e positivamente. Em primeiro lugar, pelo site em si. Acho que debater e esclarecer – e vocês têm feito isso – os assuntos do Congresso é muito importante. Vocês dão uma demonstração de que o Congresso tem a possibilidade de melhorar, principalmente com matérias como essa”, disse, referindo-se à iniciativa do prêmio, e lembrando que “geralmente, a manchete é negativa”.

Segundo senador mais bem avaliado por sua atuação no exercício do mandato este ano, Simon ganhou na recém-criada categoria de parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção.

“A resposta do público é essa. Não dá para dizer que a imprensa só fala em bandido, só fala em assassino, em roubo, porque é o que o povo quer. Não é verdade. O povo, quando vê uma imprensa sadia – que nem vocês – expondo, debatendo coisas positivas, se interessa muito”, disse Simon, adiantando que irá à solenidade de premiação “com o maior prazer”. “Cumprimento, principalmente, o Congresso em Foco, porque realmente é uma bela maneira de fazer a boa imprensa.”

Cristovam Buarque (PDT-DF)

Senador mais votado na edição do ano passado, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) parabenizou os demais colegas pela votação recebida em 2008. O pedetista, que ficou na quarta colocação na votação na internet e foi o primeiro colocado na consulta feita entre os jornalistas, afirmou que deixou de se mobilizar, por meio da internet, quando soube que o senador Jéfferson Péres (PDT-AM), companheiro de partido, estava na disputa mesmo depois de sua morte, em maio deste ano. Péres conseguiu a décima colocação. “Cheguei até a pensar em fazer uma espécie de manifesto, retirando meu nome e pedindo que todos votassem no Jefferson Péres”, disse Cristovam.

“Primeiro, parabenizo o senador Alvaro Dias por ser o primeiro colocado, e acho que é um prêmio merecido para ele”, declarou o petista, para quem estar entre os cinco primeiros é motivo de alegria. “É uma posição que me satisfaz plenamente, do ponto de vista do reconhecimento da opinião pública, que é quem vota, e também dos jornalistas, que escolheram os candidatos.”

Cristovam elogiou a metodologia do prêmio. “Eu considero esse sistema muito interessante. Primeiro, os jornalistas escolhem, com base em uma análise. Depois, o povo vota com base no sentimento. Eu fico muito feliz, e parabenizo o Congresso em Foco, porque essa é uma maneira de colocar o povo escolhendo quem é o bom – e não, como se faz normalmente, quem é o ruim. Parabéns ao site, vocês são realmente os vencedores.” 
 
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)

“A iniciativa do Congresso em Foco é muito válida, sobretudo em um momento em que o Congresso tem sido muito criticado, as duas Casas. Isso é um incentivo, um estímulo, à atuação parlamentar”, declarou Jarbas, acrescentando que, consultando a página de votações do site, viu que o número de votantes aumentou significativamente em relação ao ano passado.

“Isso representa o interesse da população. Eu me sinto mais estimulado ainda em concorrer a um prêmio de um grupo de jornalistas e de setores da população”, completou, dizendo acreditar que o grande número de votos se deve à manifestação de suas opiniões, à sua “coerência” e à sua atuação nas comissões temáticas, como a de Constituição e Justiça (CCJ).

A reportagem também procurou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o terceiro mais votado pelos internautas. O contato, porém, não foi possível porque Suplicy está em missão oficial pelo Senado na França.

Deputados

Fernando Gabeira (PV-RJ)

Figura de destaque nas três edições do prêmio, o deputado Fernando Gabeira concedeu a entrevista por telefone, do Rio de Janeiro, mas garantiu presença na cerimônia de 1º de dezembro. “Fico muito feliz de, mais uma vez, aparecer na escolha do Congresso em Foco”, disse Gabeira que venceu na primeira edição do prêmio e, no ano passado, ficou em terceiro. “Isso significa, ao mesmo tempo, mais responsabilidade, sobretudo porque estamos entrando em um ano que vai exigir de nós um esforço muito grande. Vamos ver se, na crise, conseguimos também ter um bom desempenho.”

Gabeira recorreu ao bom humor para dizer que teve ao menos uma vitória eleitoral neste ano. “Pelo menos essa eleição aí eu ganhei, não é? Fico feliz por terem sobrado votos que faltaram aqui [no Rio de Janeiro]”, gracejou, referindo-se à derrota para o Eduardo Paes (PMDB) na corrida à prefeitura da capital fluminense.

Luciana Genro (Psol-RS)

A líder do Psol na Câmara, deputada Luciana Genro (RS), disse que o prêmio subverte a tradicional cobertura jornalística política.

“Acho que é uma iniciativa muito positiva, porque coloca os holofotes para os parlamentares que têm um bom desempenho. Em geral, os holofotes da mídia estão voltados para os políticos que têm um mau desempenho, que são os corruptos, os que fizeram alguma coisa que chame a atenção negativamente”, destacou Luciana, acrescentando que, por meio do Congresso em Foco, os parlamentares dos partidos menores, como ela própria e Gabeira, têm a oportunidade de ser “vistos” pela população pelos bons motivos.

“O prêmio ajuda a mostrar que nem todos os políticos, nem todos os parlamentares são corruptos, vagabundos, traidores, como muitas pessoas pensam. Não está todo mundo no mesmo saco”, disse.

José Carlos Aleluia (DEM-BA)

Terceiro mais votado, o deputado José Carlos Aleluia atribuiu ao bom manejo da internet o bom desempenho na disputa. “Devo isso à intimidade com a internet, ao fato de eu saber utilizar essa ferramenta”, abreviou Aleluia, dizendo que seu site “é muito bem freqüentado”. “Além disso, envio semanalmente o Aleluia em Foco [boletim informativo]. Temos uma rede de comunicação que se multiplica”, completou, chamando de “militância digital” a mobilização que o levou ao pódio.

Mais votado pelos internautas no ano passado na Câmara, Aleluia disse sentir “muita satisfação” por ter disputado voto a voto com seu “amigo muito querido” Fernando Gabeira. O deputado baiano liderou boa parte da disputa este ano, mas foi ultrapassado pelo colega fluminense e por Luciana Genro na reta final da votação.

Gustavo Fruet (PSDB-PR)

Já para o deputado Gustavo Fruet, a iniciativa do site supre a “carência de parlamentares no papel institucional de fiscalizadores”, bem como a falta de oposicionistas nesse perfil. Além disso, o tucano diz que o Parlamento também precisa de “novas referências” de bom exercício do mandato. Ele lembra também do papel informativo realizado cotidianamente no Congresso pela equipe de reportagem.

“As pessoas não têm mais ilusão, elas estão perdendo a ingenuidade. Estão vendo que o Congresso, que é esse espaço de contradição, tem todo o tipo de personalidade e divergência”, pontuou Fruet, o quinto mais votado na Câmara e o mais bem avaliado na consulta feita entre os jornalistas.

A reportagem entrou em contato com a deputada Rita Camata (PMDB-ES), que foi a quarta mais votada, mas não conseguiu localizá-la.  
 
 
A premiação

Todos os 42 finalistas serão homenageados, em cerimônia a ser realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao som do prestigiado grupo paulistano Samba de Rainha, que fará seu primeiro show em Brasília  (leia mais).

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu, especialmente feito pela artista plástica Suzana Gouveia (leia mais).

Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada Casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem. Pela primeira vez, a mesma honraria será entregue aos vencedores da consulta feita entre os jornalistas – o senador Cristovam Buarque e o deputado Gustavo Fruet – e ao parlamentar que mais se destacou na promoção da Justiça e no combate à corrupção, na avaliação do internauta – Pedro Simon. Todos os demais parlamentares submetidos à votação na internet, após passarem pelo "pente fino" dos jornalistas que cobrem o Congresso, receberão diplomas.

Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis), da Ambev e do Buffet Cristina Roberto, contando ainda com a parceria institucional com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe).

Em sua terceira edição, o prêmio pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes.

A premiação, vale acrescentar, em nada muda a proposta editorial do Congresso em Foco de cobrir o Legislativo federal e a política com independência e olhar crítico.

Prêmio Congresso em Foco 2008:
 
 

Tudo sobre o
Prêmio Congresso em Foco 2007:
Veja ainda sobre o Prêmio Congresso em Foco 2006, o primeiro realizado por este site:

Vídeos com os discursos dos deputados e senadores mais votados pelos internautas durante a cerimônia de premiação do I Prêmio Congresso em Foco, em 19.12.2006.

Matéria 
sobre o encerramento da votação no ano passado.

Resultados da votação do I Prêmio Congresso em Foco, encerrada à 0h27 do dia 13.12.2006.

A intensa e democrática “campanha eleitoral” feita pelos parlamentares durante o I Prêmio Congresso em Foco.

Fotos e matéria da cerimônia de premiação do ano passado.

A importância do prêmio, na visão de entidades da sociedade civil, cientistas políticos e pesquisadores da comunicação.

Continuar lendo