Os guardiães da segurança jurídica no Congresso

Veja quem são os oito parlamentares que mais se destacaram na defesa da estabilidade e do cumprimento das normas legais este ano, segundo os jornalistas. Eles concorrem à nova categoria do Prêmio Congresso em Foco

Seis advogados e dois procuradores de Justiça são os parlamentares que mais se empenharam este ano na defesa da Constituição e do cumprimento das leis, na avaliação dos jornalistas que acompanham o dia-a-dia do Congresso. Pedro Simon (PMDB-RS), Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Taques (PDT-MT), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) representarão o Senado na disputa da categoria de Defesa da Segurança Jurídica, uma das novidades do Prêmio Congresso em Foco 2011.

Eles disputarão o voto do internauta, a partir de amanhã (22), com os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ), Alessandro Molon (PT-RJ) e Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), novo ministro da Agricultura. Para a maioria dos 267 jornalistas que participaram da primeira fase de votação e indicaram os finalistas, esses deputados e senadores foram os que mais se empenharam na defesa das normais legais e da independência entre os Poderes. A segurança jurídica é a garantia dada ao cidadão de que as regras estabelecidas em lei serão cumpridas pelo Estado e pelos integrantes de determinada sociedade.

Cada jornalista escolheu até três nomes para a categoria. Como houve empate entre quatro parlamentares na quinta colocação, são oito os finalistas. Todos eles serão homenageados com certificados na festa de premiação no dia 7 de novembro. O mais votado pelos internautas, no entanto, ganhará uma placa e um diploma, atestando o reconhecimento popular por seu trabalho na defesa da segurança jurídica.

Essa nova categoria tem o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil).

Veja a relação dos finalistas da categoria, por ordem de classificação, e a formação de cada um:

Demóstenes Torres (DEM-GO), procurador de Justiça - 82 votos
Pedro Taques (PDT-MT), procurador de Justiça - 54votos
Pedro Simon (PMDB-RS), advogado - 13 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ), advogado - 11 votos
Alessandro Molon (PT-RJ), advogado - 7 votos
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), advogado - 7 votos
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), advogado - 7 votos
Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), advogado - 7 votos

Leia ainda:

Simon à frente na defesa da democracia

Prêmio: na saúde, seis médicos e um metalúrgico

Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara
Estreantes se destacaram no Senado

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!