Os Divergentes: pelo direito de acreditar no que você bem entender

O jornalista Andrei Meireles explica a que veio novo blog político de Brasília

Andrei Meireles
Especial para o Congresso em Foco

Alô, leitores do Congresso em Foco. Na excelente trilha aberta por Sylvio Costa e equipe, nós, Os Divergentes, resolvemos caminhar.

Somos um grupo de cinco jornalistas, com larga experiência, que resolveu se juntar para criar, na cara e na coragem, um veículo próprio para produzir informação e análise num relacionamento absolutamente respeitoso e horizontal. Aqui não tem chefe.

Temos quilometragem na cobertura do poder: muitas solas de sapato gastas, milhares de horas-bunda de espera nos gabinetes, portas e calçadas, muito sanduíche frio e Coca-Cola quente. Também muitos furos e primeiras páginas – e algumas “barrigas”, porque ninguém é perfeito nem infalível.

Faz tempo que estamos acompanhando essa história fascinante, e também às vezes repugnante, que é a trajetória política de nosso país. Crescemos e começamos a trabalhar sob o tacão do regime militar, acompanhamos a redemocratização, a Constituinte, as eleições presidenciais, “n” pacotes econômicos, os escândalos de corrupção e até a rara ocasião de um impeachment – que, por incrível que pareça, está se repetindo hoje. Não há, portanto, hora melhor para estrear um blog de quem gosta de notícia.

Gostar de dar a notícia correta e acreditar na capacidade das pessoas de formar sua própria opinião a partir dela é a grande convergência de Os Divergentes. Somos pessoas diferentes, discordamos e batemos boca defendendo pontos de vista opostos. E daí? Daí nada. Continuamos a nos respeitar e a vida segue.

Queremos que Os Divergentes seja um espaço de divergências e convergências num Brasil que, nos últimos tempos, parece ter perdido a capacidade de dialogar. Falar e ouvir. Concordar, ou não, é secundário. O principal é reconhecer no outro o direito de dizer o que quer, votar em quem quiser, acreditar no que bem entender – essência das democracias.

Mais sobre mídia

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!