Oposição vai obstruir votações na Câmara e acionar STF

Partidos oposicionistas vão obstruir as votações na Câmara até STF decidir sobre legalidade da eleição da comissão do impeachment. Líder do DEM afirma que base governista criou "guerrilha jurídica"

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), anunciou na manhã desta quarta-feira (9) que a oposição vai reagir à liminar que suspendeu a criação da comissão especial do impeachment. PSDB, DEM e PPS vão acionar o Supremo para entrar como Amicus Curiae (“amigo da corte”) na ação movida pelo PCdoB no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação questiona os procedimentos de instalação do colegiado que discutirá se vai abrir ou não o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A oposição e deputados favoráveis ao impedimento da presidente venceram a tumultuada eleição realizada ontem (8).

Com esse expediente, os oposicionistas ingressam no processo como interessados na causa para prestar esclarecimentos sobre o fato. “Nós vamos nos associar, todos os partidos de oposição, como Amicus Curiae na ação que motivou a liminar concedida pelo ilustre ministro Fachin, para que a gente possa se posicionar”, afirmou Mendonça Filho.

Além disso, os três partidos pretendem obstruir as votações no Plenário da Câmara até que o STF se pronuncie sobre a formação da comissão do impeachment. “Nós vamos intensificar o movimento de obstrução que já tem sido feito nos últimos dias para que a gente aguarde a posição do STF. Até porque uma verdadeira guerrilha jurídica foi estabelecida pelos partidos ligados ao governo da presidente Dilma, para evitar um processo constitucional de impedimento da presidente”, declarou o líder do DEM na Câmara.

Em sua decisão, de caráter liminar (provisório), provocada pelo PCdoB, Fachin determinou a paralisação dos trabalhos referentes ao processo de afastamento presidencial até que o plenário da corte decida sobre a questão, em sessão marcada para a próxima semana (quarta, 16).

Mais sobre impeachment

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!