ONU alerta Brasil: sem carta-compromisso não há Rio+20

Para Brice Loland, se não houver carta-compromisso, Rio+20 será um fracasso, como a conferência de Copenhague

ONU alerta Brasil: sem carta-compromisso não há Rio+20
Os comitês de representação dos países que pretendem participar da Conferência Internacional sobre o Clima Rio+20 pressionam a Organização das Nações Unidas (ONU) a pedir garantias ao governo brasileiro de que haverá carta-compromisso após o debate. Temem que a conferência se esvazie sem isso e que repita o fracasso de Copenhague, a COP15, há dois anos. A revelação foi feita ontem, em Manaus, pelo diretor executivo da Rio+20 pela ONU, Brice Lalonde: "No âmbito político, quantas ações não foram seguidas? Temos que ter responsabilidade".

Recado dado
Brice Lalonde é quem organiza a Rio+20 junto ao Brasil e avaliza oficialmente o encontro. Deu o recado no III Fórum Mundial de Sustentabilidade, do LIDE.

Ecos
A mais interessada no assunto não compareceu ontem em Manaus. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, tinha agenda em Brasília. Mas o eco chegou ao gabinete.

Bênção pro PMDB
O governador do Rio, Sergio Cabral, e o prefeito carioca Eduardo Paes vão se encontrar com o Papa Bento XVI, Domingo, em Roma. A dupla, respectivas senhoras e comitiva vão à missa na Catedral São Pedro que marca a abertura da Semana Santa e conversar com autoridades do Vaticano sobre a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Menino da porteira
O líder de governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), avisou na quarta à noite aos descontentes: a presidente Dilma Rousseff poderá renovar o decreto que leva para frente a polêmica em torno do novo Código Florestal.

Soberania & democracia
Resposta do deputado Roberto Freire (PPS-PE), sobre a queda de braço para tirar do governo a exclusividade na demarcação de terras indígenas: "Quem disse que Dilma é mais democrática que o Congresso?".

Ressurreição
Gro Harlem Brundtland, a ex-primeira ministra da Noruega que passou por Manaus ontem, escapou daquele atentado do carro bomba em Estocolmo.

Ativista
Veja como é a vida de ativista ambiental da norueguesa: chegou ontem em Manaus e saiu logo depois do almoço, foi para os EUA hoje e de lá vai para a India.

Medo no canteiro
Por medida de segurança, o consórcio responsável pelas obras da Usina de Santo Antônio decidiu suspender os trabalhos. Teme que a greve que atinge os canteiros da Usina Jirau se propague por ordem dos mesmos grupos sindicais.

Pelos autistas
O deputado federal Osmar Junior (PCdoB-PI) encaminhou pedido à Diretoria Geral da Câmara para que no dia 2 de Abril as luzes noturnas da Casa sejam azuis. É para lembrar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Autismo. A cor é a marca.

Renovando
Com presença de Otávio Leite, candidato à Prefeitura do Rio, do cacique Marcello Alencar e outros, a Juventude do PSDB, liderada por Vinicius Suliano, realiza sábado o primeiro encontro com seus 110 novos filiados. Tema: PSDB, partido da esperança.

Maratona
O APO Marcio Fortes e comitiva foram recebidos ontem, em Londres, pelo grupo executivo de Governo voltado para a realização das Olimpíadas. Trataram de legado, infraestrutura, segurança e estratégia de comunicação.

Festa comunista
O PCdoB comemora 90 anos em ato público e show de Martinho da Vila, militante comunista, no Espaço Cultural Vivo no Parque do Flamengo, no sábado à noite.

Já em Brasília…
O MPF abrirá inquérito para investigar por que os ingressos para shows populares pagos pelo governo do DF são 'distribuídos' apenas na sede da Secretaria de Cultua.

Ponto Final
Com o Congresso em chamas, o líder do Governo no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo, baixou em Manaus ontem para assistir ao show de Roberto Carlos.

Com Gilmar Correa e Hosa Freitas

____________________________________

www.colunaesplanada.com.br . contato@colunaesplanada.com.br . Twitter: @leandromazzini

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!