O significado do premiação

Ao falar durante a cerimônia de premiação do I Prêmio Congresso em Foco, o diretor do site, jornalista Sylvio Costa, explicou os objetivos da iniciativa e observou que ela em nada muda “a proposta editorial de cobrir o Legislativo federal e a política com independência e olhar crítico”.

Veja a íntegra do discurso:

SENHORAS E SENHORES PARLAMENTARES,
SENHORAS E SENHORES PRESENTES,
BOA NOITE.

JÁ SE FALOU QUE A INTERNET SERIA A MÍDIA DO FUTURO. A AUDIÊNCIA E A CREDIBILIDADE CRESCENTES OBTIDAS POR VÁRIOS PORTAIS, SITES E BLOGS DEMONSTRAM QUE ELA É DE FATO UMA MÍDIA DO PRESENTE. ATRAI MILHÕES DE BRASILEIROS, E NÃO PÁRA DE CRESCER.

ESSE MUNDO NOVO, REAL E NÃO VIRTUAL, PERMITE QUE UM SITE COMO O CONGRESSO EM FOCO PONHA NO AR UMA ENQUETE E, EM VINTE E UM DIAS, VEJA ELA ACUMULAR MAIS DE CINCO MILHÕES E TREZENTOS MIL VOTOS. E TUDO SEM NENHUM ESFORÇO PRÉVIO, OU MESMO POSTERIOR, DE DIVULGAÇÃO E PUBLICIDADE.

FOMOS CRITICADOS QUANDO COLOCAMOS NO AR A ENQUETE – UM PRÊMIO PARA OS PARLAMENTARES QUE MAIS SE DESTACAM NO CONGRESSO. A INICIATIVA GEROU PROTESTOS DE MUITOS LEITORES, QUE CONSIDERAM IMPOSSÍVEL ENCONTRAR POLÍTICOS QUE SEJAM DIGNOS DE QUALQUER PREMIAÇÃO.

COMO SUGEREM OS MAIS DE CINCO MILHÕES DE VOTOS, UM NÚMERO BEM MAIOR DE INTERNAUTAS, PORÉM, REAGIU MUITO POSITIVAMENTE À IDÉIA, ENTENDENDO QUE O PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO PODERIA SER UMA FORMA DIFERENTE DE ESTIMULAR A POPULAÇÃO A AVALIAR COM MAIOR ATENÇÃO O DESEMPENHO DE SEUS REPRESENTANTES NO PARLAMENTO.

TAMBÉM TIVEMOS O APOIO DE ENTIDADES COMO A OAB, A TRANSPARÊNCIA BRASIL, O DIAP, A AMB E VÁRIAS OUTRAS, QUE VIRAM NO PRÊMIO UMA POSSIBILIDADE DE INCENTIVAR AS PESSOAS A SE INFORMAREM MAIS SOBRE O CONGRESSO E EXERCEREM DE MODO MAIS ATIVO SUA CIDADANIA.

QUEM ACOMPANHA AS ATIVIDADES DA CÂMARA E DO SENADO SABE QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS, QUE ALGUNS SÃO MAIS ATUANTES, OU MAIS DEDICADOS, OU MAIS PREPARADOS, OU MAIS PARTICIPANTES, OU MAIS ASSÍDUOS, OU ÀS VEZES, UM ASPECTO FUNDAMENTAL PARA TANTOS DE NÓS, BRASILEIROS, MAIS PREOCUPADOS COM O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES PÚBLICAS COM ÉTICA.

IMAGINAR QUE TODOS SÃO IGUAIS E CONSPIRAM CONTRA OS INTERESSES DA SOCIEDADE É UM RADICALISMO RETÓRICO, QUE NÃO FAZ JUSTIÇA AOS MELHORES QUADROS DO CONGRESSO, ALÉM DE SEMEAR O CETICISMO E O IMOBILISMO. RECONHECER QUEM SE DESTACA É UMA FORMA DE PROVOCAR OS DEMAIS PARLAMENTARES A REVEREM COMPORTAMENTOS QUE A POPULAÇÃO ENCARA COMO CONTRÁRIOS ÀS SUAS EXPECTATIVAS.

NÃO QUERÍAMOS PERDER A OPORTUNIDADE DE, ANTES AINDA DA POSSE DOS DEPUTADOS E SENADORES ELEITOS EM OUTUBRO, ESTIMULAR AS PESSOAS A VERIFICAREM QUE, MESMO NESTA CONTROVERTIDA LEGISLATURA ATUAL, VÁRIOS PARLAMENTARES APRESENTARAM UM DESEMPENHO QUE CONFERIU DIGNIDADE AOS SEUS MANDATOS E AO PRÓPRIO CONGRESSO. 

A PARTICIPAÇÃO DOS INTERNAUTAS MOSTRA, A NOSSO VER, QUE PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO PERCEBE ISSO E QUER VALORIZAR OS MELHORES PARLAMENTARES. ESTES, POR SUA VEZ, DERAM UM COLORIDO INTERESSANTE AO PRÊMIO AO FAZEREM VERDADEIRAS CAMPANHAS VIA INTERNET. O RESULTADO DO ENVOLVIMENTO ESPONTÂNEO DOS USUÁRIOS E DESSAS CAMPANHAS FOI ABSOLUTAMENTE INESPERADO PARA NÓS. NA NOITE FINAL DE VOTAÇÃO, O SITE QUASE SAIU DO AR EM RAZÃO DA ENORME QUANTIDADE DE ACESSOS.

UMA RECEPTIVIDADE, CLARO, QUE TORNA IRRESTÍVEL A IDÉIA DE TORNAR O PRÊMIO PERMANENTE. É O QUE FAREMOS, ADOTANDO AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA APRIMORÁ-LO E ENGRANDECÊ-LO.

O OBJETIVO É FAZER DO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO UM INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS CIDADÃOS. UM CONVITE PARA QUE ELES AFINEM SUA SINTONIA NO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DO CONGRESSO NACIONAL, VENDO QUEM FAZ O QUÊ E COMO.

REGISTRO, NO ENTANTO, QUE O PRÊMIO EM NADA MUDA NOSSA PROPOSTA EDITORIAL DE COBRIR O LEGISLATIVO FEDERAL E A POLÍTICA COM INDEPENDÊNCIA E OLHAR CRÍTICO, SEMPRE ASSEGURANDO ESPAÇO ÀS MAIS DIVERSAS VISÕES IDEOLÓGICAS E VERSÕES POSSÍVEIS DOS FATOS RELATADOS, MAS NÃO HESITANDO EM RELATAR, ANALISAR, QUESTIONAR E, QUANDO FOR O CASO, DENUNCIAR.

POR FIM, AGRADECEMOS O APOIO QUE ENCONTRAMOS NOS PATROCINADORES DO PRÊMIO, A PETROBRAS E A BRASIL TELECOM, E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EM ESPECIAL, AO PRESIDENTE ALDO REBELO, AO SEU CHEFE DE GABINETE, FREDO, AO CERIMONIAL DA CASA E A TANTOS OUTROS FUNCIONÁRIOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA REALIZAR ESTA CERIMÔNIA.

DEIXAMOS AINDA NOSSOS AGRADECIMENTOS A CRISTINA SERRA, JORNALISTA DAS MAIS RESPEITADAS DO PAÍS, QUE NOS DÁ O PRAZER DE TÊ-LA AQUI COMO MESTRE-DE-CERIMÔNIAS; A TODA A EQUIPE DE REORTAGEM DO CONGRESSO EM FOCO, AO EDSON, SORAIA, DIEGO, RODOLFO, LÚCIO, TARCISO E RICARDO; AOS COLUNISTAS DO SITE, CLÁUDIO VERSIANI, MÁRCIA DENSER, PAULO KRAMER, RONALDO BRASILIENSE E MARCOS MAGALHÃES; AO MAURÍCIO, RESPONSÁVEL PELA PARTE DE DESENVOLVIMENTO DO SITE; ÀS PESSOAS QUE PASSARAM PELO CONGRESSO EM FOCO, A QUEM HOMENAGEAMOS NO NOME DO JORNALISTA ANTÔNIO VITAL, QUE FEZ UM TRABALHO FUNDAMENTAL NO PRIMEIRO ANO DE VIDA DO SITE;  E, PRINCIPALMENTE, AGRADECEMOS AOS NOSSOS LEITORES.
 
SÃO ELES A RAZÃO DE SER DO NOSSO TRABALHO. E ELES EXPLICAM, JUNTAMENTE COM O POTENCIAL DESSA MÍDIA FANTÁSTICA QUE É A INTERNET, COMO UM GRUPO DE JORNALISTAS QUE TEM NA VONTADE DE FAZER BOM JORNALISMO SEU MAIOR CAPITAL CONSEGUE CONSOLIDAR UM VEÍCULO QUE HOJE CONTA COM UM PÚBLICO EXPRESSIVO E CADA VEZ MAIOR RECONHECIMENTO.

MUITO OBRIGADO.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!