O que foi destaque no Congresso em Foco em 2013

Do número recorde de parlamentares sob investigação aos mais de 2 mil brasileiros jurados de morte, veja algumas das principais reportagens do site e da revista que merecem ser lidas (de novo)

Neste Dia de Natal, o Congresso em Foco saúda seus leitores com a relação de 12 reportagens e séries publicadas pelo site e pela revista que ganharam destaque ao longo do ano. São matérias especiais, ou publicadas em primeira mão, que reúnem alguns dos temas mais importantes e polêmicos do ano, como as manifestações de junho, os rolos judiciais de deputados e senadores, a farra com a verba pública para o exercício do mandato e os supersalários.

VALE A PENA LER DE NOVO

Número de parlamentares investigados bate recorde
Levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco mostrou que, em agosto, tramitavam no Supremo 542 inquéritos e ações contra 224 parlamentares federais. Saiba quem são eles.

Exclusivo: 2 mil brasileiros estão jurados de morte
Em sua última edição de 2013, a Revista Congresso em Foco revela o mapa das ameaças de morte no Brasil. Mais de 2 mil pessoas estão incluídas em programa de proteção por terem testemunhado ou denunciado violações e outros crimes. Mas o número de ameaçados é maior. Destacamos a história de alguns desses ameaçados.

Gurgel denuncia Renan no caso dos bois de Alagoas
Nas vésperas da eleição para a presidência do Senado, o Congresso em Foco revelou que o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou Renan Calheiros (PMDB-AL) no inquérito em que é acusado de usar notas frias para comprovar que ele, e não o lobista da Mendes Júnior, pagou suas despesas particulares. Mesmo assim, Renan voltou à presidência da Casa, de onde havia caído após essas e outras denúncias em 2007.

A farra do cotão
Entre julho e agosto, o Congresso em Foco publicou uma série de reportagens sobre os gastos suspeitos de parlamentares com a verba para o exercício do mandato, o chamado cotão. Por causa das matérias, a Câmara alterou as regras para coibir abusos.

Raposa Serra do Sol vive abandono após quatro anos
Adversários na demarcação da segunda maior reserva indígena do país, fazendeiros e índios se unem na crítica ao poder público por descaso com a região. Indígenas querem apoio para produzir. Nosso repórter esteve no local e mostrou como anda o clima naquela região de Roraima.

TCU manda Senado devolver R$ 788 milhões em supersalários
O Congresso em Foco informou, em primeira mão, que o Tribunal de Contas da União determinou a devolução de R$ 788 milhões e exigiu que o Senado cortasse em 30 dias os valores pagos indevidamente. Mais uma capítulo da série de reportagens do site sobre os supersalários.

As faltas dos deputados e senadores
Levantamento da Revista Congresso em Foco mostrou como foi o índice de comparecimento dos parlamentares em 2012. O número de faltas diminuiu no Senado, mas aumentou na Câmara. Mostramos ainda que o Senado esconde relatório de assiduidade dos senadores.

Polícia confirma fraude em votação de royalties
Em 13 de setembro, o Congresso em Foco revelou que a Polícia da Câmara confirmou a existência de fraude na sessão que derrubou vetos de Dilma à nova Lei dos Royalties. Até o Jornal Nacional repercutiu a notícia, dando o crédito da informação ao site.

A vida do primeiro deputado presidiário na cadeia
Reportagem exclusiva da Revista Congresso em Foco revela o dia a dia de Natan Donadon na Papuda. Com o mandato, parlamentar garante cela individual e mais segurança contra atos de violência sexual.

Presidente da CDH é acusado de estelionato
O Congresso em Foco mostrou que o então eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano (PSC-SP), era réu em ação penal no Supremo. O deputado era acusado de inventar um acidente para justificar ausência em evento para o qual já havia recebido cachê. O caso acabou arquivado meses depois.

Manifestantes tomam a cobertura do Congresso
No histórico dia 16 de junho, em que mais de 1 milhão de brasileiros saíram às ruas para protestar, cerca de 5 mil pessoas tomaram a cúpula do prédio do Congresso. Eles protestavam contra gastos na Copa do Mundo, situação da saúde e do transporte público.

Oposição perde um quarto da bancada na Câmara
Levantamento do site mostrou que, desde a posse, PSDB, DEM e PPS perderam 29 deputados para outras legendas e viram a bancada oposicionista ser reduzida a 82 nomes. PSB e PDT também encolheram com o troca-troca partidário.

AS MAIS LIDAS DO CONGRESSO EM FOCO EM 2013

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!