O que a Filosofia pode ensinar neste mundo de pernas pro ar

Assinada por Gabriele Cornelli e Henrique Fróes, nova coluna do Congresso em Foco busca nos clássicos da Filosofia respostas para os grandes desafios do Brasil de hoje, das críticas aos políticos à corrupção

 

Em matéria de produzir sustos, o Brasil está insuperável, né? Cada hora, um escândalo. Você talvez não esperasse muita coisa de Temer, ou de Aécio, Lula, Dilma e todas essas outras figuras que a delação da JBS tornou um pouco mais inacreditáveis aos nossos olhos. Mas é incrível como elas continuam a nos decepcionar e nos chocar. E a gente aqui, no Congresso em Foco, esperando o impossível – uma brecha no explosivo noticiário político pra botar na manchete este convite.

Um chamado que aqui chega, no lugar mais nobre do site, depois de termos desistido de esperar um momento de calmaria. Não houve nos últimos dias, nem haverá nos próximos, nenhum respiro na insana marcha dos acontecimentos que degola reputações, acirra os ânimos entre as diversas facções políticas e mantém a atividade econômica em banho maria. Dane-se, pois, o break no noticiário.

Mas, qual convite? Convite para refletir sobre as questões que nos angustiam com a ajuda de quem levou mais longe as fronteiras do pensamento. Essa é a proposta da mais nova coluna do Congresso em Foco, Pergunte aos clássicos. Ela ficará a cargo de Gabriele Cornelli e Henrique Fróes, uma dupla mais do que qualificada profissional e intelectualmente para traduzir em bom português, de forma clara e sedutora, como os filósofos que lançaram as bases do pensamento ocidental meditaram sobre temas que fazem parte do nosso dia a dia.

Porque, ou a gente para de vez em quando para pensar com mais profundidade a respeito dos nossos problemas, ou apenas aprofundaremos o buraco que nos consome minuto após minuto, dia após dia.

Sintomaticamente, Gabriele e Henrique escolheram a corrupção e a chamada Lei de Gérson como temas da sua coluna de estreia. Não deixe de ler e, abaixo, veja o vídeo que imortalizou o infeliz comercial que associou um dos grandes craques do futebol brasileiro à "arte de levar vantagem em tudo".

 

 

Leia a coluna de estreia: Sócrates e a Lei de Gérson

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!