O perfil dos melhores parlamentares do ano

Edson Sardinha e Bruno Arruda

 

Os 42 finalistas do Prêmio Congresso em Foco 2008 têm mais em comum do que o fato de terem sido apontados por jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado como os parlamentares que mais se destacaram no exercício do mandato este ano. A maioria dos deputados e senadores que disputa o voto do internauta até o dia 20 de novembro acumula mais de dois mandatos, representa eleitores e estados do Centro-Sul do país e está filiada a partidos de centro-esquerda.

 

Com exceção de três parlamentares, todos os demais têm curso superior. O leque de profissões exercidas pelos finalistas antes de ocupar cargo eletivo é amplo. Há representantes de 18 áreas distintas: do direito (juiz, promotor e advogado) – a mais numerosa, com uma dezena de parlamentares – a outras que têm apenas um representante, como a metalurgia e a pedagogia.

 

Para facilitar a escolha do internauta que ainda não decidiu quais são os congressistas que merecem receber, no dia 1º de dezembro, em Brasília, o Prêmio Congresso em Foco, este site publica hoje (13) um perfil atualizado dos 26 deputados e 16 senadores selecionados por 204 jornalistas que cobrem o Legislativo. 

 

Acessando os links abaixo, o leitor pode verificar diversas informações relacionadas aos parlamentares, como o patrimônio declarado, as áreas de atuação no Congresso e os gastos de campanha.





Deputados


Aldo Rebelo (PCdoB-SP)

Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ)

Arlindo Chinaglia (PT-SP)

Chico Alencar (Psol-RJ)

Ciro Gomes (PSB-CE)

Fernando Coruja (PPS-SC)

Dr. Rosinha (PT-PR)