O novo troféu do Prêmio Congresso em Foco

Eduardo Militão

O troféu mais cobiçado pelos 594 parlamentares federais brasileiros está de roupagem nova. Em sua terceira edição, o Prêmio Congresso em Foco vai brindar os três deputados e os três senadores que mais bem exerceram o mandato em 2008, na avaliação do internauta, com uma nova peça criada pela artista plástica Suzana Gouveia.

A disputa pelo prêmio segue acirrada. A cinco dias do encerramento da votação, mais de 580 mil votos já foram computados até agora, mais que o dobro dos 241.750 registrados no ano passado. Ao todo, concorrem ao prêmio os 42 parlamentares que, segundo 204 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, mais se destacaram no ano. A classificação final, no entanto, está sendo dada pelo leitor, que tem até a próxima quinta-feira (20) para votar.

Clique aqui para votar

Acompanhe o resultado parcial da votação em tempo real

Veja o perfil dos finalistas

De acordo com Suzana, o novo troféu do Prêmio Congresso em Foco enfatiza o papel de fiscalização que a sociedade deve exercer sobre o trabalho dos parlamentares. A obra de arte é composta de uma base de granito para sustentar uma escultura de bronze e alumínio. Após o desenho do projeto, ela esculpiu um protótipo em cera. O trabalho foi finalizado em uma fundição artística.

Lançando luzes

O troféu, explica a artista plástica, pode ser entendido ao menos de duas maneiras. “Fiquei mais focada no observatório daquilo que nossos políticos fazem. Está todo mundo de olho neles”, afirma. As luzes sobre o Parlamento sinalizam que é possível, sim, ver uma atuação digna no Legislativo.
“O raio polido transmite a idéia de iluminação. Os grandes políticos são iluminados, pelo menos é isso o que se espera deles. Inconscientemente, acho que foi isso que veio à minha mente”, conta Suzana.

Baiana de Salvador, ela está radicada em São Paulo há 40 anos. Formada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, a artista plástica coleciona em seu currículo diversos cursos de escultura e desenho. O contato com os ateliês começou cedo, já aos cinco anos de idade.

Em 1995, Suzana abriu uma empresa especializada em fazer dos troféus verdadeiras obras de arte. “É fazer esculturas como prêmio”, resume Suzana. Parte desses trabalhos pode ser vista em seu site.

Premiação

Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco serão homenageados no próximo dia 1º, em Brasília. Todos os 42 finalistas receberão certificados ressaltando sua atuação no Parlamento em 2008. O troféu será entregue aos três primeiros colocados, de acordo com a votação na internet. Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada Casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem.

Com a mesma honraria serão contemplados os mais bem avaliados na consulta feita aos jornalistas – o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) – e o parlamentar que, segundo o internauta, mais se destacou no combate à corrupção este ano. Essas são as mais novas categorias do prêmio.

Se você ainda não votou, está em tempo (clique aqui). A cada leitor é permitido votar somente uma vez, escolhendo até cinco senadores e no máximo dez deputados. Já para a eleição do parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção, está autorizada apenas uma escolha. Os votos terão de ser confirmados por meio de link encaminhado automaticamente ao endereço eletrônico informado pelo internauta.

Reconhecimento

Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Ambev, do Sindilegis e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Em sua terceira edição, o prêmio pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes (saiba mais sobre o prêmio).

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!