O Globo destaca levantamento da Revista Congresso em Foco

Reportagem revela que, dos mais de 500 parlamentares investigados pelo Supremo desde a redemocratização do país, apenas 16 foram condenados. Quase 30% dos atuais congressistas estão sob investigação

O jornal O Globo destaca, na edição deste domingo (20), reportagem publicada pela Revista Congresso em Foco que mostra, com base em levantamento exclusivo, que apenas 16 parlamentares no exercício do mandato foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a redemocratização. Nesse período, mais de 500 deputados e senadores responderam a processo no Supremo. Ainda assim, apenas metade dos condenados cumpre ou cumpriram suas penas. Três recorrem e cinco tiveram suas penas perdoadas porque seus casos prescreveram na Justiça.

Leia a reportagem completa da revista ou assine a revista

Um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o juiz Márlon Reis disse ao jornal que o reduzido número de condenações está ligado à impunidade contra autoridades no país e ao excesso de processos em tramitação no Supremo.

“Esse número é a mais cabal demonstração da impunidade. A institucionalidade brasileira não consegue aplicar a lei penal contra altos mandatários e deixa a impressão de que a Procuradoria-Geral da República é formada por incompetentes que não têm o mínimo crivo para apresentar elementos que sustentem uma ação penal”, afirmou Márlon.

A reportagem também destaca o elevado número de congressistas que respondem, atualmente, a inquérito ou ação penal na corte: mais de 170, segundo a última atualização feita pelo site a pedido do Globo. Isso representa quase 30% da atual composição da Câmara e do Senado.

Veja a reportagem no Globo

Confira no Congresso em Foco:

Os deputados sob investigação no Supremo

Os senadores sob investigação no Supremo

Mais sobre processos

Confira ainda:

A reportagem completa na Revista Congresso em Foco

Se você não é assinante do UOL da revista, entre aqui e faça sua assinatura agora

Saiba onde comprar a Revista Congresso em Foco nas bancas de Brasília

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!