Novos ministros devem ser anunciados amanhã

Previsão é que integrantes da equipe econômica trabalhem em esquema de transição, sem posse imediata. Joaquim Levy é o favorito para assumir o Ministério da Fazenda e Nelson Barbosa o Ministério do Planajemanto

Os novos ministros da Fazenda e do Planejamento serão anunciados oficialmente amanhã (27) pela presidenta Dilma Rousseff. No entanto, não há previsão da data da posse dos dois novos titulares da equipe econômica, que substituirão Guido Mantega e Miriam Belchior, respectivamente. Os mais cotados para assumir os cargos são o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy e o ex-secretário-executivo da Fazenda Nelson Barbosa.

A informação é do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann, que não adiantou os nomes que serão anunciados amanhã. Os dois novos integrantes do governo vão trabalhar no Palácio do Palácio com uma equipe que fará a transição entre a atual gestão e a próxima. Os novos ministros deverão conceder entrevista coletiva amanhã, após o anúncio formal.

Havia a expectativa que o anúncio ocorresse na última sexta-feira (21). Os repórteres que cobrem o dia a dia do Palácio do Planalto chegaram a ser avisados que os nomes seriam confirmados neste dia. Porém, a presidenta Dilma Rousseff acabou recuando. Desde então, Levy vem sendo criticado por setores do PT. Intelectuais ligados ao partido chegaram a lançar um manifesto contra a indicação do economista.

Por conta da reação contrária, petistas fiéis ao Palácio do Planalto saíram em defesa da possível indicação. Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) afirmou que Levy "será guardião do modelo de desenvolvimento para o Brasil que, já largamente experimentado, mostrou que dá certo".

Mais sobre reforma ministerial

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!