Novo ministro do Planejamento promete monitorar programas sociais

Valdir Simão pretende cruzar dados para identificar pessoas que não deveriam estar se beneficiando dos programas sociais do governo

O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, disse que pretende usar sua experiência no comando da Controladoria-Geral da União (CGU), para monitorar os programas sociais do governo. Em entrevista ao jornal O Globo, ele declarou que o seguro defeso e o seguro-desemprego são os benefícios que costumam a ter maior índice de fraudes, mas ressalta que todos os programas serão fiscalizados.

“A integração das informações das diversas políticas públicas é central para que possamos identificar as pessoas que não atendem os critérios de elegibilidade”, afirmou o ministro. “A ideia é criar um ambiente de monitoramento e de controle em tempo real de todos os programas sociais do governo”, completou.

Valdir Simão assumiu oficialmente o Ministério do Planejamento na última segunda-feira (21), no lugar de Nelson Barbosa, que substituiu Joaquim Levy na Fazenda.

Para Simão, a meta de superávit fiscal primário de 0,5% do PIB em 2016  “é bastante ousada”, mas avalia que ela poderá ser atingida se houve melhoria na gestão dos recursos e na arrecadação, além de redução de gastos. O ministro também ressaltou a importância da aprovação da CPMF pelo Congresso, considerada a principal proposta de mudança legislativa para a área.

Veja a entrevista completa em O Globo

Mais sobre economia brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!