Nova lista a favor de Bolsonaro já circula na Câmara e pode ganhar apoio de bivaristas

A "guerra de listas" que vai definir o líder do PSL na Câmara dos Deputados não deve acabar com as três listas que já foram apresentadas nessa quarta-feira (16). É que, para garantir que a liderança sairá das mãos do Delegado Waldir (GO) para as mãos de Eduardo Bolsonaro (SP), os deputados aliados do presidente Jair Bolsonaro já preparam uma quarta lista a favor de Eduardo. E essa lista pode ter a mesma quantidade de assinaturas apresentada pelo Delegado Waldir, pois os bolsonaristas alegam que alguns dos aliados de Luciano Bivar estão "mudando de lado" para apoiar a ala que é fiel ao presidente da República.

> Aliados de Bolsonaro pedem apoio de eleitores para tornar Eduardo líder do PSL na Câmara

"Já estamos fazendo uma nova lista e trazendo pessoas para ela. Vamos deixar isso na manga. Vamos usar se for preciso", contou o deputado Filipe Barros (PR), dizendo que cinco deputados que inicialmente apoiaram a manutenção do Delegado Waldir na liderança do PSL agora vão assinar a lista que pede a condução de Eduardo Bolsonaro para o cargo. Essa lista, que inicialmente contava com o apoio de 27 deputados, pode passar a ter, portanto, as mesmas 32 assinaturas apresentadas inicialmente pelo Delegado Waldir.

Barros não revelou que deputados são esses. Só disse que a ala bolsonarista vai crescer porque alguns deputados só assinaram a lista em apoio a Waldir porque foram coagidos. "O Delegado Waldir passou a lista e coagiu os deputados. Intimidou dizendo que eles seriam expulsos das comissões se não assinassem", atacou Barros, dizendo que, diante disso, a ala bolsonarista logo conseguiu angariar o apoio desses parlamentares. "Argumentamos e mostramos que o Waldir está usando a liderança para boicotar o presidente Bolsonaro", alegou.

O deputado disse, porém, que essa nova lista não será divulgada agora. A ideia é tirar essa carta da manga apenas se for necessário, visto que já há três listas na Secretaria Geral da Mesa. Duas são a favor de Eduardo Bolsonaro e têm 27 assinaturas. A outra tem 32 assinaturas e apoia o Delegado Waldir.

A ala bivarista diz que o maior número de assinaturas seria o suficiente para levar a questão, mas admite que a decisão agora cabe à Câmara. Já a ala bolsonarista diz que o que vale é a última lista protocolada, que é a favor de Eduardo. Por isso, só promete protocolar esta nova lista caso os aliados de Waldir e Luciano Bivar façam outra manobra para manter a liderança. "Eles vão ficar nessa atitude infantil de apresentar lista atrás de lista", arriscou Barros, admitindo que, se for assim, a ala bolsonarista também vai continuar no jogo e protocolar essa nova lista.

> Liderança do PSL: Leia quem são os deputados pró-Eduardo e os Pró-Waldir

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!