Nelson Barbosa é o novo ministro da Fazenda

Palácio do Planalto anunciou a substituição de Joaquim Levy por Nelson Barbosa. Valdir Simão assumirá o comando do Ministério do Planejamento

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa assumiu o lugar de Joaquim Levy no comando do Ministério da Fazenda. Barbosa será substituído por Valdir Simão, ministro Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). O anúncio foi feito ainda hoje (sexta, 18) pelo Palácio do Planalto.

"A presidenta agradece a dedicação do ministro Joaquim Levy, que teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica, e deseja muito sucesso nos seus desafios futuros", diz a nota divulgada pela Presidência (veja a íntegra abaixo). O comando da CGU será assumido interinamente por Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

Apesar das divergências – enquanto Levy defendia uma política econômica marcada por medidas de ajuste fiscal, Barbosa era favorável à flexibilização da meta fiscal – os dois atuaram juntos no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, no enfrentamento dos efeitos da crise econômica. Ontem (17) o Congresso Nacional aprovou a meta fiscal de 0,5% do PIB, um índice menor do que o defendido por Levy, de 0,7%. Outra frustração enfrentada pelo ministro esta semana foi a votação da MP 694, adiada para fevereiro. A medida faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo federal para minimizar o deficit orçamentário e aumentar a arrecadação em R$ 9,9 bilhões em 2016.

Os rumores sobre a saída de Levy ganharam força esta semana, porém, o ministro evitava declarar isso com todas as letras. Ao referir-se ao final do ano fiscal durante uma entrevista, o ministro sinalizou que ali estaria terminada sua tarefa.

Veja a íntegra da nota divulgada pela Presidência da República:

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, hoje, dois nomes da equipe econômica do seu ministério.

Para o Ministério da Fazenda, a presidenta indicou o sr. Nelson Barbosa. O novo titular do Ministério do Planejamento será o sr. Valdir Moysés Simão.

A presidenta agradece a dedicação do ministro Joaquim Levy, que teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica, e deseja muito sucesso nos seus desafios futuros.

Assume interinamente, como Ministro Chefe da CGU, o Sr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

SIMP/Secom

Mais sobre economia brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!