Congresso em Foco

Dirceu em seu QG de trabalho nos dias que antecederam a prisão definitiva

Na última entrevista antes da prisão, Dirceu aprova estratégia do PT: “Está tudo arrumadinho”

18.05.2018 07:30 257
Atualizado em 02.07.2019 20:08

Reportagem Em
Publicidade

 

José Dirceu era a imagem da resignação ao conversar com a reportagem do Congresso em Foco poucos dias antes de sua prisão definitiva, decretada ontem (quinta, 17). Sabia que dali a alguns dias – diante do esgotamento de recursos, da confirmação de sentença e da ordem de execução de sua pena após condenação em segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre) – voltaria ao cárcere para longos anos de prisão. Mas, estrategista máximo do PT dentro ou fora da cadeia, Dirceu volta para prisão com o mapa político das eleições 2018 na cabeça. Um retorno esperado do qual seu pensamento quis fugir todos os dias até hoje. Do lado de fora, Dirceu leu muitas notícias e fez diversas reuniões que o levaram à seguinte conclusão a respeito da corrida presidencial  de 2018: “A esquerda está certinha”.

Publicidade

Publicidade

O que Dirceu quis dizer não tem relação com a conduta de seu partido ou diz respeito às denúncias do mensalão ou da Operação Lava Jato. Entre o certo e errado, o ex-ministro da Casa Civil se refere à estratégia política em um cenário com o ex-presidente Lula condenado e preso na Lava Jato, mas líder das intenções de voto. “Do nosso lado, está tudo arrumadinho. [Guilherme] Boulos é candidato [do Psol]. Manuela [D’Ávila, do PCdoB] é candidata. Ciro [Gomes, do PDT] é candidato. Joaquim Barbosa, eu não sei o que vai acontecer, mas está no PSB, que em parte é do nosso campo”, vislumbrou o ex-cacique petista, que tem até as 17h desta sexta-feira (18) para se apresentar à Polícia Federal em Brasília.

<< Dirceu: “Como vou deixar o país se o Lula está preso?”

Publicidade

Dirceu não sabia, mas cogitava, que o ex-ministro desistiria de concorrer à sucessão do presidente Michel Temer, em um banho de água fria nos 10% de eleitores que, segundo o Instituto Datafolha, nele votariam. Ao diagnosticar a estratégia eleitoral do PT e seu entorno como correta, o petista dava mais uma pincelada sobre o que vinha repetindo a todos os que buscaram suas opiniões no período em que passou fora da cadeia.

Nessa lógica de arranjos eleitorais, até mesmo o ex-ministro e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, crítico ferrenho do PT, tem sido visto como alguém mais perto da esquerda do que qualquer outro candidato do centro ou da direita. O ex-magistrado se filiou a um partido em crise, mas que historicamente caminhou ao lado do PT e dos ideais de esquerda e que tenta viabilizar sua candidatura. Joaquim se diz um “social democrata”, mas sem qualquer identidade com a social democracia do atual PSDB, e Dirceu sabe disso.

A conversa transcorreu na tarde de uma dessas quartas-feiras de intensa movimentação no Congresso, em uma casa no Lago Sul, bairro valorizado de Brasília. Ao som do cubano Buena Vista Social Club e cercado por uma estrutura que lhe permite acesso ao mundo, Dirceu reitera o discurso petista: não há plano B, não há alternativa de nome se Lula não for candidato. Mas vai além, e pontua o prazo em que essa estratégia pode mudar.

Nesse sentido, faz apostas altas. “O PT tem que ficar parado. Temos o candidato que ganha em primeiro e segundo turno com 40% dos votos. Pra que nós vamos nos mexer? Os outros é que estão todos desesperados, batendo cabeça, se afogando”, disse, com o característico sotaque mineiro carregado.

O processo

“Vivi clandestino quase 15 anos da minha vida”, recorda-se, ao lembrar do período em que foi preso, deportado e exilado em meio à ditadura militar (1964-1985). Em um dos períodos mais sombrios da recente história brasileira, em setembro de 1969, foi deportado para o México com mais 14 presos políticos, como contrapartida pela libertação do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, sequestrado naquele ano pela guerrilha armada antirregime.

 

Dirceu dá adeus à liberdade, mais uma vez, rumo ao cárcere

 

Depois disso morou em Cuba e em, 1971, chegou a voltar na clandestinidade para o Brasil. Para não ser reconhecido, passou por cirurgias plásticas e mudou radicalmente sua aparência. No ambiente em tese democrático de um bairro burguês, Dirceu agora conversava no campo da informalidade, sem a liturgia clássica do jornalismo de gravador e bloquinho de papel na mão. Em vários momentos, ele desvia o assunto e conversa amenidades. Estava na expectativa de rever amigos advogados naquele mesmo dia.

“Só tive advogado que gosta de mim”, diz, diante de um dos muitos advogados que o acompanham.

<< Câmara autoriza aposentadoria de quase R$ 10 mil a José Dirceu

<< “Maldição” persegue nove ministros da Casa Civil

Dirceu foi condenado como chefe da quadrilha no julgamento do mensalão, em 2012, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De lá para cá, segundo investigadores, jamais deixou de delinquir, o que o ex-ministro nega. Como ele mesmo disse em entrevista à colunista Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo), veiculada em 20 de abril, apenas admite ter cometido um “erro” em uma relação nebulosa na negociação de um imóvel com o lobista e delator da Lava Jato Milton Pascowitch.

“Era um empréstimo não declarado. Que virou propina. Foi uma relação indevida. Admito. Mas não criminosa”, protestou o petista.

Sina

Era feriado de 15 de novembro de 2013 quando Dirceu teve a prisão decretada pela primeira vez. Na ocasião, ergueu o punho em saudação a militantes do PT ao se entregar na Polícia Federal de São Paulo, sob gritos de “Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro!”. Ficou 354 dias preso, em Brasília, até conseguir a progressão de pena, em 2014, graças aos dias de trabalho e estudos dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Voltou para a prisão menos de um ano depois, já em 2015, desta vez por causa da Lava Jato. Os pagamentos de empresários para a empresa de consultoria de Dirceu chamaram a atenção dos investigadores. Resultado: mais de 30 anos de condenação.

 

À posteridade: feita no dia em que saiu a ordem judicial, esta é a última imagem pública de Dirceu antes da prisão

 

Quando perguntado sobre o que está lendo, o petista sorri e diz que vem lendo processos. Mas depois aponta obras de história, literatura e economia. Como as biografias de Vladimir Ilyich Ulyanov (1870-1924) – mais conhecido como Lenin, o revolucionário comunista que lhe inspira ideologicamente – e Josef Stalin (1878-1953), secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética pós-Revolução Bolchevique (1917). Dirceu diz não se recordar do autor das biografias, mas cita o mais recente livro do jurista Fábio Konder Comparato, A Oligarquia Brasileira (Contracorrente), entre suas leituras atuais.

Até 2016, o próprio Dirceu mantinha um blog com avaliações políticas e memórias, mas ele já desativou a página virtual. “O que eu falo acaba tendo muita repercussão. Então eu prefiro falar pouco. Coisa do Brasil, gosta de transformar as pessoas em celebridade”, explica.

Dirceu não terá acesso à internet na cadeia, mas já sabe o que fazer. Garante que vai trabalhar e ler o máximo que puder, como maneira de diminuir a pena e passar os dias com algum alento. De vez em quando, poderá enviar por meio de advogados instruções e pensatas ao comando do PT e à militância “das esquerdas”. Calcula em algo como sete anos o total de pena que deve cumprir. Até lá, imagina, a visita dos filhos e demais parentes servirão para diminuir o peso do cárcere.

 

<< Condenado na Lava Jato, Dirceu conclama petistas a ocuparem Porto Alegre em defesa de Lula

<< Dirceu descarta envolvimento de Lula no mensalão, mas desabafa: “Todos no mesmo saco”

257 respostas para “Na última entrevista antes da prisão, Dirceu aprova estratégia do PT: “Está tudo arrumadinho””

  1. ALMANAKUT BRASIL disse:

    Com a Dona ONÇA está arrumadinho faz tempo!

    Ela só espera darem motivo, para ela dar o bote!

  2. Carneiro disse:

    De tivermos mais 04 anos de governo estilo Temer (entreguista e com redução de renda) o povo vai morrer de fome!

  3. Luiz Prado disse:

    O UOL e a Folha são nitidamente petistas e/ou esquerdistas (PSOL, PC do B e tais). Não que os demais não sejam corruptos, mas não há porque dar tanto “glamour” a presidiários comuns. Dirceu e Lula aprovarem ou deixarem de aprovar alguma coisa, a essas alturas, é totalmente irrelevante. Eles já são o que se costuma chamar de “cachorro morto” e desaparecerão na lixeira da história. Tentar comparar Lula com Nelson Mandela é um disparate. Mandela nunca foi preso por corrupção e nunca traiu o seu povo.

  4. Luiz Prado disse:

    Dirceu agora é cachorro morto. E o lero-lero de que a “guerrilha armada” alguma vez teve alguma chance de fazer algo além de cometer alguns roubos, sequestros e assassinatos precisa acabar, já que nunca teve nem sombra de apoio popular. Essa versão intelecutalóide da história do Brasil precisa ir para lixo juntamente com a megalomania de Dirceu e Lula, dois grandes traidores dos trabalhadores e da nação.

  5. Mônica Schotgues disse:

    Podia ler “A Mente Esquerdista – As causas psicológicas da loucura política”. Quem sabe para de fazer mal ao país não só com seus crimes, mas também com suas ideias.

  6. neli faria disse:

    Foi meu ídolo no passado. Lamentável o que se fez com o Brasil: tudo de ruim que acontece com o País graças aos Larápios do erário. Todos, sem nenhuma exceção.
    Todo apoio para a Lava Jato.

  7. pedro-brás disse:

    como pode um país(eua) que apoiou a ditadura no Brasil,treinou torturadores,criou o Bin Laden,apoiou e matou o Sadam Hussein ,matou milhares de pessoas no Japão e Vietnam,financia guerras,ser um país exemplar?

  8. ALMANAKUT BRASIL disse:

    Esse bandido é uma das provas vivas de que o Regime Militar foi brando e não fuzilou seus maiores opositores no paredão, como fizeram as DITADURAS comunistas!

    Querem promover julgamento sobre ações do passado, então só começar por essa raça de peçonhentos!

  9. ALMANAKUT BRASIL disse:

    Esse bandido é uma das provas vivas de que o Regime Militar foi brando e não fuzilou seus maiores opositores no paredão, como fizeram as DITADURAS comunistas!

    Querem promover julgamento sobre ações do passado, então só começar por essa raça de peçonhentos!

  10. Alexsander disse:

    José Dirceu é preso político !
    Assim como ele, Lula, Vaccari.

    A direita brasileira só prende quem pra ela representa uma ameaça concreta. Na bem da verdade, Lula e Zé Dirceu, o primeiro pela capacidade de aglutinação das massas, o segundo pela capacidade de articulação, são perseguidos impiedosamente pelos canalhas que que se confraternizam na terra do Tio Sam !!!

    Esses, são lixos da história. Lula e Dirceu, são gigantes pelos quais os coxinhas, jamais entenderão, como jamais entenderam Getúlio Vargas !

  11. Hermes Alves disse:

    Um homem que é brilhante, inteligente e sábio em política. A elite está perdida, sua política é chata e não convence mais ao povo. O povo brasileiro experimentou o SER E TER, pois só sabia que os OUTROS TINHAM, novelas que iludem com “só quem pode é rico”. Agora o PT ensinou o povo a SER e a TER. Não se tira isso do povo mais, porque IDÉIAS NÃO MORREM.

  12. Gregorio Luiz disse:

    Parabéns justiça brasileira. Mais um ladrão canalha na cadeia. Zé é ladrão canalha e bandido.

  13. Antonio disse:

    Pq ele tem certeza que o presidiário ganha?Pq ele sabe que a urnas eletrônicas “funcionam”.

  14. Luiz Roberto Messias disse:

    Entrevista com o Zé Dirceu é pura falta de assunto!!! Vai pra cadeia, de onde não deveria ter saído!!!

  15. Renan disse:

    Ninguem do povão no Brasil quer ver um Lula e asseclas querendo montar aqui uma DITADURA COMUNISTA, nem os GENERAIS!
    Fazer daqui Venezuela II? Qual é a tua?
    Os sulistas ensinaram com agir com Lula e seus cupinchas: pé no rabo!

  16. Fernando Gaspar disse:

    O que esta arrumadinho é a cela do vagabundo na cadeia. Queria saber como é feita essas pesquisas que apontam um presidiário condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e ainda respondendo a mais 7 processos criminal, incluindo um por formação de organização criminosa. Tem coisa errada ai, ou os institutos de pesquisas omitem informações da real situação do Lula ou simplesmente as pesquisas são compradas.

  17. Roger Müller disse:

    não tem que dar audiência para este bandido

  18. Francisco Clovis Pereira de Al disse:

    O problema não é fulano ou sicrano. Qualquer um que entrar lá vai lutar pelos interesses próprios e de seus comparsas. O sistema está totalmente corrompido, seria necessário uma nova constituição com cláusulas pétreas para combate efetivo a corrupção, diminuir o tamanho do estado, privatizar ao máximo, proibir assistencialismo eleitoral, investir maciçamente em educação, o povo poder destituir qualquer servidor público através de mecanismos de controle popular ou plebiscito e finalizando que o político tenha que ser fiel ao programa e ideais do seu partido, sob pena de perder o mandato e não poder eleger-se mais.

  19. Marcos Rocha disse:

    Quando acabar esses bandidos corruptos, a imprensa vai entrevistar os barões do tráfico….????

  20. Graid disse:

    Certinho! Assim o PT nao elege ninguem. Graças a Deus!

  21. SECOTEC SERIDÓ disse:

    Sou nordestino do interior e, trabalho prestando consultoria na entidade SECOTEC SERIDÓ, voltada para a captação de investimentos destinados ao desenvolvimento rural. Vocês sabem qual foi o grande erro de Lula e sua turma?. Foi simplesmente acreditarem que jamais seriam julgados, por acreditarem que o poder maior de uma nação se resumiria ao executivo. Lula é do tempo em que se defendia o ideal do “qual o poder que não pode!”. Acreditando que jamais seria atingido, agiu de forma escancarada em seus acordos políticos e, de estratégia econômica, esquecendo ele que, por trás estavam os abutres do então PMDB, que remanesciam de épocas em que o petismo não passava de ideais de intelectuais confinados nos porões da ditadura. Lula e, os seus cairam na armadilha dos inescrupulosos estrategistas do hoje denominado MDB, que voltou a adotar a mesma sigla dos tempos de opressão militar. Hoje o Brasil está em uma encruzilhada, onde o que mais se sobressai é a dúvida dos direitistas que não conseguem encontrar um nome a altura para representá-los e, os esquerdistas que, além do próprio Lula, não encontram ninguém que possa representá-los. Minha pergunta? Que democracia é essa que não conseguiu amadurecer a ponto de encontrar em suas bases um projeto de desenvolvimento que, mescle o que existe de bom de ambos os lados?

  22. José Amilton Pontarolo disse:

    A Dilma deu corda para a Polícia Federal, achando que estava fazendo o nome com o povo Brasileiro. Depois disso, graças a Deus, está acontecendo tudo isso. Foi um tiro no próprio pé. O Molusco deve ter puxado a orelha dela. Obrigado Dilma, pelos bons serviços prestados.

  23. Asterio Vieira disse:

    A estrategia dos PeTralhas está mito clara. A reportagem em que JD diz que está tudo acertadinho, apesar de ele está indo para Curitiba, diz tudo. A questão é a seguinte: Eles querem o molusco candidato, mesmo que não consiga registrar a candidatura, para manter ocupada a mente dos aloprados, e, bem próximo das eleições, lançam um plano ‘B’ que é apoiar os partidos de esquerda (puxadinhos – muitos candidatos pulverizando os votos, há uma dispersão) e tentam se manterem em evidência, quando não ha mais tempo de reverter a ideologia. Vão ao segundo turno com tudo para manter a esquerda unida e tentam voltar ao poder politico com coligações na Câmara e no Senado. O plano deles, de se perpetuar no poder, continua.
    Por mim, não reelegeria ninguém.

  24. José Amilton Pontarolo disse:

    Seguidor de Lenin e Stalin, por isso que esse homem só pode ser um demente. O Socialismo/Comunismo não deu certo em lugar nenhum, nem mesmo na Russia. Mataram milhões de pessoas de fome ou por outros meios quem era contra o regime. Aqui é uma piada implantar esse regime. País do Carnaval, onde pessoas ficam duas semanas paradas. Temos muitos vadios por aqui, que não são muito chegados no trabalho.

  25. valmir batista figueirdo disse:

    A estratégia do PT é fácil de compreender. 1º) O PT depende 100% do Lula, pois não tem outro nome, estão presos ou investigados. 2º) O plano é simples e tem nome: “Dias Toffoli” que em setembro, um mês antes das eleições, assume a presidência do STF. 3º) Pauta a revisão da prisão em Segunda Instância, ganha por 6 X 5 e o Lula e a companheirada estará livre e solto. 4º) Mas e a lei da Ficha Limpa? Simples! Consegue-se uma liminar no TSE para se candidatar, como fez Paulo Maluf e tantos os prefeitos pelo Brasil afora, e conseguiram! Se não for este o esquema já traçado, qual será então? Este é o caminho, não existe outro e os petralhas estão jogando toda as suas fichas nisso, pois caso contrário, não haveria sentido um prisioneiro se candidatar. Como disse o Zé a estratégia já está traçada e “está tudo arrumadinho”!

  26. luiz carlos rocha disse:

    Estas pestes endêmicas que tomaram o poder com suas esmolas eleitoreiras para usurpar todos tesouro de nosso país que apodreçam na cadeia e cabe a nós exigir aos que ficam corte de qualquer beneficio ou regalia , além da restituição de tudo que roubaram do que é publico…E fiscalizar todo aquele que administra o que é publico.
    Ao PT e seus companheiros que fique a lição…Ninguém está acima da Lei.

  27. Tucunare disse:

    Dirceu, vou recomendar para que você fique juntinho do lula.

  28. luciano damiao disse:

    Que apodreça, que morra atrás das grades, maldito Rato, corrupto.

  29. MARCELO GOMES disse:

    Acho que o novo presidente deveria criar uma “especie de condomínio prisão” para o PT , seria uma maneira de DEIXAR TUDO ARRUMADINHO, todos juntos ,lendo,escrevendo ,mandando cartas ,etc…

  30. Chris Peduti disse:

    Acho engraçado ! a esquerda sempre se defendendo apontando outro erro! claro, pra quem não tem defesa a melhor estratégia é o ataque… o que eles sempre fazem!!
    Temer está no poder graças á eles mesmo, inacreditável a cara de pau de acusar a direita, qto ao Aécio e Cia Ltda, eles tbm sabem que estão a caminho do Moro.
    Então esquerdalha, fica na miúda, pq seu mimimi já cansou !!!!

  31. Wilhelm Bertalan disse:

    ESTÁ TUDO ARRUMADINHO PARA SAQUEAR A PETROBRÁS NOVAMENTE .

  32. carlos lima disse:

    e quando vamos ver um tucano preso, quando o fake moro, vai parar de andar emplumado de tucano e usando o auxilio moradia?

    • Shakespeare- disse:

      Quando os deputados e senadores petistas irão abrir mão do auxílio moradia? Quando a Gleisi vai criar vergonha na cara e admitir que não passa de uma ladra?

  33. Alex disse:

    Exatamente por causa desse tipo de discussão ignorante que eu não volto mais para o Brasil, é exatamente isso que os bandidos querem, que as pessoas fiquem discutindo, direita, esquerda, isso não tem absolutamente nada haver com o que ocorre neste pais, é simples assim, independente de ideologia ou partido os nossos politicos são em sua grande maioria bandidos, ladrões, e foram eleitos pelo povo que deveria parar de ficar discutindo quenem torcida de clube de futebol e fazer como os franceses com a queda da bastilha. CADA POVO TEM O POLITICO QUE MERECE, e sinceramente, NÓS BRASILEIROS NÃO MERECEMOS ISSO!!! Mas somos culpados por nossa inercia e ignorancia!!! Continuem discutindo quem é mais honesto, PT, PMDB, PTB, PQP, enquanto isso a bandidagem agradece!!!

  34. Tukantin disse:

    Os políticos de esquerda brasileiros ainda não aprenderam a Regra de Ouro de Mujica: tudo o que você adquirir no exercício do cargo, honestamente ou não, será usado contra você até o próximo Golpe das oligarquias que detêm o poder econômico. Só há duas soluções possíveis para o esquerdista honesto: desenvolver as micro e médias empresas de modo a tornar-se indispensável via concorrência do mercado ou possuir apenas bens de família ou pré-cargo. A própria CIA nunca escondeu que são inúmeras as formas de incriminar quem considera ameaça aos seus interesses internacionais, sobretudo em países cujos cidadãos não têm a mesma noção de patriotismo e autonomia que eles. Ao contrário do que disse César, não basta parecer honesto.

  35. Henrique Scherer disse:

    Trabalhar? Esse vagabundo sequestrador comunista não sabe o que é um trabalho honesto na vida.

  36. Luiz Claudio Ferretti disse:

    Está tudo arrumadinho mesmo, todos da corja estão se encaminhando para a prisão.

  37. Alejandro disse:

    PT Cientologia, é assim que enxergo esses petistas que ainda acreditam no lula molusco. Lembram da vaquinha que os militantes fizeram para pagar a fiança do dirceu, e hoje o cara está em uma mansão em Brasília.

  38. Cacá Âncora disse:

    Mais um bandido,voltando pra cadeia…..Agora vai ter um monte de PTralhanáticos reverenciando esse canalha….

  39. Tucunare disse:

    Tivemos sim escândalos durante o Governo Militar, mas nada comparável ao que se vê hoje. Ontem no Rio, ex delegado civil e filha levaram projéteis na cabeça, no meio da rua, sem agredirem ninguém. Ontem mataram muita gente neste Brasil, indefesa e entregue a um sistema de segurança público corroído, desestruturado e mal aparelhado. Desarmaram a população e a entregaram aos ratos traficantes de drogas e armas. O Governo cala a mídia com as verbas faraônicas de publicidade. As redes sociais é que estão lutando por difundir as notícias e sinais de alerta á população. Quem pode assumir este Governo em 18? Bolsonaro sozinho? Será que ele tem condição mesmo? O remédio é uma junta composta por militares e técnicos assessorando. E o Eco Bravo limpando, fazendo a higienização nacional. Já fazemos engenharia, porque não sanitarismo?

  40. Fernando Games BR Amilcar Giac disse:

    Enquanto seus filhos podem visitá-lo no cárcere, os filhos de Celso Daniel, tem que visitá-lo no cemitério.

  41. Carolina Fontana disse:

    Cara de pau!!!

  42. João Batista disse:

    Mais um vermelhinho, comunista, arrogante, quadrilheiro indo para a prisão, lugar de condenado.

  43. Tucunare disse:

    Estas coisas os comunas e a mídia de hoje têm medo de falar: “A marca do regime militar e do capitalismo brasileiro era fazer uma propaganda ufanista com essas obras”, diz o historiador da USP Marcos Napolitano. Em 1979, o Brasil triplicou a capacidade da indústria siderúrgica com o projeto Grande Carajás, numa área de 900 mil km², cerca de um décimo do território nacional. Os militares ainda começaram a implementar redes de metrô nas grandes capitais e ampliaram a malha rodoviária asfaltada de 3 mil para 45 mil quilômetros.

  44. Lula Silva disse:

    Pois é, enquanto isso MORO tira fotos com Aécio, FHC, Temer, Dória invasor de terra, Geraldo merendeiro Alkmim, e os patos da Fiesp, MBL, calados…..

  45. Marioafonso@gmail.com Pedretti disse:

    Pior de tudo é o povo que ainda vota para alguém, onde nesse
    país ser honesto virou chacota.

  46. Tucunare disse:

    O resultado prático foi que em 1964 o Brasil era o 45º PIB do mundo e, 21 anos depois, pulou para a 10ª posição. A frase “O Brasil vai bem, mas o povo vai mal”, do presidente Emílio Garrastazu Médici, foi dita quando o PIB atingia 14% ao ano em plena campanha das grandes obras, mas o país se corroía em meio a aumento da desigualdade social e pobreza. Os militares promoveram uma entrada maciça de capital estrangeiro combinada com arrocho salarial, o que resultou em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa, colocando em prática a fórmula de Delfim Netto, de que era preciso esperar o bolo crescer para só depois dividi-lo. “Não se pode distribuir o que ainda não foi produzido a não ser tomando emprestado”, diz hoje Delfim, ao explicar a frase dos anos 70.

    • Manesinho Silva disse:

      Gostei de seus comentários e vou dar uma pesquisada sobre a economia. Sou de 1965, então pouco lembro. Só digo-lhe que caminhava 4 km e ainda levava merenda para ir à escola, más era muito mais feliz do que essa turminha de hoje que quer tudo na mão.

    • Tukantin disse:

      Sou de 77, ainda peguei escola sem merenda, cartilha de alfabetização comprada, dinheiro para a caixa-escolar. Nosso país com tanto dinheiro de petróleo, agricultura, aço, impostos e os militares preferiam mandar tudo para o exterior a investir no próprio povo. Meu pai leiteiro, minha mãe costureira, nem sei como conseguiam sobreviver no interior abandonado e ainda nos criar. As obras faraônicas para integrar o Brasil só ficaram no papel e no bolso das empreiteiras que hoje fazem acordos de bom-mocinho na Lava-Jato. O bolo cresceu porque os escravos fizeram a massa, mas na hora de repartir, apenas uns poucos ficaram com a cereja. Se a vida estava boa na Ditadura, só pode ter sido pra quem vivia nos grandes centros e seguia a cartilha da obediência cega para evitar a “insegurança física”.

  47. Moisés Constancio disse:

    só acho q, por uma grande infelicidade dos brasileiros de bem, essa turma voltando ao poder, imaginem Lula, com seus ministros, Palocci, José Dirceu, Sakamoto, Wesley Batista, Marcos Valério, Dilma, tocando o Brazuela de novo??? seria o FIM!!!

  48. Tucunare disse:

    Quem chama de ditadura, erra grosseiramente. Quem viveu o período sabe do que falo. Tínhamos disciplina. A insegurança física era sofrida pelos que sequestravam, explodiam bancos, agrediam o ECO BRAVO, destruíam o bem público. E olha que Delfim não é muito flor que se cheire…Os presidentes militares criaram um modelo econômico que mudou o país. Autoritário e pragmático, esse padrão tecnocrata tinha o Estado como centro e a “eficiência técnica” como forma de administrar empresas estatais. O comandante da economia na época, o ministro da Fazenda Delfim Netto, conta que o desenvolvimentismo começou na década de 1950. “O Brasil é o país que mais cresceu em toda a América Latina até hoje. Crescemos 7,5% ao ano durante 32 anos.

  49. João Rocha disse:

    Esse é otipo do fanático corrupto que morre com a corda no pescoço mas não abandona a ilegalidade, desde que a luta seja a seu favor e de sua quadrilha.

  50. Moisés Constancio disse:

    “tá tudo arrumadinho” para o Dirceu pegar uma “cana” de 30 anos kkkk

  51. Jacqueline Fern Inacio disse:

    UMA VEZ DELINQUENTE, SEMPRE DELINQUENTE? OU TEVE TODAS AS CHANCES DO MUNDO PRA MUDAR E NAO QUIS?

  52. Jujuba disse:

    Mau caráter de berço! Sempre foi bandido. Vive de bandidagem. Um psicopata nato!

  53. Tucunare disse:

    É para pensarmos: porque o Temer foi o vice? Que oposição temos neste acabado Brasil? Uma população maior do que a da Argentina, senão me falha a memória, desempregada. Uma gasolina com preço do litro de 3,6 l nos EUA. Nomearam os “camaradas” para destruírem a estrutura empresarial e moral brasileiras. A Dilma defecou pela casa civil, ministério das minas e energia, para quêw Para colocar o Graça Foster, os Bendines da vida, os Marqueteiros, enfim os ladrões para fazer exatamente o que fizeram, DESTRUIR. Estamos entrando com ações na justiça para retirar da ANTA os benefícios que a presidência lhe deu. A Dilma tem que perder isto e ganhar uma vassoura para limpar o “boi” em Pinhais, se quiser defecar em buraco mais asseado. E cuidado lá…se houver alguma centelha no momento, poderá haver uma explosão termonuclear pois ela armazena gases instáveis atomicamente falando.

  54. Laerte F. Rosolem disse:

    fala sem ética, não vale zé corrupto

  55. Laerte F. Rosolem disse:

    Vc jogou fora o seu passado canalha..

  56. Celso Luís Ribeiro disse:

    Como o Zé Dirceu sempre consegue um jornalista bem amigo. Primeiro foi Monica Bergamo, agora esses dois aí. É o compadrio do jornalismo com o “Guerreiro de Esquerda”. É o Herói Criminoso que parte da imprensa referencia e bate continência para ver ele passar.

  57. Edvane Felix disse:

    Bandido!! Que finde seus dias no presídio!

  58. Tucunare disse:

    Erramos anos atrás, ficou claro. Hoje o Brasil sabe quem é este “camarada”. Comunista desonesto e um dos responsáveis pela destruição pela qual passa o nosso País. Erramos, está claro. Nunca deveríamos deixado este grupo vivo. Hoje o que temos no Brasil é a instabilidade econômica, a insegurança física da família, o desemprego do cidadão, a morte nos corredores dos hospitais, a perda da qualidade do ensino, a proteção aos bandidos sob a bandeira dos direitos humanos, a desonestidade enraizada em todos os poderes e ramos da sociedade e quase a certeza da impunidade. Além de termos um STF totalmente ao sabor dos ventos da quadrilha. É lamentável este sofrimento e a única solução é a entrada das FFAA para a higienização nacional. Não há um que possa ser eleito agora em 18. A LIMPEZA tem que ser feita para depois da maturidade, liberarmos para novas eleições. O estrago provocado exigirá muitos anos para correção. O remédio é o VERDE OLIVA.
    Quem vai colocar capital para investir neste Brasil de hoje? Com o Exército Brasileiro, a confiança será maior. Já vimos isto antes e vamos ver novamente. SELVA!

  59. Fernando Loureiro disse:

    Características dos manifestoches: odeiam pobres, adoram Miami, acreditam no neoliberalismo e querem suas mucamas de volta!

  60. Neymar Souza disse:

    Grande Lider e Revolucionario. Erros, os comentarias Coxinhas cometeram e cometem mais e mais… Inveja da determinação e fibra de anónimos que aparecem no máximo no rodapé de Comentarios da UOL, Globo, Estadão etc.. nunca serão um Dirceu Guerreiro do Povo Brasileiro.

    • Fábio disse:

      Viúva do petrolão detectada.
      Crime é crime, não erro.

    • Tucunare disse:

      Neymar, oxalá fosse vc bom de idéia, assim como o Neymar é bom de bola. Nós vamos enquadrar todos vcs e acabar com esta bandeira vermelha nojenta que contaminou o Brasil. E os coxinhas também entrarão pelo cano ou no cano do 7.62

  61. Geraldo Gomes disse:

    A justiça o liberou da cadeia justificando que o mesmo não apresentava perigo para a sociedade. Pelo jeito ainda é muito periculoso e a justiça estava enganada. Quantos casos similares estão acontecendo agora?

  62. SEU KREYSO disse:

    O bom seria Gal. Villas Boas pra presidente e Bolsonaro como vice ( e olhe lá!)

  63. Bala de Prata disse:

    É difícil para qualquer cidadão brasileiro sóbrio entender a mente de um psicopata como José Dirceu. O sujeito acredita que é um enviado dos céus para a redenção dos desvalidos. É de arrepiar.

  64. SEU KREYSO disse:

    Não passa de um dos chefes do assalto a Pátria. Que fique muito tempo na cadeia, como o chefão dele.

  65. denunciando disse:

    Continuava operando.

  66. Sidney Sidney disse:

    Então esta tudo arrumadinho. Ele passou a senha, ou seja, Boulos, Manuela, Ciro e alguém do PSD não merecem receber votos, OK?

  67. Euassim Poraqui disse:

    História de bandido, que continuou a ser bandido e provavelmente continuará. E os acéfalos glamorizam essas criminobiografias e tantos outros acéfalos acham bonito apoiarem. E o resultado é o que vivemos neste país.

  68. Jose Bem Maior disse:

    Tá tudo arrumadinho, aqui é a cama, ali é o vaso sanitário…

  69. Bob disse:

    “Era um empréstimo não declarado. Que virou propina. Foi uma relação indevida. Admito. Mas não criminosa”, protestou o petista.

    ….????????? quer legalizar a propina.. legal.. vamos legalizar roubar tbm..

    ah é, já é.. impostos são isso.

  70. Ariovaldo Caldeira disse:

    Só no Brasil mesmo é que dão tanta conversa à criminosos. Cadeia nele, em regime fechado e pelo tempo total da pena.

    • Fábio disse:

      Realmente o portal se presta a um papel ridículo dando voz a quem nos roubou. É algo que rebaixa a democracia.

      • Lula Silva disse:

        oxente, FHC tem até coluna e ninguém fala nada. Alias, tem algum bandido do PSDB preso? parece que os raivosos (aí incluído os patos da Fiesp, MBL,etc) deliram ao ver os bandidos do PT sendo presos e os bandidos Tucanos tirando fotos com MORO…IPod

  71. ANTONIO CARLOS MICHELETTI disse:

    ESTÁ TUDO ARRUMADINHO ZÉ, VC TEM ATÉ ÁS 17 00 HS PARA IR PRO MÔFO NÃO SE ESQUEÇA.

  72. José Carlos Marão disse:

    O que me alivia, diante dessa matéria laudatória em favor de Dirceu, é a lucidez da maioria dos comentários, condenando os corruptos e incompetentes.

  73. Marcelo disse:

    A prisão é o lugar de bandido, tão dando muita regalia para estes bandidos, daqui a pouco vão oferecer tempo para assassino, estuprador e traficante se entregar também. Tem que acabar com 2 pesos 2 medidas, o Brasil está cansado disto.

  74. Album de Pista disse:

    “Tá tudo certinho”. A esquerda tem o aval de um criminoso. Palmas!!!!!

  75. Carlos Palestramil disse:

    Se tivessem garantias de que o eleitor pudesse excluir qualquer eleito automaticamente apenas com a maioria retirando seus votos do eleito, listas afixadas com nome dos eleitores e em quem votaram. Eleições para o STF e com mandato definido. Os eleitos que forem excluídos já saem sem nenhum direito, muito breve eleições para juízes e delegados, mesmo esquema. Leis sem dupla interpretação. A lei da maioria tem que mandar, e não uma cabecinha qualquer , como querem alguns dos atuais ministros. Porque tais deputados não pedem a saída de Gilmar em vez da saída de Lula. Agora, por dignidade Lula deve convidar Palocci e Dirceu para ficarem em sua sala especial. O que a maioria quer tem que prevalecer sempre, mais plebiscitos.

  76. John McClane disse:

    Por pouco não virou presidente! Era para ser ele no lugar da mula!!

  77. joao rodrigo disse:

    Eu Não porque a imprensa bajula e dão muito enfase as esses traidores da Pátria !!!

  78. jos disse:

    Vigarista…Malandro…Mentiroso…Ladrão…Safado…
    Um FDP…
    Traidor da Pátria e do Povo brasileiro…

  79. Paulo Roberto disse:

    Srs., eu tenho vergonha de imaginar que um dia pessoas como Lula, Dilma, Palocci, José Dirceu, Jaques Wagner, Mantega, Paulo Bernardo, Narizinho……., já fizeram parte do alto escalão do governo desse país. Eu gostaria de conversar com pelo menos umas 3 pessoas que votaram nesses trastes e saber porque votaram. Eu não consigo entender!.

    • BI CAMPEÃO DE VERDADE!... disse:

      Fácil!… É só falar com 5 pessoas… Você vai constatar que dentre todo o gado brasileiro 3 entre 5 rês, não só votaram, mas ainda hoje votariam nesses canalhas… Nosso problema não são os políticos, mas o próprio povo…

      • Sidão Anttogneto disse:

        É isso Bi-Campeão!!!!! O problema do Brasil é o povo que Deus colocou por aqui. O Brasil parece, realmente, a piada. Eu preferia vulcões, tornados e maremotos.

    • Smith disse:

      você votou no Collor, você votou no FHC, você votou no Alkmin, você votou no Serra, e agora vai votar no imbecil do Bolsonaro…
      Tá pior que os petistas!!!

    • Vicente Jose disse:

      e vc não tem vergonha que Temer, FHC, Padilha…Arena, PDS, PMDB PP….. Militares estiveram no Gov

  80. Hideraldo Hito disse:

    Tá “arrumadinho” é o teu cantinho na cadeia, vagabundo.
    devagarinho estão “arrumando” o país, com a eliminação destes PeTralhas.

  81. ANTONIO CARLOS MICHELETTI disse:

    MOSTRA O PUNHO AGORA SAFARDANA!

  82. Abigail Colombo disse:

    VAGABUNDO, CADEIA JÁ !!!!!!

  83. Paulo Roberto disse:

    Esse tipo de gente só consegue se dar bem num país como o Brasil, onde o Judiciário é fraco e na maioria das vezes tem o rabo preso. Precisa acabar com esse negócio de Presidente da República indicar Juízes para STF.

    • Novaes disse:

      O Trump, conhecido falcatrueiro imobiliário, declarou-se esperto por sonegar impostos nos EUA e, mesmo assim, virou presidente. Você acha os EUA “um país como o Brasil”?

      • vinicius neves disse:

        Não é igual, os EUA é bem melhor que o Brasil…

        • Geraldo Pereira Filho disse:

          Vinicius Neves vá morar lá então.

          • Fábio disse:

            Muitos brasileiros vão. O que nunca vai ver é um brasileiro se mudar para a Venezuela, país que teríamos nos tornado caso seus queridinhos tivessem continuado no poder.

          • Claudinei Carvalho disse:

            nossos queridinhos fizeram o Brasil ser reconhecido e fez com que o brasileiro sentisse orgulho de viver aqui durante os 12 primeiros anos de governo. Agora que acham que o golpe foi concretizado, esta tudo bem pra vc né? acorda!

          • Marcio Goncalves disse:

            Fumou o que???

          • Aloisio Marcondes Cesar disse:

            Fábio, discutir com petista, é jogar xadrez com pombos, acabam “cagando” na mesa, ao comer milho, não perca seu tempo meu caro.

          • Fábio disse:

            Claudinei, no desgoverno petralha o Brasil ficou conhecido como anão diplomático, porque falava grosso com os países desenvolvidos e fino para ditadores bananeiros que nos exploraram. Esqueceu que a Bolívia nos tomou uma refinaria na mão grande e Lula aceitou bovinamente? Ou que o PT concedeu empréstimos bilionários para governos ditatoriais e tomamos calote? Esqueceu da compra bilionária da refinaria sucateada de Pasadena por Dilma? Se o Brasil foi reconhecido nessa época, foi como um trouxa na mão dos regimes supostamente amigos. Nós pagamos essa farra com o dinheiro público, esse descaso com o patrimônio nacional perpetrado pelos petralhas.
            Quanto a ter orgulho, é uma questão íntima. Eu sentia vergonha do governo do petrolão e da maior recessão econômica da história. Que tenha sentido gozo em meio ao caos, nada posso fazer a respeito.
            E se chama o impeachment constitucional de golpe, é por um dentre três motivos: (i) ignorância; (ii) má-fé; ou (iii) espírito autoritário, de só enxergar democracia quando aqueles que adula estão no poder.

          • vinicius neves disse:

            Se eu tivesse condições de levar minha família eu iria mesmo, vc pensa que eu me ofendo com sua resposta, se eu pudesse levar minha família eu iria, deixaria esse lixo de país chamado Brasil pros chucros iguais a vc….

      • Paulo Roberto disse:

        É por causa desse tipo de pensamento que nunca vamos conseguir consertar esse país. Infelizmente a falta de cultura não deixa com que 32% dos nossos irmãos brasileiros enxergue o que essa facção criminosa travestida de partido político fez para o país.

      • Paulo Roberto disse:

        Na minha cabeça existe 3 tipos de eleitores que votam no PT: 1-) Aqueles que não gostam de trabalhar e vivem dependurado nas tetas, 2-) Nossos pobres irmãos brasileiros que não tem acesso a informação e baixo nível de cultura para enxergar a realidade; 3-) E aqueles que estão envolvidos em falcatruas, que fazem parte da facção. Eu duvido que uma pessoa culta em sã consciência volte nesse partido.

      • Joao Gemal disse:

        Ai os EUA tem o maior crecimento mundial, menor taxa de desemprego, Trump corta impostos…….Bom mesmo tem sido os presidentes do Brasil. Vai para a venezuela, la o presidente nunca foi falcatrueiro imobiliario….

  84. ANTONIO CARLOS MICHELETTI disse:

    SIM,ESTÁ TUDO ARRUMADINHO NA CELA ONDE VC VAI FICAR POR UM BOM TEMPO NOBRE LADRÃO.

  85. Um povo ,uma nação , que consegue ver isso acontecer , em uma país “relativamente em ordem”, sem dar um tiro sequer, é algo que foge ,aos padrões internacionais, pois, o mundo ,pra conseguir uma coisa dessa , teve que ver , MUITOS de seus FILHOS e seus PÁIS ,irem pra guerra , e não voltarem nunca mais….
    Será que veremos o mesmo acontecer com os “bandidos” que dominam as nossas favelas e outros redutos (administrados pelo tráfico) ?
    Será que que aqueles que defendem e soltam os bandidos e hoje estão transvertidos de “juízes”…a mando e pagos pelo tráfico ,também irão ,cumprir pena de 30 nos (mínimo nessa colônia de canalhas) .
    A PERGUNTA É ATÉ QUANDO ESSE POVO VAI ACEITAR A “IMPUNIDADE” e ficar aguardando a solução vir do céu (Edir Macêdo e companhia),ou sair dos (QUARTÉIS-FORÇAS ARMADAS) ?
    O carnaval, futebol,praias ,feriados longos ,cervejas geladas, cachaça , continuarão a ser as prioridades , desse povo ?
    Os nossos rios (Rio Doce, Rio São Francisco), e as nossas matas (Floresta Amazônica) ,já estão indo para o inferno ,enquanto muita(o)s já nem existem mais…
    ACORDA POVO !!!!

  86. Paulo Roberto disse:

    Dizem que o Bode Roco é o chefe da facção, eu tenho minhas dúvidas, eu que o cargo maior da facção é ocupado pelo JD. Esse cara poderia ter ganho muito dinheiro dando aula de como roubar uma nação.

  87. Fábio disse:

    Como o site tem se rebaixado ultimamente, impressionante…
    Entrevista e tratamento cândido para malandro multirreincidente? Até que ponto o site vai chegar? Qualquer dia vão colocar uma estrela do PT no símbolo do site. Seria mais honesto.
    Duro é o portal se vender como plural e isento e ficar dia e noite fazendo propaganda da esquerda corrupta.

  88. Edson Gomes de Lima disse:

    Esperneia Petralhas….

  89. NICOLAU LIMA NETO disse:

    elemento maligno este meliante , deveria ficar numa solitaria etrnamente para nao contaminar mais ainda os outros bandidos

  90. Carlinhos Martorelli disse:

    Imagino a estratégia.

  91. Wagner Mafra disse:

    O mais importante hoje é ter o nome do Lula na urna pois o nome dele tem força e coloca a esqueda no poder novamente independente de quem quer que seja o vice eleito a elite se ferra

    • Fábio disse:

      Esses petistas são uma piada pronta.
      Lula só andava de jatinho e tomava vinho de 12 mil a garrafa. Dirceu tem mansão no Lago Sul.
      Mas a elite são os outros…

    • vinicius disse:

      Cuidado que o vice pode virar presidente de novo e depois vcs dizem que não votaram nele. KKKKKK

    • Antonio Carlos Wanderley disse:

      Poderia se não estivesse inscrito no livro dos condenados, por ora, só fica a esperança dos oportunistas e bolsa dependentes de te-lo concorrendo. Aliás, com sinceridade, acho que se candidato não levará nem 10% dos votos, nem mesmo os “cumpanhyero” votarão nele se não tiverem uma boa paga.

    • Shakespeare- disse:

      Mesmo? Lula na urna? Só depois de cremado meu filho.

    • JT Silva disse:

      Isso mesmo companheiro!!! deixe esses trouxas remediados apoiarem o golpe das elites, eles nem sabem o que escrevem.

    • rosan prestes disse:

      Bom , se vc tivesse QI positivo saberia que a candidatura do Lulla será impugnada e o nome dele não estará na urna

  92. Andréa Furlan disse:

    Chefe de quadrilha

  93. Amaral Mendes disse:

    Por favor, só não coloquem esse bandido junto com o outro bandido de Curitiba, vai que eles criem outro partido

  94. Sergio Chagas disse:

    Condenado é inelegivel.

  95. Jorge Moraes disse:

    Mais um guerreiro do povo brasileiro que vai apodrecer na cadeia!!! Mais ainda falta uma dezena deles…

  96. henrique pamplona disse:

    ladrão de alta periculosidade……

  97. Evandro Rasnoussen disse:

    J.Dirceu e Palocci, já pensou, um desses dois ladrões Presidentes do Brasil?, e olhe que por pouco isso não acontece!.

    • Odair Mnte disse:

      Tinha acabado de pensar o mesmo, se bem que entre o Paloffi o Dirceu e a Dilma não sei quem seria pior.

      • Evandro Rasnoussen disse:

        Acho que pior que a Dilma, é impossível .

        • JT Silva disse:

          E teve mais ladrão que quase foi presidente do Brasil: Aécio, Serra, Alckimin…… ou esses podem??????

          • Sidão Anttogneto disse:

            menos JT, menos, mas é claro que não pode. No Brasil ninguém pode, os que já estão e os que estão querendo chegar. Tudo sem vergonha !!!!

          • Ivan Ferrari Martini disse:

            Sempre tem um ignorante para desviar o foco de uma análise. Você deveria agradecer aos céus por esse vagabundos do PT serem presos NOVAMENTE ou então isso aqui já seria uma Venezuela.
            É claro que existem outros vagabundos (Tucanos, PMDB, PSOL, PP, PDT, P….qualquer coisa) que precisão ser presos, mas é necessário um passo de cada vez.

          • JT Silva disse:

            E sempre tem um imbecil papagaio da elite direitista a usarem o argumento da Venezuela. Vai estudar, se informar, vc nem sabe distinguir o direita d esquerda, seu demente.

          • E o vagabundo do Bolsonaro?

          • Basílio Santiago disse:

            Buenas, pelo menos a Venezuela tem governo eleito. Aqui temos um governo golpista que toma medidas que jamais foram propostas numa campanha e aprovadas nas urnas.

          • Bento Sartori de Camargo disse:

            Falou tudo Ivan, é exatamente isso!.

          • Graid disse:

            Nao podem nao. Tanto é que nao se viu ninguem fazendo vaquinha, colocando fogo em pneu, fechando escola, bloqueando estradas, etc, por causa desses ladroes.

          • jeferson disse:

            correto Graid.!!!! apoiado!!.. prova que votamos sim nesse “outro” ladrão, mas nao temos bandidos de estimação. errou..pagou… não vivemos de bolsas

          • Graid disse:

            Sim uma coisa é votarmos em quem nao sabiamos (ou apenas suspeitavamos mas nao havia nada de concreto ainda) ser ladroes, incluia-se ai Serra, Lula, Aecio, etc dentro outros. Agora, com o Mensalao e Lava Jato (dentre outras operacoes menores) onde agora sabemos quem sao os muito ladroes, nao da pra ficar defendendo bandido. Ou defendemos o Brasil ou continuaremos na miseria. Os modelos do PT e PSDB e todos os outros partidos que orbitam em torno desses nao funcionam mais.

          • Novaes disse:

            Graid (e esse bocó do Jeferson), você tá parecendo o Lula: “não sabia”!!! Você só sabe o que te convém, é outro mala, covardão e oportunista.
            Tudo que já há sobre o Alckmin é o bastante para você “saber”, ou você vai votar nele para ver depois?

          • jeferson disse:

            Engano seu Sr. Novaes, ja sabemos suficiente sobre Alckmin, por isso nao voto nele. De Aecio não sabiamos.

          • Basílio Santiago disse:

            Pois a grande diferença continua sendo não em quem vocês votam. Isso é com vocês. A grande diferença é de caráter objetivo. Só Lula, Dirceu, Palloci na cadeia. Agora estão perseguindo a Gleisi. E a turma golpista do PSDB tá solta. Até o Paulo Pretto que não tem foro privilegiado tá solto. Alguém sabe me responder porque?

          • Bento Sartori de Camargo disse:

            Exato Graid, apenas permita-me trocar o “…todos os outros partidos…” pelo correto: “…todos as outras quadrilhas com apelido de partido…”.

          • Geraldo Pereira Filho disse:

            Porque deve ser riquinho.

          • jeferson disse:

            Não sou não, trabalho desde 1982, pago meus impostos e nunca precisei de bolsas para sobreviver. Sendo assim não vendo meu voto por nada

          • RLO disse:

            Menos riquinho do que o Lula e o Zé Dirceu, com certeza! E menos trouxa do que o Geraldo Pereira Filho!

          • Basílio Santiago disse:

            Só que esses ladrões estão soltos. Essa é uma diferença fundamental não? Por que será?

          • Gil Dário disse:

            É tudo ladrão, JT. E olha onde fomos parar sem Dilma, porque com ela até o final, seria o fim, de fato.

          • Pode sim! tanto é que não se viu ninguém bater panelas…

          • Só podem os bandidos de estimação!

          • Renan disse:

            São socios, ficarão de fora nessas eleições, como Temer!

          • Geraldo Pereira Filho disse:

            Verdade, e ninguém, comenta?

          • Walter Campos disse:

            Não podem também. Tem que cuidar dos próprios rabos. E os que se opõem ao PT e cia, sabem o quanto perderam nessas denúncias. Sabem que perderam o voto de todo cidadão consciente. Só os esquerdopatas ainda mantém a mesma massa de apoiadores, porque, para eles, só interessa o poder. Sobreviveram ao mensalão e se julgaram deuses. Não contavam com a Lava Jato e a banda boa do Judiciário.

        • Jane Medeiros disse:

          Preferem Temer, honesto e ótimo Presidente!

          • Fábio disse:

            Jane, esse é um esboço de autocrítica em relação ao vice que elegeu em duas ocasiões?
            Sim, Temer é melhor que a Dilma obviamente, basta verificar os dados da economia. Quanto à honestidade (ou falta dela), Temer e Dilma se equivalem. Ela foi a pior presidente da história.

          • Marcelo Santos disse:

            Ao que me consta a ex presidente não responde a nenhum inquérito.Mais vamos que vamos porque o Brasil ta melhor, o combustível caiu o preço, os alimentos estão bem mais baixos e o desemprego já não existe.Ordem e Progresso este é o Brasil que eu quero.

          • Yuri Alexandre disse:

            Ferram o Brasil e querem que um governo tampão arrume-o em 2 anos de mandato sem apoio no Congresso… engraçado você, né?

          • Fábio disse:

            Marcelo, ela responde sim. Foi denunciada como integrante de organização criminosa pela PGJ. Além disso, é alvo de diversas investigações. Isso de que ela é honesta é um mito.
            O PT quebrou nossa economia. Desde então nos recuperamos um pouco, mas ainda não saímos da crise. Se duvida, basta consultar os dados da economia, estão indiscutivelmente melhores.

          • Vicente Jose disse:

            Penso nisso toda vez que abasteço o carro ou vou ao supermercado rsrsrsrsr

          • Fábio disse:

            Se o seu problema é com a inflação, como não condena o governo Dilma? Estava bem mais alta com ela.

          • Arnaldo Probo disse:

            Temer não é honesto nem ótimo Presidente mas é infinitamente melhor que a Dilma ! E vai cair no colo do Moro em Janeiro ! kkk

          • Fábio disse:

            Até não ter alguém no governo seria melhor que a Dilma. Ela destruiu tudo o que tocou.

          • JT Silva disse:

            kkkkkk…só rindo mesmo desse “infinitamente”

          • Novaes disse:

            Não há nenhum processo contra Dilma. Contra Temer há vários. Ela foi incompetente, sim. Mas não é uma ladra como Temer. Incompetência se corrige com eleição – lugar de ladrão é na prisão.

          • Fábio disse:

            Existe sim. Dilma é denunciada por integrar organização criminosa, esqueceu? Além disso já foi delatada por vários como envolvidos com corrupção e em breve será alvo de novos processos.
            Essa de que ela é honesta advém de ignorância ou má-fé.

          • brpr disse:

            Arnaldo, só se fora para ser ninado, porque preso, já viu irmão prender outro? Não esqueça, os dois são maçons.

          • Dell Salvatori disse:

            so pra lembrar : a esquerda votou no temer..e a direita nao tem bandido de estimaçao, robou ? cadeia

          • José Ismael Madi Filho disse:

            Tem bandido de estimação, sim. A dilma fez um governo ruim, mas caiu também em razão das ruas. ruas que reuniram gente boa uma horda de corruptos no mesmo balaio capitaneados por movimentos bem escusos. No mais, não tem dancinha ou panelinha para quem não é do pt. Isso é ter banido de estimação no coração. A direita se espelha mais no ladrão bem-sucedido inatingido pela justiça (com “j” minúsculo mesmo) do que no pobre alimentado, apesar de estar mais próximo do pobre do que da elite brasileira.

          • Thiago Santos disse:

            Não acho que a Dilma fez um governo ruim. Ela enfrentou o lobby dos bancos, decretou a baixa de juros na Caixa e no BB, fez a luz baixar, tentou emplacar uma constituinte para fazer a reforma política, já que do congresso isso nunca vai sair, chegou ao pleno emprego (4,5% de desempregados). O problema dela é que ela não é política. Não tem as manhas do Lula. Isso, aliado ao fato de termos a PIOR legislatura da qual eu tive notícia, a queda das comodites, o olho gordo dos Ianques no pré sal (espionagem da presidenta e da Petrobras), o rro crasso de colocar o Joaquim Levy na Fazenda (o que tirou dela o apoio da esquerda) explica a sua queda. PS: nada me tira da cabeça a operação “Brother San”! Ai tem coisa, o tempo dirá.

          • José Ismael Madi Filho disse:

            Você descreve bem o contexto. Ela teve talvez a pior legislatura. Eu me referia ao segundo governo, principalmente pela nomeação do Levy.

          • Graid disse:

            Nao foi ruim, foi peeeeesssimo. Enfrentou o lobby dos bancos convidando o presidente do Bradesco para ser ministro (ele nao aceitou…). Baixou juros da Caixa e BB ficticiosamente, ou seja por decreto como voce mesmo disse, pois o rombo no orçamento criado pela gastança desenfreada e as pedaladas, nao permitiam a queda natural do juros. Ela entregou o governo na maior taxa de juros de todos os tempos. Fez a luz baixar…., tambem de forma artificial, e a conta estamos pagando até hoje… Pleno emprego? En entregou o governo com 12% de desemprego. Da para escrever um caminhão de erros aqui mas da para se notar que admitir os erros e propor uma alternativa viavel para o Brasil, nada. Fica-se colocando a culta em algo externo, como fazem outros governos fracassados, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, etc. Uma hora é o Brother San outra o Tio San, ou o dolar, ou a elite, ou o qualquer que seja. Enquanto isso esse PT e comparsas continuam sangrando o pais, travam todo e qualquer tipo de acordo, atacam as instituicoes (mesmo nao tendo assinado a Constituiçao)…. por ai vai. Mas é chover no molhado.

          • Geraldo Pereira Filho disse:

            Rua de gente elitista isso sim!

          • Fábio disse:

            Os malandros esquerdistas que adula moram em mansões, andam só de jatinho, são milionários e se prostituem para o poder empresarial, mas a elite são os outros…
            Nossa esquerda nunca será acusada de ter bom senso.

          • José Ismael Madi Filho disse:

            Eu concordo com você. Mas, que havia uns desavisados, havia.

          • Fábio disse:

            Você já saiu na rua pedindo a prisão do Aécio? Você já saiu na rua reclamando do holocausto ou da fome na África? Então deve ser a favor de tudo isso no coração, pelo menos de acordo com sua lógica.
            O fato é que a esquerda nunca sequer protestou contra a corrupção, e jamais verá um eleitor de Aécio dizendo que ele é perseguido, que se tornou uma ideia, ou mesmo planejando votar nele novamente.
            Somente os petralhas têm bandido de estimação. Esse fato é inegável. Quem não apoia o PT está ao lado da Lava Jato e aplaude as investigações e prisões contra todos.

          • Anderson Kartagener disse:

            Ninguem vota em Vice.

          • A direita votou no Aécio e enfiou as panelas naquele lugar quando ouviram os áudios em que ele dizia que matava o homem da mala (o próprio primo).

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            Lula..o maior ladão da Republica quebrou a nação…

          • Palavras cabe em qualquer papel, provas…

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            Provas é o que não falta…se não for amestrado…

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            Finalmente “uma bola dentro” da tresloucada..

            Num surto de clarividência, Gleisi Hoffmann compara Lula a traficante preso…

            A boquirrota está à toda! Depois que os amigos da 2ª turma do STF a inocentaram, incorporou a Pomba gira e ninguém mais a segura. Se já falava besteira antes, agora…

            Com a capacidade argumentativa de um símio a suspeita senadora (ainda enfrenta duas denúncias no STF) comparou Lula ao traficante Marcinho VP e pediu direitos iguais.

            Finalmente a amalucada senadora “deu uma dentro” e colocou o presidiário no devido lugar. Ao equipará-lo a um dos mais perigosos bandidos do País, desnudou o chefe do bando da fantasia de inocente.

            Gleisi quer o Nine dando entrevistas? Eu vou além: o quero na mesma cadeia que o VP. E com direitos iguais, hehe.

            Só não os deixem a sós. Vai que Lula convence o rapaz a se filiar ao PT…

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            Em Cuba, Gleisi Hoffmann também é uma piada

            Gleisi Hoffmann, que está em Cuba hoje, dá neste momento uma entrevista em que, segundo o Twitter oficial de Lula, “denuncia a prisão política” do hóspede da PF em Curitiba…

            Em Cuba tem pena de morte pra ladão…que bom que você esta em Curitiba, né Lula?..

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            O PT e a mortalidade infantil

            Gleisi Hoffmann, muito indignada, publicou em seu Twitter uma reportagem da Folha que mostra que a mortalidade infantil no país subiu pela primeira vez em 26 anos.

            Culpou, claro, o governo de Michel Temer, o ex-maravilhoso vice de Dilma. “Mais de 20 anos para construir e apenas 2 anos para acabar com tudo. Temer faz o oposto: 20 anos em 2, de atraso!”.

            Nem a senadora nem sua assessoria leram a primeira frase da reportagem: “Pela primeira vez desde 1990, houve aumento na taxa de mortalidade infantil do Brasil em 2016”.

            Até 31 de agosto de 2016, quem ocupava a Presidência do Brasil era uma certa Dilma Rousseff.

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            “PT busca se apropriar de votos brancos e nulos”

            O procurador Carlos Fernando Lima, da Lava Jato em Curitiba, comentou no Facebook a notícia de que o PT estuda boicotar as eleições de 2018 se Lula não puder ser candidato.

            “Lula é inelegível. Dessa forma, ao propor o boicote às eleições, o que o PT pretende é se apropriar do significativo número de votos brancos e nulos que se antecipa acontecerão nas próximas eleições para dizer que todos eles seriam na verdade votos para Lula. É melhor votar bem que ser usado como justificativa para essas interpretações.”…

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            Lulistas divulgam vídeo velho para tentar manter condenado em evidência

            A assessoria de Lula divulgou hoje um vídeo para marcar os cem dias da prisão do corrupto e lavador de dinheiro, como parte do barulho que os petistas tentam fazer nas redes sociais……

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            LÁ NO ESGOTÃO 247:

            PESQUISA IPSOS: LULA JÁ É MAIS APROVADO E MENOS REJEITADO DO QUE MORO

            Moro é candidato a que mesmo???

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            O show de hipocrisia petista

            Como era previsto, os petistas começaram a intensificar a associação de Geraldo Alckmin com o governo Michel Temer e com as mesmas alianças que abasteceram os cofres do PT por 13 anos…

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            Receita bloqueia bens de laranja de Lula

            Jonas Suassuna, sócio de Lulinha e laranja do sítio de Lula em Atibaia, teve seus bens bloqueados….

            “A Receita tascou-lhe uma multa de 30 milhões de reais e congelou todo o seu patrimônio”.

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            “A TV do Lula ninguém assiste, mas está aí gastando dinheiro”

            No Roda Viva, Geraldo Alckmin prometeu enxugar a máquina estatal, caso eleito.

            “A reforma do Estado é uma prioridade. Não é possível ter 146 empresas estatais, inclusive a TV do Lula (EBC). Ninguém assiste, mas está aí gastando dinheiro público.”..

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            O termo “golpista” foi usado e reafirmado diversas vezes por lideranças petistas durante eventos para classificar quem apoiou o impeachment de Dilma….

            Às vésperas das definições partidárias para as eleições de outubro, o PT deixou de lado a mágoa com os “golpistas” e tem costurado vários acordos que beneficiam parlamentares e políticos que votaram ou defenderam o impeachment…

            Esse é o PT fisiológico e canalha…

          • Anderson Wergutz Flip disse:

            I-N-D-E-F-E-R-I-D-A …

          • Novaes disse:

            A esquerda não votou no Temer, pois o nome dele não estava na urna. A direita só tem bandidos de estimação, afinal, me aponte um político proeminente de direita honesto, por favor, um só!!
            Ah! Salvatori, o verbo é roubar, não robar…

          • Ismael Batista disse:

            Não esqueça que o Temer é cria do PT, por isso tambem é bandido, alias não tem um meliante ligado a organização criminosa PT honesto , provavelmente nem voce..

          • MARCELO GOMES disse:

            rsrsr

          • Vicente Jose disse:

            Dizer que Temer é cria do Pt, é dizer que o Pmdb tbm é….sem condições, é muito pro tic-tac

          • Novaes disse:

            Não fale besteira, Ismael. O Temer é cria do Quércia. Ele vem de longe. Não sou do PT, mas só um burrão pode achar que não há pessoas honestas ali. Agora, não existe um único político proeminente honesto nos partidos de direita. Desafio você: aponte um nome honesto entre eles.

          • Wilson Finamori disse:

            Nao Jane, nao queremos o Temer. Mas que fique claro que os ladroes do PT superaram em muito os ladroes do PSDB e MDB. Todos sao ladroes terriveis e nojentos, mas os do PT sao insuperáveis.

          • Santa Fé disse:

            E pior, são de estimação da bancada petista e de seus eleitores, embora grande parte são analfabetos.

          • Novaes disse:

            Santa Fé, analfabeto é você. O seu comentário deveria ser escrito assim:
            “E, pior, são de estimação da bancada petista e de seus eleitores, embora grande parte seja analfabeta”.

          • Santa Fé disse:

            Nosssssa, como você é aloprado.

          • Vicente Jose disse:

            subjetividade, dizer que os teus são “menos” piores.

          • Novaes disse:

            Viu, você tem ladrões de estimação, Wilson!! Prefere os do PSDB e do MDB. Ora, esses estão roubando há muito mais tempo, roubaram muito mais, mas você acha que eles foram menos ruins que os do PT — por que será, heim???

          • Fábio disse:

            O PT é o partido do petrolão, esqueceu? Ainda tem coragem de dizer que roubaram menos? Não tem vergonha?
            E daí saber quem roubou mais ou menos? Que sejam todos presos.

          • Júnior Ferreira disse:

            Melhor presidente que a Dilma ele é. Aliás, muito melhor.

            Mas honesto…

            Ninguém que tenha se aliado ao PT por tanto tempo pode ser honesto. Não tem como.

          • Odair Mnte disse:

            É o motivo da definição de petista. Petista não é brasileiro, petista é petista.

          • Fábio disse:

            Perfeito. Não são cidadãos, são partidários. Querem a impunidade de seus delinquentes de estimação a todo custo e jogam a culpa nos outros por terem quebrado nossa economia.

          • Vicente Jose disse:

            Honesto é quem se alia ao PSDB, PMDB, PP etc

          • Júnior Ferreira disse:

            PT foi aliado do PMDB e PP por mais de 13 anos.

          • Fábio disse:

            Está falando dos petistas?

          • Carolina Fontana disse:

            Não preferimos…preferimos todos corruptos presos!! Não temos bandido de estimação!

          • Smith disse:

            Tem sim! Bateu panela pra tirar o Pt, mas enfiu ela no próprio rabo depois, qdo viram que os “outros” eram tão corruptos quanto!
            Coxinhas e paneleiros tem bandidos de estimação sim!

          • Carolina Fontana disse:

            Não temos não!! Para nós pouco importa quem é preso se for corrupto! Diferente dos esquerdinhas caviar que defendem condenados!

          • Carolina Fontana disse:

            Se vc gosta de enfiar coisas no rabo é um problema particular seu!

          • Zaqueu Ernesto disse:

            Precisamos acabar com a máxima que todos são ladrões. Não há que fazer comparação. Se roubou. Cadeia. Não interessa o partido.

          • Gilmar Dantas disse:

            OS 3 CHEFÕES DA MÁFIA PT PRESOS …ESTÁ BOM DEMAIS.

          • Odair Mnte disse:

            E ainda tem a amante em andamento e nos finalmentes, acabou de ser noticiado outro recebimento de propina pela narizinho.

          • Gilmar Dantas disse:

            TEMER É MELHOR QUE DILMÃO…OU MENOS RUIM

          • Novaes disse:

            Como você é ignorante, cara. Não dói, não?

          • Antônio Luiz Cardoso disse:

            Não votei no Lula, na Dilma nem no Temer. Desejo todos presos. Votei no Aécio e desejo vê-lo ele preso e todos os corruptos. O tempo dele chegará, pois ainda tem foro privilegiado. O problema de alguns eleitores é defender ladrões e criminosos, como Lula e cia.

        • José Amilton Pontarolo disse:

          Para mim não importa o partido, tem que ser honesto. O Molusco, Dilma, Temer, Sarney, Alckimin, Serra, entre tanto outros, são todos vagabundos da pior espécie.

        • Geraldo Pereira Filho disse:

          Retificando, pior que Temer nenhum consegue ser.

      • Evandro Rasnoussen disse:

        Só lembrando, que meu desejo é ver o Temer. Aécio, Gleisi, e todos os envolvidos na lava jato na cadeia, enquanto os esquerdistas cabeça-de-jumento, querem o Lula de volta a qualquer custo!.

        • Fábio disse:

          Exato. Somente os petralhas possuem bandidos de estimação.
          O restante da população dá 100% de apoio à Lava Jato.

          • Evandro Rasnoussen disse:

            Pura verdade!.

          • Adelio Prates disse:

            Ou seja. Se alguém tem opinião diferente da sua, então é bandido. Você tem até estatística criada que lhe confirma que 100% aprova ou desaprova. Institutos de pesquisa apontam Lula como vencedor no 2º turno, ou seja, mais da metade da população é petralha. É isso?

          • vinicius neves disse:

            Sim, segundo a “Pesquisa” mais da metade da população ou é petralha ou é chucra…

          • Adelio Prates disse:

            Mas só os restantes são os inteligentes, os honestos e os que têm caráter, certo? Nossa, que linha de raciocínio interessante…

          • Fábio disse:

            Quem apoia Lula não tem caráter, faz pouco caso da corrupção.
            Sim, é isso.

          • Vicente Jose disse:

            O restante é qto mesmo, percentualmente?

          • Fábio disse:

            Só os petralhas têm bandido de estimação.
            Ninguém que votou em Aécio defende que ele é perseguido, que se tornou uma ideia, vai fazer acampamento pela impunidade quando ele for preso, dentre outras sandices.

          • Novaes disse:

            100% de apoio à Lava Jato é uma forma de imbecilidade, pois é claro que esse pessoal da Lava Jato também tem seus interesses. O apoio a eles tem de ser vigilante, inteligente, sem endeusar. Veja o Moro, primeiro confraterniza com Aécio. Agora é com esse Doria. E diz que é “tudo bobagem”. Sei…

          • Fábio disse:

            Tirar foto em um evento público não é confraternizar coisa nenhuma. Por que o juiz que coloca poderosos na cadeia te incomoda? Possui bandidos de estimação?

        • Smith disse:

          em sim! Bateu panela pra tirar o Pt, mas enfiu ela no próprio rabo depois, qdo viram que os “outros” eram tão corruptos quanto!
          Coxinhas e paneleiros tem bandidos de estimação sim!

          • Fábio disse:

            Ter bandido de estimação é defender delinquente, coisa que somente os petralhas, escória da sociedade, fazem. Cada um protesta contra o que quiser.
            Pela sua lógica, se eu nunca protestei contra a fome na África, então devo ser a favor disso. Patético.

        • Odair Mnte disse:

          Só não concordo essa comparação dos neuronios deles com os do jumento. O jumento pode ser convencido.

        • Vicente Jose disse:

          E os não envolvidos devido a proteção do Moro???

      • Geraldo Pereira Filho disse:

        Não é pior do que o Temer; não é nem de longe.

    • Neymar Souza disse:

      Dirceu lhe causa inveja Evandro do que mesmo ???? kkkkk

    • COMEDORDEGAYVOTAS disse:

      A verdade e que todos, Dirceu, Pallocci, Dilma, Serra, Aecio, Alckmin, Temer, Collor e obviamente Lula, são ladrões transformados em presidentes, vices, senadores ou deputados. Não sobra nenhum. Infelizmente parece que o Brasil tem um carma. Todos são eleitos para roubar o povo brasileiro. Tiro desse comentario o FHC pois sei da sua honestidade. O mesmo não se pode dizer da sua equipe de governo.

    • José Amilton Pontarolo disse:

      A Dilma deu corda para a Polícia Federal, achando que estava fazendo o nome com o povo Brasileiro. Depois disso, está acontecendo tudo isso. Foi um tiro no próprio pé. O Molusco deve ter puxado a orelha dela. Obrigado Dilma, pelos bons serviços prestados.

    • Novaes disse:

      O Aécio, esse ladrão, chegou mais perto da presidência em 2014 do que esses dois do PT. Você votou no Aécio, Evandro?
      O que você e seus apoiadores aí abaixo têm a dizer sobre “já pensou esse ladrão do Aécio” como presidente?

    • Geraldo Pereira Filho disse:

      E os que estão no poder, está demente.

  98. mariossergio disse:

    É um corrupto que tenta se travestir de herói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Destaques

Relacionadas

Prêmio Congresso em Foco

Últimas Notícias

Receba notícias também via