Prêmio: na saúde, seis médicos e um metalúrgico

Finalista também no ano passado, o médico gaúcho Darcísio Perondi foi o nome mais lembrado pelos jornalistas na categoria "Defesa da saúde"

Ao escolherem os parlamentares que mais se destacaram na defesa da saúde, os jornalistas preferiram escolher médicos. De fato, até pela origem profissional, muitos dos parlamentares que têm como profissional original a medicina dão atenção à área da saúde na sua atuação (embora isso não seja necessariamente uma regra. Como deputado, o médico Antônio Palocci sempre deu maior atenção às questões econômicas).

Dos médicos escolhidos pelos jornalistas entre os parlamentares que mais se destacaram na área da saúde na edição 2011 do Prêmio Congresso em Foco, o mais lembrado já figurou em edições passadas. Trata-se do gaúcho Darcísio Perondi (PMDB). Perondi é, de fato, sempre um parlamentar destacado em todas as discussões no Congresso que envolvem saúde, especialmente na defesa que faz das Santas Casas, hospitais que pertencem a congregações da igreja e que atendem pelo Sistema Único de Saúde.

Além de Perondi, os jornalistas lembraram-se dos médicos Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado; Mozarildo Cavalcanti (PMDB-RR); Dr. Rosinha (PT-PR); Osmar Terra (PMDB-RS), e Wellington Dias.

E figura na lista dos finalistas na categoria o metalúrgico gaúcho Paulo Paim (PT-RS). A relação de Paim com a área da saúde está na defesa que sempre fez dos aposentados e da correção justa dos benefícios previdenciários.

Veja quem são os finalistas na categoria “Defesa da saúde”:

Darcísio Perondi (PMDB-RS) - 53 votos

Humberto Costa (PT-PE) - 26 votos

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) - 19

Paulo Paim (PT-RS) - 13

Dr. Rosinha (PT-PR) - 12

Osmar Terra (PMDB-RS) - 12

Wellington Dias (PT-PI) - 12

Cada jornalista escolheu até três nomes para a categoria. Apenas os cinco mais votados serão submetidos agora à votação na internet, que começa na próxima segunda-feira (22). O objetivo da premiação é estimular a reflexão sobre a atuação dos parlamentares e valorizar aqueles que mais se destacaram ao longo do ano no Congresso. Todos os cinco parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados no dia 7 de novembro com certificados. O mais votado pelos internautas, no entanto, receberá ainda um troféu.

Veja mais:

Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Estreantes se destacam entre os melhores do Senado

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!