Vice-governador acusa Rollemberg de cortar 100 cargos de sua estrutura de governo

Criação da Secretaria das Cidades, que desempenhará funções até então realizadas pela vice-governadoria, desagradou a Renato Santana, que diz ter perdido 100 cargos em sua estrutura de governo. Santana classificou medida como "retaliação" de Rollemberg

O governo do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (16) mudanças na estrutura interna da gestão, com a criação da Secretaria das Cidades, que será comandada por Marcos Dantas - que deixa a pasta de Mobilidade sob os cuidados de Fábio Damasceno. A novidade foi publicada hoje no Diário Oficial do Distrito Federal, e a cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Buriti. A alteração não agradou o vice-governador, Renato Santana, que perdeu espaço na administração da capital. A nova secretaria será responsável pela coordenação e pela supervisão das 31 administrações regionais - função até então desempenhada pela vice-governadoria.

Em entrevista ao site Metrópoles, Santana disse ter recebido a notícia sobre as mudanças na noite desta quinta-feira (15) por telefone. Ele argumenta que a alteração provocou a perda de 100 cargos na vice-governadoria, que passou a contar com apenas 29.

O vice-governador classificou a medida como retaliação de Rollemberg, visto que as relações com o governador já estavam fragilizadas em função do vazamento de áudios comprometedores. Nas gravações, tornadas públicas em julho, Renato e a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, Marli Rodrigues, falam sobre um esquema de propina instalado no governo local.

“Se ficar somente o vice, ele vai trabalhar do mesmo jeito, mesmo que sozinho”, disse o vice-governador ao Metrópoles. Em mensagem publicada em grupo de colaboradores, Renato Santana classificou a atitude como "maldade".

Procurada, a assessoria do governador informou que Rollemberg prefere não se manifestar sobre as declarações de Santana ao site.

Leia a entrevista no Metrópoles

Mais sobre Distrito Federal

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!