MST ocupa fazenda da família do senador José Maranhão na Paraíba

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam durante a madrugada desta terça-feira (10) a fazenda “Volta”, propriedade da família senador José Maranhão (MDB-PB).  As terras estão localizadas no município de Tacima, a cerca de 153 km de João Pessoa, na Paraíba. Segundo organizadores do movimento, 200 famílias ocupam o local.

O MST diz que a fazenda pertence ao sobrinho do senador, o deputado federal Benjamin Maranhão (SD). De acordo com a assessoria de José Maranhão, o congressista já está tomando medidas judiciais cabíveis contra a ocupação. Para o grupo, o senador é “defensor do golpe e também do latifundiário”, além de o acusar de levar “pautas de desmonte de direitos da classe trabalhadora” ao Congresso.

Além das terras de José Maranhão, cerca de 250 famílias do grupo também ocuparam a Fazenda Patrocínio, terras da Usina São João, na cidade de Cruz do Espírito Santo.

De acordo com as lideranças do MST na Paraíba, as ocupações fazem parte do calendário da Jornada Nacional de Lutas Pela Reforma Agrária. O objetivo é rememorar os 22 anos do massacre de Eldorado dos Carajás e denunciar a paralisação da reforma agrária, o desmantelo das políticas de reforma agrária e a criminalização dos movimentos sociais.

<< MST e MTST prometem mobilização contra projeto de lei que os enquadra como grupos terroristas

crise brasileiraFazenda Voltamedida judicialMSTocupaçãoParaíbasenador José Maranhão